SóProvas



Questões de Políticas Públicas no SUAS


ID
886006
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ano de 2011, foi promulgada a lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dentre seus princípios, está a universalização dos direitos sociais, que tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:

    I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

    II – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

    III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

    IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

    V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.


ID
886009
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social é considerado um importante avanço para a garantia de direitos da população. Dentre as diretrizes para a organização da assistência social, está a participação da população por meio de

Alternativas
Comentários
  • 2.2. Diretrizes

     A organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS:

     II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    (PNAS)

  • SEÇÃO II Lei 8742, de 07.12.199

    DAS DIRETRIZES

    Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

    I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os

    Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

    II - participação da população, por meio de organizações representativas, na

    formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência

    social em cada esfera do governo. 


ID
1456102
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Políticas sociais recentes como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vem gerando importantes campos de trabalho para os psicólogos em todo o país. Sobre as ações do SUAS é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

  • O NASF faz parte da política de saúde, integra o SUS  e não o SUAS.

  • São ações do SUAS os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.

    NASF integra o SUS


ID
1574359
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em decorrência da implantação do Sistema Único de Assistência Social em 2006, quanto ao atual Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B.

    A a está errada porque não é cras é creas.

    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/fasc/default.php?p_secao=72

  • Gravo assim:

    - Casos mais simples: CRAS

    - Casos mais graves: CREAS

     

    "O segredo do sucesso é a constância do propósito."  Benjamin Disraeli
     

  • A)Este serviço é prestado no âmbito da rede de atenção básica, através do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. (ERRADA - Prestado pelo CREAS)

    B)Destina-se ao atendimento de situações de violência física, psicológica, sexual e de negligência grave contra crianças e adolescentes. (CORRETA)

    C) Este serviço é prestado no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. (ERRADA - Pelo CREAS)

    D)Destina-se ao atendimento de situações de escolarização baixa e analfabetismo. (ERRADA)

    E)É financiado exclusivamente por empresas privadas. (ERRADA - Financiamento é feito pelo repasse do MDS ao FNAS)

  • "Em decorrência da implantação do Sistema Único de Assistência Social em 2006" O SUAS foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 2005.

    E sim, a resposta A está errada pois esse tipo de serviço é oferecido pelo CREAS. A resposta é a letra B.


ID
1867012
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aprovação da tipificação nacional de serviços socioassistenciais representou uma importante conquista para a assistência social brasileira alcançando um novo patamar, estabelecendo tipologias que, sem dúvidas, corroboram para ressignificar a oferta e a garantia do direito socioassistencial. Em relação à matriz padronizada para fichas de serviços socioassistencias, encontram-se os seguintes itens, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • NOME DO SERVIÇO Termos utilizados para denominar o serviço de modo a evidenciar sua principal função e os seus usuários. DESCRIÇÃO Conteúdo da oferta substantiva do serviço. USUÁRIOS Relação e detalhamento dos destinatários a quem se destinam as atenções. As situações identificadas em cada serviço constam de uma lista de vulnerabilidades e riscos contida nesse documento. OBJETIVOS Propósitos do serviço e os resultados que dele se esperam. PROVISÕES As ofertas do trabalho institucional, organizadas em quatro dimensões: ambiente físico, recursos materiais, recursos humanos e trabalho social essencial ao serviço. Organizados conforme cada serviço as provisões garantem determinadas aquisições aos cidadãos. AQUISIÇÕES DOS USUÁRIOS Trata dos compromissos a serem cumpridos pelos gestores em todos os níveis, para que os serviços prestados no âmbito do SUAS produzam seguranças sociais aos seus usuários, conforme suas necessidades e a situação de vulnerabilidade e risco em que se encontram. Podem resultar em medidas da resolutividade e efetividade dos serviços, a serem aferidas pelos níveis de participação e satisfação dos usuários e pelas mudanças efetivas e duradouras em sua condição de vida, na perspectiva do fortalecimento de sua autonomia e cidadania. As aquisições específicas de cada serviço estão organizadas segundo as seguranças sociais que devem garantir. CONDIÇÕES E FORMAS DE ACESSO Procedência dos usuários e formas de encaminhamento. UNIDADE Equipamento recomendado para a realização do serviço socioassistencial. PERÍODO DE FUNCIONAMENTO Horários e dias da semana abertos ao funcionamento para o público. ABRANGÊNCIA Referência territorializada da procedência dos usuários e do alcance do serviço. ARTICULAÇÃO EM REDE Sinaliza a completude da atenção hierarquizada em serviços de vigilância social, defesa de direitos e proteção básica e especial de assistência social e dos serviços de outras políticas públicas e de organizações privadas. Indica a conexão de cada serviço com outros serviços, programas, projetos e organizações dos Poderes Executivo e Judiciário e organizações não governamentais. IMPACTO SOCIAL ESPERADO Trata dos resultados e dos impactos esperados de cada serviço e do conjunto dos serviços conectados em rede socioassistencial. Projeta expectativas que vão além das aquisições dos sujeitos que utilizam os serviços e avançam na direção de mudanças positivas em relação a indicadores de vulnerabilidades e de riscos sociais. REGULAMENTAÇÕES Remissão a leis, decretos, normas técnicas e planos nacionais que regulam benefícios e serviços socioassistenciais e atenções a segmentos específicos que demandam a proteção social de assistência social.

  • De acordo com o documento criado em 2013 pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, denominado Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a busca ativa não consta como um dos itens relativos à matriz padronizada para fichas de serviços socioassistenciais.

    Segue quadro explicativo extraído do documento:


    Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf&ved=2ahUKEwi-s9iqjZnfAhXJQpAKHQg9CyAQFjAAegQIARAB&usg=AOvVaw0wNp-o9bSVZMZxQRLa31Pp


    GABARITO: A






ID
1867015
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com os parâmetros para a atuação dos psicólogos no âmbito da política de assistência social, pode-se afirmar que os psicólogos, a partir de seu compromisso ético, deverão atuar na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. Sobre o trabalho do psicólogo no âmbito da política de assistência social, analise as afirmativas.

I. As ações dos psicólogos neste campo de atuação devem ser integradas com os demais profissionais dentro do serviço, bem como outros serviços visando o trabalho em rede.

II. É papel do psicólogo, no âmbito da política de assistência social, realizar estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da psicologia.

III. Por meio de atuação interdisciplinar o psicólogo pode atender crianças, adolescentes e adultos, de forma coletiva ou em grupo, realizando encaminhamentos psicológicos quando necessários, desenvolvendo métodos instrumentais para atendimento e pesquisa, com olhar específico para o atendimento daquele indivíduo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Item III - errado
     O olhar do psicólogo não deve se focar no atendimento do indivíduo, mas deve visar o grupo como um todo.

  • I. As ações dos psicólogos neste campo de atuação devem ser integradas com os demais profissionais dentro do serviço, bem como outros serviços visando o trabalho em rede.CERTO

    II. É papel do psicólogo, no âmbito da política de assistência social, realizar estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da psicologia.CERTO

    III. Por meio de atuação interdisciplinar o psicólogo pode atender crianças, adolescentes e adultos, de forma coletiva ou em grupo, realizando encaminhamentos psicológicos quando necessários, desenvolvendo métodos instrumentais para atendimento e pesquisa, com olhar específico para o atendimento daquele indivíduo e para o grupo.

  • A questão traz assertivas que podem ser encontradas na íntegra na cartilha “Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos (as) na Política de Assistência Social", elaborada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)  e pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em 2007:

             I.    CORRETA. “Por meio de atuação interdisciplinar o(a) psicólogo(a) pode  atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar. As ações devem ser integradas com outros(as) profissionais dentro do serviço, bem como com outros serviços visando o trabalho em rede."

                II.     CORRETA. “A partir desses compromissos éticos entende-se que a atuação dos(as) psicólogos(a) no SUAS deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O(a) psicólogo(a), nesse campo, pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas. Deve realizar estudos, pesquisas e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia".

                III.    INCORRETA. “Por meio de atuação interdisciplinar o(a) psicólogo(a) pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar. As ações devem ser integradas com outros(as) profissionais dentro do serviço, bem como com outros serviços visando o trabalho em rede."

    Acesse a cartilha completa em:
    www.cfess.org.br/arquivos/CartilhaFinalCFESSCFPset2007.pdf


    GABARITO: C


  • A alternativa três erra ao finalizar que o psicólogo deve focar seu olhar no atendimento específico do sujeito, dando um sentido de separação, retirando o aspecto social, coletivo, amplo que é o que a psicologia social aborda.


ID
2224384
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As últimas décadas registraram o ressurgimento da importância do campo de conhecimento denominado políticas públicas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão, elaboração, implementação e avaliação [...] A formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.
(SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da Literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p.20-45, dez. 2006).

