SóProvas


ID
3219928
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    

    Outro dia ouvi uma história divertida sobre o pessimismo, narrada por um padre chamado Osman, da Igreja de Santa Terezinha, em Higienópolis. Frei Osman é escritor e leitor voraz. Por isso, em seus sermões, costuma incluir referências a poemas, contos e romances de toda sorte de autores. Suas homilias são pequenas aulas de literatura.

    Recentemente, ao sentir a apreensão crescente em seu rebanho, saiu-se com a seguinte história: um dia estava o poeta Olavo Bilac andando pelo Rio quando encontrou um velho amigo, que pediu:

    – Bilac, preciso vender minha chácara, que só dá dor de cabeça. – E reclamou um monte: “Os pássaros fazem barulho ensurdecedor, não podemos descansar. A calha está entupida pelas folhas que caem das muitas árvores. No verão, o sol exige cortinas novas e no inverno os cobertores não dão conta do frio”. “Por isso”, concluiu, “quero vendê-la. Você me prepara um texto convincente para um anúncio de jornal?”

    Bilac pediu papel e caneta e escreveu: “Vendo uma chácara abençoada. Ao fundo da casa, no bosque, os pássaros fazem diariamente sua sinfonia; à frente, o sol aquece o terraço para iluminar a mente de seus moradores enquanto ouvem o som do regato piscoso”. Entregou o papel ao amigo e se foi.

    Meses depois, encontrou-o novamente e perguntou: “Vendeu a chácara?” “Não, Bilac, quando me dei conta da beleza única e dos benefícios que posso ter em tão lindo lugar, nunca mais considerei me desfazer daquele pequeno paraíso”.

    A lição pregada pelo frei Osman é sábia e vale para um monte de gente. Neste momento em que se aproxima o início de um novo ano, é muito importante observar as oportunidades, para não ser sugado pelos problemas.

    Por isso pergunto: e você, também tem pensado em vender um pedaço de sua felicidade?

(Leão Serva. Em 2016, não dê felicidade ao pessimismo. Em: Folha de

S.Paulo, 28.12.2015. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    (A) É comum que se encontreM referências a poemas, contos e romances de toda sorte de autores nos sermões de Frei Osman.⇢ O verbo "encontre" é um objeto direto (encontrar algo ou alguém), veja que o "se" é uma partícula apassivadora, pois admite apenas para objeto direto. Portando, o verbo "encontre" deve concordar com sujeito "referências".

    (B) Cortinas novas é (são) exigido pelo verão e, no inverno, os cobertores não são suficienteS para dar conta do frio. ⇢ O termo "suficiente" deve concordar com "cobertores" ficando "cobertores não são "suficienteS".

    (C) Vendo uma chácara abençoada na qual, ao fundo da casa, no bosque, existeM pássaros que fazem diariamente sua sinfonia.⇢ O verbo existir deve concordar com "pássaros"

    (D) Já faziam meses que Bilac escrevera o anúncio, quando encontrou o amigo e perguntou: “Vendeu a chácara?” ⇢ Veja que "fazer" (sentido de tempo) é um verbo impessoal, portando deve permanecer no singular "Fazia meses"

    (E) Bilac, a beleza única e os benefícios que posso ter em tão lindo lugar me impediram de vender aquele pequeno paraíso. ⇢ Temos um sujeito composto concordando com o verbo "impediram". Nossa assertiva.

  • GABARITO: LETRA E

    A) É comum que se encontre referências a poemas, contos e romances de toda sorte de autores nos sermões de Frei Osman ? voz passiva sintética, o "se" é uma partícula apassivadora e o sujeito paciente está no plural, concordância deve ser feita no pural (=se encontrem referências/referências sejam encontradas).

    B) Cortinas novas é exigido pelo verão e, no inverno, os cobertores não são suficiente para dar conta do frio ? o quê é exigido? Cortinas novas (=sujeito simples com núcleo no plural "cortinas" ? são exigidas).

    C) Vendo uma chácara abençoada na qual, ao fundo da casa, no bosque, existe pássaros que fazem diariamente sua sinfonia ? O verbo "existir" é pessoal e o sujeito está posposto e no plural (=existem pássaros).

    D) Já faziam meses que Bilac escrevera o anúncio, quando encontrou o amigo e perguntou: ?Vendeu a chácara?? ? verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, o correto é "faz meses".

    E) Bilac, a beleza única e os benefícios que posso ter em tão lindo lugar me impediram de vender aquele pequeno paraíso ? correto, sujeito composto formado por dois núcleos, logo, verbo flexionado corretamente no plural.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Lembrando que FAZ no sentido de tempo transcorrido é impessoal