SóProvas


ID
3223594
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Barreiras - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os conteúdos da Epidemiologia são fundamentais quando abordamos o processo de organização da atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A sua aplicabilidade se dá em toda a extensão do sistema, subsidiando as atividades da gestão na implementação de políticas públicas, nas tomadas de decisão e na alocação de recursos, além de fundamentar as ações inerentes à própria oferta de cuidados em saúde (CARVALHO e cols, 2017, p. 13).

Em relação ao uso da Epidemiologia na organização da atenção à saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Embora seja ampla a aplicabilidade da epidemiologia no contexto do SUS, tal fato é determinado pelo modelo de saúde predominante no país.

( ) A Epidemiologia contribui para as ações de planejamento em saúde, enquanto ferramenta de investigação e análise de fatores de risco e agravos na população.

( ) A Epidemiologia destaca-se como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do SUS, embora seus conteúdos sirvam para uso exclusivo dos gestores de saúde.

( ) No Brasil, observa-se, atualmente, um perfil epidemiológico definido, no qual predominam as doenças crônico-degenerativas, o que facilita a organização da atenção à saúde.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    (V) Embora seja ampla a aplicabilidade da epidemiologia no contexto do SUS, tal fato é determinado pelo modelo de saúde predominante no país.

    (V) A Epidemiologia contribui para as ações de planejamento em saúde, enquanto ferramenta de investigação e análise de fatores de risco e agravos na população.

    (F) A Epidemiologia destaca-se como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do SUS, embora seus conteúdos sirvam para uso exclusivo dos gestores de saúde.

    (F) No Brasil, observa-se, atualmente, um perfil epidemiológico definido, no qual predominam as doenças crônico-degenerativas, o que facilita a organização da atenção à saúde.