Tendo como estímulo-base o excerto acima, analise as assertivas:
I. O processo de implementação de políticas públicas é uma oportunidade para a prática de cidadania e controle social. A participação social no Serviço Único de Saúde − SUS e no Serviço Único de Assistência Social − SUAS foi instituída pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 8.142/1990.
II. Nas políticas do SUS e do SUAS, a integralidade e a equidade norteiam as ações realizadas; a primeira possibilita a atenção integral a usuários, famílias e comunidades e, a segunda, a criação de Programas dirigidos a grupos específicos, tais como: mulheres, homens, crianças, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com privação de liberdade.
III. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social − CREAS e o Centro de Referência em Assistência Social − CRAS são dispositivos criados pelo SUAS para execução do Plano Nacional de Assistência Social; os dois estão organizados de acordo com o tipo de proteção que o usuário precisa e com o grau de complexidade da problemática apresentada. Suas ações são interdisciplinares, intersetoriais e interinstitucionais.
IV. A concepção de sujeito de direitos e de cidadania está relacionada aos direitos sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988, que assegura saúde, assistência social e educação como direitos do cidadão e deveres do Estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • requer a anulação da questão pois a resposta III está equivocada: não é plano de assistencia social é política nacional de assistência social.

  • Qual o erro da primeira ?

  • O erro da primeira é que o SUAS surge pós constituição. Cronológicamente:

    Foi Deliberado na IV Conferência de As em 2003;

    Concebido na PNAS em 2004;

    Implantado com a deliberaçõa da NOB Suas em 2005;

    Incluído na Loas em 2011.

    Fonte: Nota técnica 001/2016

    *se houver outros erros não detectei.

  • A lei 8.142/90 regula a participação social dos usuários ao SUS, não ao SUAS.


ID
2224414
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das Ações Socioeducativas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a questão fala de AÇÕES e não de MEDIDAS Socioeducativas.

  • Alline revelou um PEGADINHA que a maiora das bancas adoram

  • gab A

    SUAS - Regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais.

    SINASE - Regulamentar o que deve ser feito no enfrentamento das situações de violência que envolvem os adolescentes, seja como autor do ato infracional, seja como vítima da violação de direitos a que estão expostos no cumprimento de medidas socioeducativas.

    Ambos os sistemas objetivam regulamentar/regular a oferta de ações socioassistenciais (SUAS) ou socioeducativas (SINASE) em todo o território nacional, definindo competências e integrando ações nos três níveis de governo e da sociedade civil.

    Fonte: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-1215.html


ID
2230231
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“(...) a atuação dos psicólogos no SUAS deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O psicólogo, nesse campo, pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.”

(CFP/CFESS, 2007, p. 32-33.)

Considerando o fragmento anterior é possível constatar a necessidade de continuidade na formação do profissional de psicologia para tal prática permanecer abrangente e capaz de assegurar todas as referidas dimensões. É(São), portanto, competência(s) e habilidade(s) geral(is) do psicólogo junto ao SUAS:

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho demais essa alternativa certa ser a ''d''

  • Acredito que seja a alternativa ERRADA, marcaria a letra A.

  • Eu marcaria a C.

  • Típica questão em que você não pode fazer mais que tentar advinhar o que a banca está pensando. Afinal, porque a alternativa A estaria errada? Inclusive o texto introdutório ratifica a alternativa A como certa. Aff...

  • A banca foi muito maliciosa na questão. Pegou trecho isolado referente às competências e habilidades GERAIS, que devem ter os psicólogos e articulou com a atuação deste mesmo profissional no âmbito do SUAS, o que gerou a confusão, já que fomos induzidos ao erro. A alternativa D está correta porque a assertiva foi extraída na íntegra da referência bibliográfica, que norteou a questão. AFF...

ID
2320270
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Leão, Oliveira e Carvalho (2014), a atuação no CRAS – Centros de Referências em Assistência Social – requer dos profissionais a identificação das demandas dos territórios de abrangência, levando em consideração as diversas dimensões que afetam o homem. Os profissionais necessitam encarregar-se das situações que demandam cuidados e atenção, realizando intervenções que ultrapassem o modelo individualizante – o homem é causa e efeito do seu comportamento – e buscando estratégias de trabalho que minimizem as desigualdades sociais e as violações de direitos. Assim, as atividades desenvolvidas no CRAS devem:

I. realizar o acompanhamento familiar, pois esta é a atividade principal e base de todas as ações do CRAS. Ela deve acontecer desde a entrada, ou seja, da acolhida do usuário, passando por procedimentos como encaminhamento e inserção em grupos de convivência e serviço socioeducativo.

II. ser realizadas exclusivamente com os indivíduos de um grupo familiar com o objetivo de fortalecimento dos vínculos e da convivência desse grupo.

III. oferecer às famílias uma escuta empática e acolhedora, entendendo essa família a partir da vivência singular e particular de seus membros, ao invés de uma atenção burocrática.

IV. apenas informar sobre espaços e serviços como forma de incentivar as famílias a buscar por benefícios, programas e projetos da política social.

Estão incorretas as atividades a serem desenvolvidas no CRAS:

Alternativas
Comentários
  • moleza demais - alternativa c - I) correta (PAIF); II) exclusivamente (errado); III) certinho; IV) apenas (errado)

  • Dá pra confundir um pouquinho se considerarmos que existem diferenças entre atendimento e acompanhamento no PAIF, mas aqui o que prevaleceu na assertiva I foi a concepção dos autores...
  • Fui na alternativa B cheio de certeza e fiquei indignado quando errei. Só depois percebi que a questão pedia as incorretas. Se fosse no concurso, uma questão perdida de bobeira.

  • Denis, fiz a mesma coisa kkk

  • Denis e kaline estou com vcs :) hahaha


ID
2320273
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A pesquisa realizada por Leão, Oliveira e Carvalho (2014), sobre o trabalho desenvolvido pelos psicólogos no CRAS – Centros de Referências em Assistência Social –, aponta que, apesar de existirem limitações, pode-se observar avanços condizentes ao ideário da garantia de direitos e cidadania. Sobre esses avanços, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Existe, por parte do psicólogo, a ação de registrar as informações em instrumentais que facilitam a prática profissional de uma forma mais qualificada e organizada, ajudando na produção de dados para a gestão.

( ) Apesar do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais, ainda se encontra a incompreensão da Psicologia como área importante no espaço das políticas públicas e, em específico, da Assistência Social.

( ) Há mobilização para realizar a articulação entre os profissionais envolvidos na demanda do usuário (reuniões, encontros etc.), desenvolvendo, assim, estratégias de trabalho que potencializam ações e recursos já existentes.

( ) Encontra-se na execução das ações a persistência dos profissionais que não se abatem com as dificuldades e os obstáculos encontrados no cotidiano e nos limites da Política de Assistência 

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • eu achei que a alternativa b era verdadeira, pois ela pode ser considerada certa - pois realmente há nas leis e resoluções a importancia do psicólogo, já que ele se faz presente nas equipes. No entanto, também, (ai que eu confundi) ainda há uma imagem do profissional ligado a prática clinica. No entanto, o que vale é a lei: então está incorreta. 

  • ACREDITO QUE ESTEJA ERRADO TAMBEM PQ  FOI PERGUNTADO SOBRE  OS ''avanços condizentes ao ideário da garantia de direitos e cidadania'', LOGO ''a incompreensão da Psicologia como área importante no espaço das políticas públicas'' NÃO SE APLICA A ESSA QUESTÃO. B ESTA ERRADA E O RESTANTE CERTO.


ID
2373106
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas e ações em saúde devem ter como eixo norteador a

Alternativas
Comentários
  • eixo - humanizacao 

    diretriz - equidade


ID
2609956
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS, 2005) operacionaliza as ações no território nacional de acordo com o previsto na Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. A esse respeito entende-se que

Alternativas
Comentários
  •  

    o CREAS oferece serviços de baixa e média complexidades para prevenção de risco social. ERRADO

    a assistência social está organizada a partir da proteção social básica e especial e tem como público-alvo famílias em situação de extrema pobreza.  ERRADO

    as pessoas idosas e com deficiência são atendidas pela equipe do CREAS que acompanha as famílias, dentro do seu território de ação, na prevenção da violação de direitos. ERRADO - CRAS

    compõem a proteção social básica os Serviços de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Comunidade (PSC). ERRADO - PSE

    o Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar diz respeito às ações realizadas no atendimento às pessoas assistidas, dentre elas, a orientação jurídico-social. EXATO

  • a) o CREAS oferece serviços de baixa e média complexidades para prevenção de risco social. ERRADO

    CREAS serviços de média complexidade. CRAS serviços de baixa complexidade

    Aproveitando, acrescento: Serviços de Alta Complexidade

    Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem  a proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram em situação  de violação de direitos. Quais sejam: 

    a)  Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:

       -Abrigo institucional;

       -Casa-Lar;

       -Casa de Passagem;

       -Residência Inclusiva.

    b)  Serviço de Acolhimento em República;

    c)  Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

    d)  Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências

     

    b) a assistência social está organizada a partir da proteção social básica e especial e tem como público-alvo famílias em situação de extrema pobreza.  ERRADO

    Público alvo são as famílias em situação de vulnerabilidade social.

