SóProvas


ID
3222094
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

______________-se neste sábado, dia 7 de setembro, as inscrições para a XII Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais (SAEMAT). A edição ________ ano, _________ tema é o ‘Engenheiro do Amanhã’, terá a realização de diversas palestras, minicursos e dá direito a uma visita técnica. O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). [...] 
Disponível em: <https://noticias.ufsc.br>. Acesso em: 06 set. 2019. [adaptado]

Na oração “...direito a uma visita técnica.”, quanto à transitividade, o verbo DAR é:

Alternativas
Comentários
  • Uma dúvida, eu sei que o verbo dar é na maioria dos contextos transitivo direto e indireto. Eu havia interpretado, na frase em questão, que "a uma visita técnica" seria complemento nominal de "direito", sendo então "direito a uma visita técnica" objeto direto de dar, que não teria objeto indireto nessa oração. O que pensei errado?

  • Questão absurda, munida de um comentário esdruxulo vindo de nosso colega Arthur Carvalho, que, como em dezenas de outras questões, apenas justifica o gabarito oferecido, levando outros estudantes ao erro.

    A transitividade do verbo deve sempre ser analisada no contexto. No caso em tela temos o verbo "dar", que na avassaladora maioria dos casos apresenta-se como verbo transitivo direto e indireto (quem da, da algo a alguém), empregado em uma construção pouco comum, em que o objeto indireto pode ser retomado pelo contexto.

    Observem que na construção “...dá direito a uma visita técnica.” inexiste ideia de paciente recebedor do objeto direto, a visita técnica não está recebendo um direito dado por alguém, mas sim compõe o objeto direto que é oferecido - o direito de realizar uma visita técnica.

    A construção "...a uma visita técnica" é um complemento nominal do substantivo direito, sendo o verbo "dar" apenas transitivo direto.

  • Indiquem para comentário do professor!

  • Seria bom se não apenas justificassemoso gabarito das questões, pois em algumas delas há claro erro e isso pode levar as pessoas ao erro

  • Já vi outras questão parecidas, em todas a resposta é que o verbo dar é VTDI, não discuta com a banca, apenas dance a música!

  • Vim vi Venci,

    Realmente temos que conhecer a banca e entender o perfil dela, mas é importante debatermos para consolidarmos os conhecimentos. Não basta apenas responder, é preciso responder conscientemente, identificando os erros nas alternativas.

    Questão esdrúxula. "...a uma visita técnica" é um complemento nominal do substantivo abstrato "direito".

    O "...a" não é uma preposição que dá início a um objeto indireto, mas uma preposição que liga o substantivo abstrato ao seu complemento nominal (que é sempre regido por preposição, assim como o objeto indireto).

    Abraços.

  • Questão deveria ser anulada! O VERBO DAR é Transitivo Direto

  • Esta questão deveria não só ser anulada, como também excluída do site. No caso o verbo dar é transitivo direto, e o examinador mostra que não sabe o que é complemento nominal.

    Vide comentário do Ivan Lucas.

  • uma visita técnica é complemento nominal de Direito

    quem tem direito, tem direito a uma coisa

    completa o sentido do nome

    não do verbo

    não deu direito a alguém ( para ser bitransitivo).

    www.professorfirmo.com

  • Acertei achando que estava certa, e no fim, errada eu estava, segundo comentários dos colegas.

    Pensei igual a banca