SóProvas


ID
3225412
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento do CREPOP “Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS” (2007/junho 2008, Brasília: CFP, p. 22, 25 e 26) afirma, na seção II – Psicologia e Assistência Social: “A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelos Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão. (...) Para o enfrentamento dessas situações é relevante também a identificação e consideração de expectativas, necessidades e potencialidades dos usuários e a análise da adequação das ações propostas ao campo da Assistência Social.” Nesta seção tem-se elencado princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS. Assinale a alternativa que não se coaduna com o conteúdo ali disposto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (D)

    A)     Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos; (PRINCÍPIO 2 DO CREPOP-SUAS)

    B) Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário; (PRINCÍPIO 5 DO CREPOP-SUAS)

    C)     Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral; (PRINCÍPIO 10 DO CREPOP-SUAS)

    D)     Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de manifesta   (MAIOR) vulnerabilidade e risco psicossocial, visando agilidade, consistência e coerência global. (PRINCÍPIO 9 DO CREPOP-SUAS)

  • Gabarito D.

    Questão muito tranquila, não cobra, necessariamente, que se saiba todos os princípios, se tivermos a compreensão de que os CRAS possuem como foco o trabalho desenvolvido para a atuação frente às situações de vulnerabilidades sociais já mataríamos a questão. :)