     

    c) as pessoas idosas e com deficiência são atendidas pela equipe do CREAS que acompanha as famílias, dentro do seu território de ação, na prevenção da violação de direitos. ERRADO

    O CRAS faz a prevenção de situações que possam ocorrer, o CREAS atua quando já ocorreu.

     

    d) compõem a proteção social básica os Serviços de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Comunidade (PSC). ERRADO 

    proteção social básica - CRAS

    proteção social ESPECIAL - CREAS

    CREAS acompanha LA e PSC

     

    e) o Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar diz respeito às ações realizadas no atendimento às pessoas assistidas, dentre elas, a orientação jurídico-social. CORRETA

     

    "O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho."

    Abraham Lincoln
     

  •  a)o CREAS oferece serviços de baixa e média complexidades para prevenção de risco social.  CREAS = Média Complexidade e Direitos já violados.

     

     b)a assistência social está organizada a partir da proteção social básica e especial e tem como público-alvo famílias em situação de extrema pobreza.  "A assistência social será prestada a quem dela necessitar." 

     

     c)as pessoas idosas e com deficiência são atendidas pela equipe do CREAS que acompanha as famílias, dentro do seu território de ação, na prevenção da violação de direitos. CREAS = Direitos já violados.

     

     d)compõem a proteção social básica os Serviços de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Comunidade (PSC). LA e PSC = Proteção Especial de Média Complexidade.

     

     e)o Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar diz respeito às ações realizadas no atendimento às pessoas assistidas, dentre elas, a orientação jurídico-social. (Certa).

  • cheguei no gabarito por eliminação

  • (A) INCORETA. O CREAS oferece serviços de Média Complexidade e Direitos já violados.

    (B) INCORRETA. A assistência social será prestada a quem dela necessitar.

    (C) INCORRETA. O CREAS atende pessoas com direitos já violados.

    (D) INCORRETA. Compõem a Proteção Especial de Média Complexidade os Serviços de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Comunidade (PSC).

    (E) CORRETA. O Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar diz respeito às ações realizadas no atendimento às pessoas assistidas, dentre elas, a orientação jurídico-social.


ID
2810641
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O cuidado multiprofissional a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com

Alternativas
Comentários
  • alguém?

  • Vamos pedir comentário do professor...não tem nada no decreto que fale sobre essa equipe especializada.

  • A população em situação de rua contará com um serviço especializado no âmbito do SUAS, isto de acordo com o art 7°, inciso XII do Decreto 7.053/2009. Este serviço é conhecido como Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009, p.28-29),o objetivo deste serviço é:

    Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial;

    Contribuir para a construção de novos projetos de vida (...);

    Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da POP em situação de rua;

    Promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.

  • O centro POP é um serviço de média complexidade e não alta, por isso a C está errada.

    O Atendimento de Equipe Especializada compõe serviços a partir da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial):

    A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) passa a ser formada pelos seguintes pontos de atenção (Serviços):

    - CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em suas diferentes modalidades

    - Serviço Residencial Terapêutico (SRT) 

    - Unidade de Acolhimento (adulto e infanto-juvenil)

    - Enfermarias Especializadas em Hospital Geral

    - Hospital Psiquiátrico

    - Hospital-Dia

    - Atenção Básica

    - Urgência e Emergência

    - Comunidades Terapêuticas

    - Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental

  • QUESTÃO :

    CUIDADO MULTI/PROFISSIONAL a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com :

    GABARITO : E) :

    ATENDIMENTO de EQUIPE ESPECIALIZADA : escuta qualificada, reintegra/ção socio familiar, inclusão social e construção de projeto d vida .

  • O cuidado multiprofissional a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com o Atendimento de Equipe Especializada que visa à escuta qualificada, à reintegração sociofamiliar, à inclusão social e à construção de projeto de vida.

  • CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.(o CAPS AD não faz abrigamento).

    Serviço Especializado em Abordagem Social (SUAS): É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

    A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais. (não faz intervenção no âmbito da saúde mental)

    Centro PoP: É uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

    O Centro POP deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Essa unidade também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. (não é um serviço de alta complexidade)

    O Centro Especializado em Reabilitação (CER): é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual). 

    O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI é o serviço socioassistencial estruturante da unidade CREAS, responsável pelo trabalho social a famílias que estão em situação de risco pessoal e social por violação de direitos. m todo caso, o serviço dispõe de diversas técnicas incluindo a realização de escuta qualificada e respeitosa, que possibilite a criação de vínculos e a acolhida e permita aos técnicos e usuários construírem atendimentos e encaminhamentos que contribuam para a superação das diversas violações

  • A questão solicita conhecimentos a respeito do atendimento multiprofissional na rede do SUS e do SUAS a pessoas em situação de rua.


    As pessoas em situação de rua estão inseridas em um contexto de intensa vulnerabilidade social, necessitando cuidado especializado da equipe multiprofissional da rede de atenção psicossocial e socioassistencial. O SUS possui algumas unidades de atenção, tendo a equipe Consultório de Rua como acesso principal à saúde mental dessa população, o qual poderá encaminhar os sujeitos para outros serviços da rede. Por sua vez, o SUAS conta com o CentroPop e o CREAS que funcionam como serviços especializados de garantias sociais para essa população.


    Vamos às alternativas:


    1. ERRADO

    O CapsAd destina-se a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outra drogas, porém o uso abusivo não precisa estar ligado a transtorno mental. Um detalhe importante que deve ser mencionado é que, dependendo da situação atual do indivíduo, o CapsAd proporciona o abrigo de forma transitória para situações de crise. Cada sujeito pode permanecer por até 14 dias em um intervalo de 30 dias. Se constituir necessidade superior a esse prazo, o paciente deverá ser transferido a uma Unidade de Acolhimento - UA.


    1. ERRADO

    A abordagem social é um serviço contínuo realizado pela equipe do CREAS ou do SEAS que tem como objetivo principal a “busca, identificação e mapeamento de  vulnerabilidade, atendimento, acompanhamento e intervenções no território, com a população em situação de vulnerabilidade social e com a população, visando o enfrentamento e superação das violências vivenciadas no território"¹. Não realizam intervenções em saúde mental, sua principal tarefa é assegurar os direitos e serviços socioassistenciais à população.


    1. ERRADO

    O CentroPop é um serviço de média complexidade e está voltado para atenção a pessoas em situação de rua como um todo, não se restringe a abuso de drogas. É um espaço de referência “para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, respeito e solidariedade".¹ A oferta de saúde mental é atribuição das equipes CR (Consultório de Rua).


    1. ERRADO

    A rede psicossocial e socioassistencial não possuem equipes especializadas em triagem e atendimento jurídico. Os casos que demandam atendimento jurídico são encaminhados diretamente para a Defensoria Pública.


    1. CERTO

    As equipes atuantes no SUAS devem ofertar serviços visando buscar compreender o contexto social, cultural e histórico de cada uma das pessoas em situação de rua, através da escuta qualificada, principalmente. O atendimento contínuo dessas equipes, no auxílio às questões civis, reintegração social e familiar, nutrição e informação  garantem o fortalecimento ou resgate da autoestima, da autonomia e respeito a sua identidade e subjetividade. 



    Gabarito da Professora: Letra E.


    Fonte: site oficial do gesuas.



ID
2913982
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Consultórios na Rua configuram-se, atualmente, como uma das principais estratégias de atenção e intervenção às pessoas em situação de rua. Esse dispositivo tem como diretriz o trabalho orientado pela Política Nacional de

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Redução de Danos surge com uma dessas novas possibilidades de atenção ao usuário de álcool e outras drogas. Entretanto, ainda são discretamente utilizadas no campo da saúde pública no Brasil.

    Foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, o Consultório na Rua. A população em situação de rua é caracterizada, de forma geral, pelo grupo de pessoas que faz da rua seu espaço de vida privada, utilizando locais públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, assim como abrigos e albergues para pernoite ou moradia provisória.

  • O primeiro Consultório de Rua (CR) surgiu em 1999, em Salvador, na Bahia, como um projeto-piloto criado em decorrência da problemática de crianças e adolescentes que se encontravam na rua e sob uso problemático de drogas. Ainda em Salvador, em 2004, a iniciativa foi implantada no primeiro Centro de Atenção Psicossocial para o atendimento em álcool e outras drogas (Caps-ad), estruturando o modelo assistencial dessa unidade.

    Em 2009, o Ministério da Saúde (MS) propôs o CR como uma das estratégias do Plano Emergencial de Ampliação de Acesso ao Tratamento em Álcool e outras Drogas, sendo incluído, em 2010, no Plano Integrado Nacional de Enfrentamento ao Crack, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços assistenciais e qualificar o atendimento oferecido às pessoas que usam crack, álcool e outras drogas por intermédio de ações de saúde na rua.

