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ID
3219364
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Rio Claro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A professora de Educação Física do 7º ano dividiu a turma em dois grandes grupos e designou a cada um deles um lado da quadra de handebol. Cada grupo deveria deslocar-se para a metade da quadra contrária, de forma que a bola passasse pela mão de cada componente do grupo, e um deles arremessaria ao gol. Aquele que marcasse o ponto, passaria para o outro grupo. Esse jogo duraria dez minutos e, depois disso, acompanhados do professor, os dois grupos se sentariam em círculo para analisar essa experiência vivida.

Pensando nos jogos cooperativos, assinale a alternativa que expressa, corretamente, a classificação desse jogo realizado.

Alternativas
Comentários
  • Jogos Cooperativos sem perdedores:

    Jogos plenamente cooperativos, onde todos jogam para superar um desafio comum e pelo prazer de jogar. Nesta categoria, todos os participantes fazem parte de um mesmo time e o resultado é compartilhado. Muitas vezes, são jogos onde simplesmente não existe competição, mudando a visão de que só é divertido e só tem graça quando um ganha do outro.

    Jogos de resultado coletivo:

    Jogos que permitem a existência de duas ou mais equipes, sem que haja competição entre ambas, pois os objetivos e resultados são comuns, favorecendo a cooperação dentro de cada equipe e entre as equipes. Podemos, por exemplo, dividir uma equipe de basquete em dois grupos, que se posicionam um em cada tabela e tentam converter lances livres. O resultado é a soma dos pontos dos dois grupos. Podemos estabelecer uma meta comum para a equipe. Por exemplo, o desafio será considerado superado somente quando a soma dos dois grupos for maior que 100 pontos.

    Jogos de inversão:

    Jogos onde os jogadores experimentam situações de troca entre as equipes, favorecendo a consciência de interdependência, respeito, empatia, valorização dos parceiros de jogo e diminuição da preocupação excessiva com o resultado.

    Tipos de Inversão:

    Rodízio:

    Os jogadores mudam de lado de acordo com situações pré-estabelecidas, como por exemplo: depois de sacar ou após a cobrança de um escanteio;

    Inversão do goleador:

    O jogador que marca o ponto (gol, cesta etc.) muda para o outro time;

    Inversão de placar:

    O ponto (gol, cesta etc.) conseguido é marcado para o outro time;

    Inversão total:

    É uma combinação das duas inversões anteriores. Tanto o jogador que fez o ponto como o ponto conseguido, passam para o outro time.

    Jogos Semi-Cooperativos:

    Jogos indicados para iniciar a aplicação dos Jogos Cooperativos, especialmente num contexto de aprendizagem esportiva. Basicamente, são jogos com estruturas competitivas que contêm elementos de cooperação, favorecendo a diminuição gradativa da competição. Dentre estes elementos, podemos citar:

    Todos jogam:

    Todos que querem jogar e recebem o mesmo tempo de jogo;

    Todos tocam/Todos passam:

    A bola deve ser passada entre todos os jogadores do time, para que seja validado o ponto;

    Todos marcam ponto:

    Para que um time vença, é preciso que todos os jogadores tenham feito pelo menos um ponto. Dependendo do grau de habilidade do grupo, podemos considerar as tentativas que resultaram em bola na trave, aro da tabela ou um saque correto;

    Todas as posições:

    Todos os jogadores passam pelas diferentes posições no jogo.

    Passe misto:

    A bola deve ser passada, alternadamente, entre meninos e meninas;

    Resultado misto:

    Os pontos são convertidos, ora por menino, ora por menina.

    A compreensão destas diferentes categorias de Jogos Cooperativos serve, entre outras funções, para facilitar sua aplicação de forma coerente com o ritmo e as características de um determinado grupo.