    Outras iniciativas que podem ser identificadas como embasamento para o CR como o Programa Saúde da Família sem Domicílio – mais tarde chamado Equipe de Saúde da Família para População em Situação de Rua (ESF Pop Rua) – voltado para a população em situação de rua, com atendimento de forma itinerante, como parte da rede de Atenção Básica à Saúde e do Programa de Atenção Integral à População Adulta de Rua, da área de assistência social, que abordava moradores de rua, identificando as causas da sua situação, acionando os diversos setores que pudessem auxiliar na busca por um vínculo familiar e ocupação, e realizando atendimentos visando à promoção da saúde, com tratamento e exames clínicos.

    Em 2011, como desdobramento do Decreto Presidencial nº 7.053/2009, que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, o MS adotou o CR como um serviço estratégico da Atenção Básica, fazendo a composição entre os dispositivos da Saúde Mental e da Saúde da Família ao invés de extinguir um em detrimento do outro. Em 2012, com a interposição do conceito de Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, a rede básica participa com as Unidades Básicas de Saúde e os CR.

    Um Consultório de/ ou na Rua, hoje, representa a convergência, sob diferentes modalidades, da experiência com a Redução de Danos e com o PSF Sem Domicílio. A passagem do CR, que estava vinculado à Política Nacional de Saúde Mental até 2012 para a Política Nacional de Atenção Básica, não representa apenas uma mudança de nomenclatura (Consultório “de" para Consultório “na" Rua), mas uma mudança nas diretrizes estratégicas deste dispositivo, atendendo, ainda, à prioridade do Governo do Brasil, de prevenção do consumo e da dependência de crack, álcool e outras drogas.

    Atualmente, a rede pública de saúde tem mais de cem CR implantados em todo território brasileiro, com uma prática clínica de cuidado que percorre a rede ao promover a atenção e a inclusão da população em situação de rua. Devido à ampla ação que se passa na rua, o CR é um serviço transversal, produzindo tanto uma atenção em relação à especialidade da saúde mental, como a disposição de práticas da Atenção Básica. Pode-se constatar a produção de uma assistência primária, com o uso de práticas de prevenção de doenças e promoção da saúde, assim como a melhora do acesso aos serviços de saúde e a tentativa de proteção da qualidade de vida.

    Fonte: https://www.scielosp.org/article/icse/2014.v18n49/251-260/




    GABARITO: A

  • Os Consultórios na Rua, orientados pela política de redução de danos, fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS.


ID
2913985
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho do psicólogo no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pode ocorrer em diversas esferas, com diferentes públicos e variadas demandas. Importantes dispositivos técnicos do SUAS são os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP). Neles, são desenvolvidas diversas atividades que são materializadas por equipes multiprofissionais das quais fazem parte os profissionais da psicologia. As ações deles, atuando no referido dispositivo, devem estar em consonância com os objetivos definidos por essa política. Acerca do exposto, assinale a alternativa que indica objetivos de trabalho nos Centros POP.

Alternativas
Comentários
  • O Centro Pop é o local destinado a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem como objetivo possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.

    http://www.pmpf.rs.gov.br/secao.php?t=11&p=652

  • De acordo com a Resolução Conselho Nacional de Assistência Social nº 109, publicada em 2009, que aprovou a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado para a População em Situação de Rua, ofertado nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) é um serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência que tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

    Seus objetivos são:

    - Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial;
    - Contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento;
    - Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua;
    - Promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.


    GABARITO:  C

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2913988
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As intervenções do profissional da psicologia, no enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, podem ser voltadas para as prevenções que podem ocorrer em nível

Alternativas
Comentários
  • pensei que prevenção só era nível primário
  • De acordo com um guia disponibilizado pelo Ministério da Educação, exploração sexual compreende o abuso sexual praticado por adultos e a remuneração em espécie ao menino ou menina e a uma terceira pessoa ou várias. A criança é tratada como objeto sexual e mercadoria. A exploração sexual comercial de crianças constitui uma forma de coerção e violência contra crianças, que pode implicar trabalho forçado e forma contemporânea de escravidão.

    E apresenta as medidas de prevenção a serem tomadas em cada nível de atuação:

    - Prevenção primária: as ações têm por objetivo eliminar ou reduzir os fatores sociais, culturais e ambientais que propiciam os maus-tratos; buscam atingir as causas da violência sexual. Juntamente com a implementação de políticas sociais básicas, destacam-se aqui as ações de caráter informativo geral. Assim, as ações educativas devem ser dirigidas a toda população: grupos de mães, pais, adolescentes, escolas e igrejas de todos os credos.

    - Prevenção secundária: busca a identificação precoce de crianças em “situação de risco", impedindo que atos de violência aconteçam e/ou se repitam. As ações desenvolvidas devem incidir sobre situações de maus-tratos já existentes, reconhecendo indícios de abuso em crianças, preparando-se, assim, para interromper o ciclo de violência sexual. A notificação das ocorrências de abuso às autoridades competentes pode representar o fim do “pacto do silêncio", o fim do pesadelo de crianças e adolescentes, assim como o fim da impunidade de agressores.

    - Prevenção terciária: tem como objetivo o acompanhamento integral da vítima e do agressor. Diante do fato consumado, deve-se trabalhar para que o ato não se repita. As ações a serem desenvolvidas nessa área devem priorizar o imediato encaminhamento da criança/adolescente ao serviço educacional, médico, psicológico, jurídico-social. Isso é fundamental para diminuir as sequelas do abuso sexual no cotidiano da criança e do adolescente e evitar que se tornem abusadores quando adultos. Simultaneamente, devem-se desenvolver ações que visem à responsabilização do abusador e assistência a lhe ser prestada, contribuindo para quebrar o ciclo de impunidade e, consequentemente, o ciclo do abuso sexual.

    O documento pode ser acessado na íntegra em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/guiaescolar/guiaescolar_p022_028.pdf

    GABARITO: E

  • Mas é só no nível primário mesmo.

  • Não entendi a questão. O psicólogo pode atuar em qualquer nível, sobretudo se considerarmos sua atuação no âmbito das Políticas públicas.
  • tb cai nesse pegadinha... pensando só na prevenção
  • PREVENÇÃO TERCIÁRIA - O principal objetivo é o atendimento hospitalar e assistencial integrado da criança e/ou adolescente, vítima da violência para tratamento adequado e acompanhamento terapêutico necessário, inclusive psicoterapia individual e familiar com acompanhamento da vítima e do agressor, através da articulação entre setores, envolvendo os setores jurídico, psicossocial, educação, saúde, na tentativa de diminuir as consequências da violência, a médio e longo prazo.

    Fonte: Diga Não à violência sexual contra crianças e adolescentes no seu município

  • É uma bela pegadinha rsrs Ele joga terciária, mas depois fala em atendimento integral que é sinônimo de prevenção. Caí. Talvez caiba recurso, porque terciária é quando a doença já está instalada.

ID
2913991
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho com famílias, no âmbito da Política Nacional de Assistência Social, pode ser desenvolvido pelo profissional da psicologia por meio de metodologias grupais. Essas podem se adequar a diversas demandas e formatos. Um exemplo bastante utilizado atualmente é o trabalho com os chamados grupos reflexivos. Essa metodologia pode ser desenvolvida com questões relacionadas a direitos violados (violência doméstica e sexual, entre outras), bem como servir como dispositivo de construção de conhecimento e enfrentamento a questões do cotidiano de uma família, como o uso e abuso de substâncias químicas. Os grupos reflexivos são embasados pela

Alternativas
Comentários
  • As raízes do Encontro Reflexivo estão sediadas na prática do trabalho com pequenos grupos atendidosem instituições e/ou em consultório, sendo que, muitas vezes, esses encontros são interdisciplinares, issoé, o grupo pode ser acolhido em conjunto com outros profissionais e a partir de abordagens distintas, como

    o psicodrama e a fenomenologia-existencial. Os fundamentos teóricos que embasam essa prática vieram da teoria de campo de Kurt Lewin (1935; 1947) na área de estudos de pequenos grupos, das ideias de Jacob Levy Moreno (1974), da fenomenologia existencial e, ainda, de Paulo Freire (1972/2005;1994;1996). O Encontro Reflexivo é uma prática de que se pode lançar mão sempre que houver uma demanda de um grupo de pessoas que desejam buscar soluções e alternativas para questões comuns e significativas de sua existência. Um grupo de pais e mães, por exemplo, deseja buscar alternativas de práticas educativas para com seus filhos, professores almejam descobrir modos de lidar melhor com a indisciplina, gestores procuram compreender dificuldades para uma ação coordenada da equipe ou desejam implantar mudanças administrativas, jovens querem pensar nas suas escolhas profissionais. Os exemplos podem se multiplicar indefinidamente, tanto no trabalho em instituições de saúde ou educacionais, organizações comunitárias,empresas e onde quer que grupos se organizem para debater questões de importância para eles.

  • Em seu artigo intitulado “GRUPO REFLEXIVO DE GÊNERO – trabalhando com o autor de violência doméstica", Cristiane Magna Araújo relata sua experiência de trabalho com homens autores de violência doméstica, através da metodologia de grupo reflexivo de gênero.

    Segundo a autora, a fundamentação teórica para o trabalho baseia-se no pensamento sistêmico, através da proposta reflexiva de Tom Andersen a fim de reconstruir significados a partir das ações do cotidiano; na Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire, que através de perguntas geradoras de diálogo sugere uma nova forma de refletir coletivamente sobre eixos temáticos presentes na vida cotidiana dos participantes; no construtivismo, o qual defende que nada está pronto e acabado, tudo está em construção na interação do indivíduo com o meio físico e social.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/6_poder-violencia/grupo-reflexivo-de-genero-trabalhando-com-o-autor-de-violencia-domestica.pdf




    GABARITO: B

  • Gabarito B.

    Teoria sistêmica e pela educação popular de Paulo Freire.


ID
2932738
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atente para os seguintes trechos: A Psicologia da Saúde, de acordo com Almeida e Malagris (2011), visa à promoção e sustentação da saúde e a prevenção da doença, sendo que o intuito fundamental da Psicologia da Saúde é compreender como é plausível, por meio de intervenções psicológicas, cooperar para a melhoria do bem-estar das pessoas e das comunidades.

Os psicólogos da saúde estão centrados na promoção da saúde e prevenção de doença, trabalhando com os fatores psicológicos que fortalecem a saúde e que diminuem o risco de adoecer (ALMEIDA E MALAGRIS, 2011).

O Psicólogo na rede básica de saúde atua na organização dos serviços de saúde recomendado pelo SUS que sugere uma rede de serviços unificada e regionalizada, composta por unidades básicas de saúde, rede de ambulatórios, e rede de hospitais cujas condições vão desde as atuações preventivas ou remediativas de baixa complexidade, os atos especializados, que requerem seguimento até os atos específicos das situações hospitalares (MARTINS E JÚNIOR, 2001).

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a atuação da psicologia na política pública de saúde se dá por meio

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. A atuação da psicologia da saúde se dá por meio da assistência social? A área psicologia da saúde não está ligada à assistência social, mas à assistência à saúde.

  • Vamos pedir COMENTÁRIO DO PROFESSOR!

  • Falta comentários de professores, vídeos... Não concordo com esse gabarito.

  • Ocorre com frequência ter questões sem respaldo teórico e sem comentários de professores, o Qconcursos está deixando a desejar....

  • Que questão maluca é essa??????????????????

  • A pergunta é sobre Psi da Saúde, mas está relacionada a SUAS, portanto se trata de Assistência social, que rege toda rede básica de saúde e atua na organização dos serviços de saúde recomendado pelo SUS.

  • queria o comentario do professor!!!!!
  • Absurdo, confundir SUS e SUAS. O candidato segue desacreditado da credibilidade de muita banca por aí

  • Não deveria ser B o gabarito? Não concordo com o gab A, acho totalmente sem nexo

  • Não entendi esse gabarito kkk achei sem sentido, afinal o trabalho do psicólogo na saúde pública está destinado a promoção e prevenção da saúde

ID
2932795
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A defesa de direitos, a proteção social, a vigilância socioassistencial são funções da política de

Alternativas

ID
2932807
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o nível ou patamar da proteção social em que se encontra ofertado o serviço de acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, e o centro ou unidade pública de referência em que o serviço é ofertado.

Alternativas
Comentários
  • PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

    Média Complexidade

    1. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos –PAEFI

    2. Serviço Especializado de Abordagem Social

    3. Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida(LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade(PSC)

    4. Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias

    5. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

    Alta Complexidade

    6. Serviço de Acolhimento Institucional

    7. Serviço de Acolhimento em República

    8. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (Casa Lar)

    9. Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências


ID
2973907
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2003, o Ministério da Saúde institui a Política Nacional de Humanização com o objetivo de construir uma nova relação entre as demais políticas e programas de saúde.


Tal política está orientada por dois importantes princípios que são:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Letra A) Transversalidade e integralidade.

  • A Política Nacional de Humanização possui como princípios:

    1) Transversalidade = A Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. 

    2) Indissociabilidade entre atenção e gestão = As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. 

    3) Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos = Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades.

    Gabarito: A.

  • Uma simples pesquisa na Internet nos faz perceber que a banca equivocou-se ao listar os princípios da Política Nacional de Humanização, sendo listados em diversas publicações como sendo três: transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão dos processos de produção de saúde e autonomia e protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.

    Segundo a Cartilha da política Nacional de Humanização, por princípio entende-se o que causa ou força a ação, ou que dispara um determinado movimento no plano das políticas públicas. A PNH, como movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão, possui três princípios a partir dos quais se desdobra enquanto política pública de saúde:

    Transversalidade

    - Aumento do grau de comunicação intra e intergrupos;

    - Transformação dos modos de relação e de comunicação entre os sujeitos implicados nos processos de produção de saúde, produzindo como efeito a desestabilização das fronteiras dos saberes, dos territórios de poder e dos modos instituídos na constituição das relações de trabalho.


    Indissociabilidade entre atenção e gestão

    - Alteração dos modos de cuidar inseparável da alteração dos modos de gerir e se apropriar do trabalho;

    - Inseparabilidade entre clínica e política, entre produção de saúde e produção de sujeitos;

    - Integralidade do cuidado e integração dos processos de trabalho.


    Protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos

    - Trabalhar implica na produção de si e na produção do mundo, das diferentes realidades sociais, ou seja, econômicas, políticas, institucionais e culturais;

    - As mudanças na gestão e na atenção ganham maior efetividade quando produzidas pela afirmação da autonomia dos sujeitos envolvidos, que contratam entre si responsabilidades compartilhadas nos processos de gerir e de cuidar.


    Dessa forma, tem-se como certa a alternativa A, por ser a opção mais próxima do correto, devido ao fato de integralidade estar, na verdade, dentro de outro princípio, que seja, a indissociabilidade entre atenção e gestão.

    A cartilha pode ser acessada na íntegra em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf

    GABARITO: A
  • Não citou integralidade abaixo
  • A banca considerou o princípio "A indissociabilidade entre atenção e gestão" como INTEGRALIDADE : /


ID
2998996
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Quintal da Casa de Ana é um equipamento da rede socioassistencial do Município de Niterói, registrado no CMAS e no CMDCA, e integra o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, atuando no direito à convivência familiar e comunitária.

Sobre essa participação da sociedade civil na assistência social, de acordo com o ECA, a LOAS e o SUAS, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Lei 13.509/2017 diz que o apadrinhamento consiste em proporcionar (estimular) que a criança e o adolescente que estejam em “abrigos” (acolhimento institucional) ou em acolhimento familiar possam formar vínculos afetivos com pessoas de fora da instituição ou da família acolhedora onde vivem e que se dispõem a ser “padrinhos”. O apadrinhamento pode ser feito por pessoa física ou jurídica.
  • De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente:

    Art. 19-B.  A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. 

    § 1 o   O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. 

    § 2º  Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 (dezoito) anos não inscritas nos cadastros de adoção, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa de apadrinhamento de que fazem parte.

    § 3 o   Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento. 

    § 4 o   O perfil da criança ou do adolescente a ser apadrinhado será definido no âmbito de cada programa de apadrinhamento, com prioridade para crianças ou adolescentes com remota possibilidade de reinserção familiar ou colocação em família adotiva. 

    § 5 o   Os programas ou serviços de apadrinhamento apoiados pela Justiça da Infância e da Juventude poderão ser executados por órgãos públicos ou por organizações da sociedade civil. 

    § 6 o   Se ocorrer violação das regras de apadrinhamento, os responsáveis pelo programa e pelos serviços de acolhimento deverão imediatamente notificar à autoridade judiciária competente.



    GABARITO: A
  • Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    § 1 o O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    § 2º Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 (dezoito) anos não inscritas nos cadastros de adoção, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa de apadrinhamento de que fazem parte. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    § 3 o Pessoas jurídicas podem apadrinhar criança ou adolescente a fim de colaborar para o seu desenvolvimento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    § 4 o O perfil da criança ou do adolescente a ser apadrinhado será definido no âmbito de cada programa de apadrinhamento, com prioridade para crianças ou adolescentes com remota possibilidade de reinserção familiar ou colocação em família adotiva. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    § 5 o Os programas ou serviços de apadrinhamento apoiados pela Justiça da Infância e da Juventude poderão ser executados por órgãos públicos ou por organizações da sociedade civil. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

    § 6 o Se ocorrer violação das regras de apadrinhamento, os responsáveis pelo programa e pelos serviços de acolhimento deverão imediatamente notificar a autoridade judiciária competente. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

  • Gab A

    os programas de apadrinhamento apoiados pela Justiça da Infância e da Juventude poderão ser executados por organizações da sociedade civil;


ID
2999005
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rodolfo tem 10 anos e trabalha com sua mãe em um “lixão”, coletando material reciclável para venda.

De acordo com a legislação da LOAS, do SUAS e do ECA, no que concerne à questão do trabalho infantil:

Alternativas
Comentários
  • Dos Programas de Assistência Social

    Art. 24-C. Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho. 

  • Adolescentes podem ser inseridos em programa de menor aprendiz!

    Gab: C

  • 10 ANOS...

  • Gab C

    o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil prevê a oferta de serviços socioeducativos para Rodolfo;


ID
2999011
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicóloga Suzana atua no CREAS no atendimento a mães de crianças em acolhimento institucional.

Quanto ao exercício de suas funções, analise as intervenções a seguir.

I. Proporcionar apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;

II. Emitir laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;

III. Promover a reintegração familiar através do deferimento de guarda provisória a membro da família extensa;

IV. Operar a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial.

No exercício de suas funções, Suzana poderá desenvolver: 

Alternativas
Comentários
  •  #Promover a reintegração familiar através do deferimento de guarda provisória a membro da família extensa; errado

    Psicólogo não tem a função de deferir guarda provisória. É atribuição do Poder Judiciário.

  • Todos os itens apresentados na questão descrevem atuações possíveis do psicólogo junto ao CREAS, com exceção do item II, por óbvia extrapolação de competência, como pudemos confirmar no Estatuto da Criança e do Adolescente:

    Art. 167. A autoridade judiciária, de ofício ou a requerimento das partes ou do Ministério Público, determinará a realização de estudo social ou, se possível, perícia por equipe interprofissional, decidindo sobre a  concessão de guarda provisória, bem como, no caso de adoção, sobre o estágio de convivência.
    Para mais aprofundamento no tema da atuação da Psicologia no CREAS consulte CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS. Brasília: CFP, 2012.
    GABARITO: B

ID
2999014
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São princípios organizativos do SUAS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  o art. 3º da NOB/SUAS 2012 institui:

    (i) a universalidade;

    (ii) a gratuidade;

    (iii) a integralidade da proteção social;

    (iv) a intersetorialidade;

    e (v) a equidade.


ID
3075499
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Rio Novo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

FILHO enfatiza que o psicólogo deve pautar suas ações dentro do CRAS : Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O cidadão que teve seus direitos violados é atendido no CREAS. A atuação no CRAS visa a prevenção, de modo a minimizar o risco e a ocorrência de violação de direitos à população atendida.

  • GABARITO A

    Na tentativa de promover autonomia do sujeito vitimizado, de desnaturalizar a violação de seus direitos e de propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais.


ID
3178828
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política de Assistência Social é algo relativamente novo no Brasil, sendo criado o Plano Nacional de Assistência Social (PNAS) apenas em 2004, com objetivo de garantir o atendimento às necessidades básicas dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e exclusão social, priorizando a família como foco de atenção (Brasil, 2004). E é nesse contexto de mudanças que a atuação de psicólogos é demandada. Sobre a atuação do psicólogo nesse cenário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (A)

    Eu fiquei em dúvida, pois sugere que o psicólogo deve , como recurso, ter ações que não sejam técnicas.

    Alguns autores dizem que, por se tratar de uma atuação diferenciada, no caso SUAS, em que as ações estejam voltadas para a efetivação de políticas sociais e do direito à vida foge da tradição da psicologia clínica, essas novas atuações não se enquadram nessa descrição de "técnicas".

  • Gabarito é bem questionável.

    Entretanto, pode ser um indicativo de como a banca vê a atuação do psicólogo nesse contexto.


ID
3187519
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às possibilidades de intervenção incrementadas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D

    Busca ativa na proteção social básica visa identificar situações de risco e vulnerabilidade social.

  • GABARITO (D)

    A)     O psicólogo atuará na proteção social básica , tendo como objetivo fortalecer os vínculos sociais e familiares e prevenir rupturas de vínculos.(proteção social básica não é especial)

    Proteção social básica (voltada para fortalecimento de vínculos familiares e sociais de caráter preventivo.

    B) Visa o cuidado assistencialista de famílias em situação de pobreza extrema. (NÃO SÓ DE POBREZA EXTREMA COMO TAMBÉM PESSOAS EM VULNERABILIDADE PESSOAL E SOCIAL, E QUE TIVERAM SEUS DIREITOS VIOLADOS)

    C) Profissionais da psicologia e do serviço social atuam separadamente, considerando-se a formação teórico-técnica de cada área e com objetivo de aprofundar cada atuação distintamente. (NÃO ATUAM SEPARADAMENTE, PELO CONTRÁRIO DESENVOLVEM TRABALHOS INTERDISCIPLINARES, ESPECIALMENTE COM O SERVIÇO SOCIAL)

    D) Busca ativa na proteção social básica visa identificar situações de risco e vulnerabilidade social.

    E) As situações de violação de direitos são atendidas no âmbito da proteção básica. (VIOLAÇÃO DOS DIREITOS SÃO ATENDIDOS NA PROTEÇÃO ESPECIAL COMPLEXA, ONDE É ENCAMINHADO PARA UM SERVIÇO ESPECIAL DA ÁREA)


ID
3215557
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

NERY (2018) afirma que “o SUAS se constitui para a Psicologia espaço sociocupacional para o desenvolvimento de práticas profissionais que exigem um posicionamento ético e político diante dos determinantes sociais da subjetividade.”

O que significa essa assertiva?

Alternativas
Comentários
  • Ruptura com leituras moralizantes sobre o comportamento de indivíduos e famílias, ancoradas na perspectiva harmônica sobre a dinâmica da sociedade.


ID
3225412
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento do CREPOP “Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS” (2007/junho 2008, Brasília: CFP, p. 22, 25 e 26) afirma, na seção II – Psicologia e Assistência Social: “A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelos Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão. (...) Para o enfrentamento dessas situações é relevante também a identificação e consideração de expectativas, necessidades e potencialidades dos usuários e a análise da adequação das ações propostas ao campo da Assistência Social.” Nesta seção tem-se elencado princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS. Assinale a alternativa que não se coaduna com o conteúdo ali disposto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (D)

    A)     Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos; (PRINCÍPIO 2 DO CREPOP-SUAS)

    B) Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário; (PRINCÍPIO 5 DO CREPOP-SUAS)

    C)     Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral; (PRINCÍPIO 10 DO CREPOP-SUAS)

    D)     Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de manifesta   (MAIOR) vulnerabilidade e risco psicossocial, visando agilidade, consistência e coerência global. (PRINCÍPIO 9 DO CREPOP-SUAS)

  • Gabarito D.

    Questão muito tranquila, não cobra, necessariamente, que se saiba todos os princípios, se tivermos a compreensão de que os CRAS possuem como foco o trabalho desenvolvido para a atuação frente às situações de vulnerabilidades sociais já mataríamos a questão. :)


ID
3225415
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução CNAS no. 109, de 11 novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais) estabelece a tipificação dos serviços socioassistenciais organizados por níveis de complexidade do SUAS. Uma das modalidades previstas é o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Assinale a alternativa que não corresponde ao que estabelece esta Resolução para com os USUÁRIOS deste serviço:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? Este serviço não se destina a idosos, pois são prioritária e especialmente atendidos em outros serviços socioassistenciais previstos nesta Resolução, mais adequados às suas necessidades;

    NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DESCRIÇÃO: Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3304945
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, no campo do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. A respeito da atuação do psicólogo no âmbito do SUAS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo e possibilitando encaminhamentos psicológicos, quando necessário.


ID
3304954
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Em caso de situação de pobreza, a retirada da criança e do adolescente do convívio familiar é necessária.

( ) A retirada da criança e do adolescente do convívio familiar deve ser uma medida rara.

( ) O atendimento especializado ofertado em abrigos e instituições é sempre superior ao cuidado que a família pode oferecer.

( ) Nas situações de enfraquecimento dos laços familiares, as estratégias deverão favorecer a reconstrução dos vínculos no grupo familiar.

Alternativas
Comentários
  • A prioridade sempre deve ser dada à manutenção na família ou à reintegração familiar quando da institucionalização. A colocação em acolhimento ou em família substituta deve ocorrer apenas em último caso.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A


ID
3304990
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B - Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.

    No SUAS não se faz atendimento psicoterapêutico. As estratégias grupais devem ser privilegiadas. E o trabalho é pela busca da autonomia dos sujeitos.


ID
3305017
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que expresse corretamente um objetivo do reordenamento dos serviços de acolhimento institucional proposto pelo Plano Nacional de Proteção Promoção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Acompanhamento das famílias das crianças e adolescentes, durante a fase de adaptação, no processo de reintegração familiar.

  • SUPER FÁCIL !!

  • O raciocínio é o seguinte: a priorização é a manutenção ou reintegração familiares. Tanto a institucionalização quanto a colocação em família substituta são em casos excepcionais e aplicados somente depois de esgotadas todas as possibilidades de manutenção na família.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B


ID
3319909
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a atuação do psicólogo nos programas da Assistência Social, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a C está errada?

  • Eu errei também, talvez seja pq o "contexto social" esteja descrito de maneira muito ampla, e não focada ao trabalho do psicólogo no contexto do SUAS. Gostaria de uma analise melhor.

  • O indivíduo, em interação constante com seu contexto social

    (familiar, comunitário), é o eixo da produção e utilização do

    conhecimento psicológico numa prática comprometida com o

    desenvolvimento, a justiça e a eqüidade social (MARTINEZ, 2003).

    Parágrafo transcrito do CREPOP-SUAS, com certeza questão seria anulada.

  • Não entendi também qual o erro da C.


ID
3319921
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve o objetivo do artigo “Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e psicologia social comunitária: possíveis articulações”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Fiz esse concurso e acertei lá e cá!
  • É sério que a banca cobrou um dos objetivos de um artigo específico?

    A menos que este artigo faça parte de uma literatura sugerida, essa questão não faz sentido algum.


ID
3320668
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) elaborou alguns princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS.
São alguns desses princípios, exceto:

Alternativas
Comentários
  • EXCETO!!

  • Adendo: CTRL + SHIFT + W

    Deus é fiel, amigos!!!


ID
3323161
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS) estabeleceu a atuação, no CRAS, de assistentes sociais, psicólogos e também outros profissionais (BRASIL, 2006). Assim, o psicólogo passou a constituir as equipes de trabalhadores do SUAS e vem contribuindo para que o CRAS cumpra seus objetivos dentro da política de Assistência Social. Esse local de atuação traz para o psicólogo alguns desafios.

A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A banca fez uma mistureba dos desafios descritos no CREPOP, as vzs quem nunca leu o crepop conseguiu acertar mais fácil.

  • O trabalho e os objetivos do SUAS e SUS são diferentes, o que torna a questão até meio óbvia em sua resolução.

    Algumas bancas ousam muito em arriscar a sua credibilidade quando elaboram uma questão assim.


ID
3373897
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O exercício da profissão de Psicologia prevê ações para o fortalecimento de populações em situação de risco, assim como o fortalecimento dos recursos subjetivos para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade . As principais atividades do psicólogo são a realização de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a cartilha do Conselho Federal de Psicologia, intitulada "Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS", no qual se incluem aí  os Serviços Especializados para pessoas em situação de rua, as estratégias aplicadas para o acompanhamento psicossocial podem ser diversas, partindo do atendimento individual, para a utilização de técnicas grupais, visitas domiciliares, dentre outras, constituindo espaços coletivos de socialização, trocas, informação e fortalecimento de indivíduos. famílias e comunidades. No trabalho psicossocial a intervenção profissional aponta para a construção de um novo fazer, bem como pressupõe a constituição de um campo do conhecimento que, a partir do saber específico de cada formação, deve permitir uma leitura ampliada do contexto a que se aplica e das relações sociais ali estabelecidas. Neste sentido, a psicologia agrega aspectos do campo subjetivo, ou
    seja, as relações que se estabelecem entre pessoas e espaços e a repercussão na família e sociedade, considerando a intervenção em realidades dinâmicas que se alteram a partir destas relações, gerando transformação.

    A cartilha pode ser acessada na íntegra em: https://www.google.com/url?q=http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas...&sa=U&ved=2ahUKEwjayKjru9voAhVnJrkGHRG2C8wQFjAAegQIABAB&usg=AOvVaw2J1p08jajktJWq8gjU4tFh


    GABARITO: B


ID
3424993
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas em relação ao trabalho do psicólogo que atua em conjunto com a equipe interdisciplinar do CadÚnico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O psicólogo deve fornecer apoio técnico continuado aos profissionais responsáveis pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvidos no território ou nos Centros de Referência.

( ) O psicólogo deve atender as crianças e os adolescentes da comunidade, bem como suas famílias, e fazer a gestão da proteção básica no território de abrangência do CRAS.

( ) O psicólogo deve participar de reuniões sistemáticas no CRAS ou CREAS, para planejamento das ações semanais a serem desenvolvidas, e também para debate e avaliação do trabalho realizado.

( ) O psicólogo deve atender a demanda de terapia individual ou em grupo de pessoas da comunidade em geral, utilizando procedimentos e técnicas psicológicas adequadas.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Além das principais funções do técnico de nível superior do CREAS já 434 anteriormente citadas, nos cabe salientar que esta atuação tem como proposta o 435 atendimento psicossocial, e não psicoterápico – em casos que se verifique a 436 necessidade desse tipo de atendimento, a(o) profissional deve buscar serviços na 437 rede de saúde ou outras instituições que ofereçam psicoterapia.

     

    http://crpsp.org.br/consultanas/pdfs/MostraAssistSocial_DocConsultaPublica.pdf

  • Acredito q o erro da segunda assertiva é dizer q o psicólogo atua na área da gestão.

  • (V) O psicólogo deve fornecer apoio técnico continuado aos profissionais responsáveis pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvidos no território ou nos Centros de Referência.

    (F) O psicólogo deve atender as crianças e os adolescentes da comunidade, bem como suas famílias, e fazer a gestão da proteção básica no território de abrangência do CRAS.

    Quem deve fazer isso é o próprio gestor (função de comando). Usualmente, um profissional específico para isso é designado, em parceria com o secretário municipal de assistência social. Pode até ocorrer que venha a ser psicólogo de formação, mas não enquanto atuando como psicólogo do CRAS. É comum ser alguém formado em serviço social.

    (V) O psicólogo deve participar de reuniões sistemáticas no CRAS ou CREAS, para planejamento das ações semanais a serem desenvolvidas, e também para debate e avaliação do trabalho realizado.

    (F) O psicólogo deve atender a demanda de terapia individual ou em grupo de pessoas da comunidade em geral, utilizando procedimentos e técnicas psicológicas adequadas.

    Compete ao SUS.


ID
3437251
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPs – são contatados por uma Equipe de Consultório na Rua, para encaminhar o caso de um adolescente de 13 anos, encontrado em uma praça semiconsciente e que, segundo informações dos comerciantes da região, é usuário de crack. O adolescente refere que não tem contato com sua família, e que, por isso, mora na rua. Os profissionais do CAPs devem encaminhar o caso para

Alternativas
Comentários
  • " III) Atenção residencial de caráter transitório:

    A) Unidade de acolhimento (UA): oferece cuidados contínuos de saúde, com funcionamento durante as 24 horas do dia, em ambiente residencial, para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e demandem acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório. O tempo de permanência na unidade de acolhimento para crianças e adolescentes é de até seis meses. O acolhimento neste ponto de atenção será definido exclusivamente pela equipe do CAPS de referência, que será responsável pela elaboração do projeto terapêutico singular do usuário, considerando a hierarquização do cuidado e priorizando a atenção em serviços comunitários de saúde." (pag 35)

    Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolescentes_sus.pdf>

    Acesso: 05/4/021


ID
3437281
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Homem comparece a um Centro de Referência em Assistência Social, representando seu pai idoso, de 70 anos, que está acolhido em um Instituição de Longa Permanência porque não tem mais condições de se manter, solicitando o benefício de prestação continuada (BPC). Nesse caso, o benefício será

Alternativas

ID
3437284
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Assistência Social, qualquer forma de atenção ou intervenção em um grupo familiar precisa considerar

Alternativas
Comentários

ID
3440356
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre a atuação do psicólogo como trabalhador da Assistência Social.


I. A atuação do psicólogo no CRAS tem foco na prevenção e promoção da vida, considerando aspectos relacionados às vulnerabilidades.

II. Os conhecimento os produzidos pela Psicologia possibilitam que o psicólogo realize ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos com vistas à realização de projetos da área social e / ou na definição de políticas públicas.

III. Um dos grandes desafios da atuação do psicólogo refere-se à articulação com a rede socioassistencial e intersetorial, além do desenvolvimento de ações de forma integrada e complementar, que perceba o sujeito e a comunidade de forma integral e não fragmentada.

IV. O CRAS possui como proposta constituir-se como espaço de referência e porta de entrada para os serviços da Assistência Social. A atuação do psicólogo deve ocorrer a partir do reconhecimento da realidade local, na sua complexidade, nas suas brechas e nas suas possibilidades de alterar o que está posto.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3440365
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São diretrizes para a atuação do psicólogo nos serviços, benefícios e programas do CRAS, exceto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C está incorreta vez que se relaciona com a Reforma Psiquiátrica, não sendo uma das diretrizes apontadas nas Referências Técnicas de Atuação para o/a Psicológo/a no CRAS/SUAS


ID
3451657
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O atendimento psicossocial de crianças e adolescentes em situação de violência, no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS,

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação, não encontrei em nenhum lugar falando "prioritariamente em pequenos grupos":

    "A atuação do psicológico no âmbito da Assistência Social visa o desenvolvimento de atividades especializadas, de caráter psicossocioeducativo, apoio e orientação realizadas de maneira individual ou em grupos (Conselho Federal de Psicologia, 2009). Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo psicólogo no CREAS, destacam-se: acolhida, acompanhamento psicossocial, entrevista, visita domiciliar, intervenções grupais e articulação em rede (Conselho Federal de Psicologia, 2012). A atuação deve estar voltada para uma atenção psicossocial que acontece na troca cotidiana dos profissionais os quais integram a equipe. Estes devem ter o compromisso de compartilhar e estabelecer responsabilidades viabilizando a soma de conhecimento e o estabelecimento de estratégias para a efetividade das intervenções. Assim, o profissional da Psicologia e a equipe do CREAS devem buscar, através das ações desenvolvidas, amenizar os danos causados pela violência, bem como a interrupção do seu ciclo e a possibilidade de reconstrução dos vínculos afetivos (Conselho Federal de Psicologia, 2009, 2012)."

    https://www.scielo.br/j/estpsi/a/BqXTNYd4c4VyPdvCJ3HJhWQ/?lang=pt


ID
3451666
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o período de internação de adolescentes, para o cumprimento de medidas socioeducativas que implicam em privação de liberdade, o psicólogo, em conjunto com a equipe técnica da unidade, pode elaborar Planos Individuais de Atendimento – PIA. Esse PIA

Alternativas
Comentários
  • contempla também as ações necessárias após o cumprimento da medida e o retorno dos adolescentes à convivência coletiva.

  • "A construção do PIA junto com o adolescente implica conhecê-lo (sua história de vida, suas habilidades, seus interesses, suas dificuldades e a prática do ato infracional situada no contexto de sua biografia) e, sempre que possível, conhecer sua família ou seus responsáveis, no sentido de garantir a viabilidade do plano e os incentivos necessários ao adolescente, durante e após o cumprimento da medida de internação. O auxílio ofertado ao grupo de pertencimento do adolescente na construção de uma rede de apoio a ele é fundamental na construção e viabilidade do PIA. O bom Plano Individual de Atendimento se inscreve no presente (o que o adolescente fará ao longo do período de internação), mas não perde de vista o futuro do adolescente – o término do cumprimento da medida de privação de liberdade e o retorno produtivo à convivência coletiva –, finalidade última do programa de execução da medida socioeducativa."

    Fonte: Referências técnicas para atuação de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação, CFP 2010.


ID
3451669
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação dos psicólogos e psicólogas nos Serviços de Assistência Social – SUAS –

Alternativas
Comentários
  • A atuação dos psicólogos e psicólogas nos Serviços de Assistência Social – SUAS –

    A valoriza a construção de práticas interventivas comprometidas com as mudanças nos aspectos intrassubjetivos que provocam a exclusão social.

    B busca retomar as formas de intervenção características e exclusivas dos psicólogos, que enfatizam os atendimentos psicoterápicos.

    C fundamenta-se na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.

    D deve se voltar para uma compreensão neutra sobre os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, em respeito à ética nas relações com seus clientes.

    E tem como missão responsabilizar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade pela sua condição, estimulando o protagonismo social.


ID
3451672
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos objetivos dos psicólogos que atuam junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) é o de

Alternativas
Comentários
  • O fundamento para essa questão está nesse documento: "Referências Técnicas para atuação do Psicólogo em Programas de MSE de meio aberto"

    "O trabalho da(o) psicóloga(o) no desenvolvimento das medidas socioeducativas em meio aberto requer pensar na finalidade e na implicação, para cada um dos adolescentes, do cumprimento desta determinação jurídica. Tal atribuição indica a necessidade de questionamento permanente sobre a contribuição possível da Psicologia neste contexto, e de uma reflexão que permita situar os efeitos e as respostas dos adolescentes ao processo desencadeado pela responsabilização frente à prática de um ato infracional" (p. 42).

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E


ID
3451678
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um profissional da psicologia, que atua em um Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, idealizou a realização de um grupo com as famílias usuárias do serviço. O objetivo é transformar os padrões de relacionamento familiar e comunitário que são violentos ou que implicam em violação de direitos. Essa forma de atuação

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação a gente chega na alternativa correta, que é a A, mas fico curioso sobre quais seriam os pressupostos teóricos clássicos que servem à manutenção de desigualdades sociais. De onde a banca tirou isso?


ID
3451687
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS prevê a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo a LOAS (8742/93):

    ? Art. 20.  O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.       § 2º  Para efeito de concessão do benefício de prestação continuada, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3451690
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A matricialidade sociofamiliar tem papel fundamental na esfera da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, pois, de acordo com a PNAS, a família

Alternativas

ID
3451693
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As novas formas de organização da Política Nacional de Assistência Social – PNAS – exigem alterações na forma de gerenciar os recursos humanos. Uma dessas mudanças solicita que os trabalhadores da assistência social

Alternativas
Comentários
  • C

    superem uma atuação que viabiliza programas e assumam uma prática que enfatiza os direitos


ID
3451696
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As ações da Assistência Social estão organizadas em um Sistema Único de Assistência Social – SUAS e

Alternativas

ID
3451699
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a elaboração do Plano de Assistência Social de um município, uma das condições é a realização de um diagnóstico socioterritorial. Esse diagnóstico tem como objetivo

Alternativas

ID
3451702
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, a capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser realizada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social ? NOB-RH/SUAS:

    ? 5. A capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser feita de forma:

    a) sistemática e continuada: por meio da elaboração e implementação de planos anuais de capacitação;

    b) sustentável: com a provisão de recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais adequados;

    c) participativa: com o envolvimento de diversos atores no planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos planos de capacitação, aprovados por seus respectivos conselhos;

    d) nacionalizada: com a definição de conteúdos mínimos, respeitando as diversidades e especificidades;

    e) descentralizada: executada de forma regionalizada, considerando as características geográficas dessas regiões, Estados e municípios.

    f) avaliada e monitorada: com suporte de um sistema informatizado e com garantia do controle social.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Delimitou a 8666/93.


ID
3451705
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho com adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou adolescentes egressos ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e à exploração sexual, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência desses adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social e a participação cidadã, é atribuição do

Alternativas

ID
3451708
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma criança de quatro anos foi vítima de violência por parte dos pais, que são usuários de crack, e foi socorrida em um hospital geral, por causa de múltiplas fraturas. A equipe do hospital denunciou o fato ao Conselho Tutelar, que acionou um serviço socioassistencial para que as providências cabíveis fossem tomadas. A criança foi, então, acolhida em um serviço de proteção social. Após a sua recuperação, ela manifestou o desejo de voltar a viver na companhia dos pais.


Nesse caso.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a fundamentação seja o princípio da proporcionalidade e atualidade das medidas de proteção, prevista no art. 100 do ECA:

    Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    Parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: 

    (....)

    VIII - proporcionalidade e atualidade: a intervenção deve ser a necessária e adequada à situação de perigo em que a criança ou o adolescente se encontram no momento em que a decisão é tomada; 

  • O ECA - 8069/90 garante a proteção integral da criança e adolescente em toda e qualquer situação.

    Neste caso, a questão versa sobre o que consta no artigo 4o. do Estatuto.

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

    "Naquilo que você mais evita pode estar a resposta para as suas realizações"


ID
3451711
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma equipe de profissionais de um serviço socioassistencial está orientando um grupo de idosos sobre os seus direitos, de acordo com o Estatuto do Idoso. Uma das informações que deve ser transmitida é a de que todo idoso

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o Estatuto do Idoso (10741/2003):

    ? Art. 26. O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3451714
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A negligência é uma das situações de risco enfrentadas por crianças que é alvo de especial atenção por parte dos serviços socioassistenciais. Pode ser considerado um ato negligente

Alternativas
Comentários
  • R. A- o descaso com a educação dos filhos, descumprindo o dever de encaminhá-los às instituições de ensino obrigatório.


ID
3451720
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma articulação com a política de educação é fundamental para o sucesso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Uma das estratégias para garantir o acesso, a permanência e o bom desempenho na escola de crianças e adolescentes, identificados em situação de trabalho infantil, é a

Alternativas
Comentários
  • Porque a alternativa D está errada?

ID
3451723
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os profissionais da psicologia, no âmbito de atuação nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – devem adotar como um de seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

    Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS.CREPOP

  • Acrescentar a ideia de que na lógica de cuidado que deve orientar a organização do trabalho e da atenção nos CAPS, nenhum saber em específico ocupa o centro, mas as contribuições relativas ao campo de conhecimento e prática das diversas profissões da saúde devem se colocar a serviço dos enfrentamentos necessários na condução e acompanhamento de cada caso. Não há assim UM responsável, há o trabalho em equipe.


ID
3451726
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos Serviços de Atendimento à População de rua, crianças e adolescentes

Alternativas
Comentários
  • Galera errou em peso.

    GABARITO (A)

    A) podem ser atendidos somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável.

    B) têm prioridade de atendimento, pois são os indivíduos que correm os maiores riscos quando em situação de rua. (Não podem ser atendidas sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis).

    C) são recusados em qualquer circunstância, pois as instalações e a equipe do serviço só estão capacitados para atenção aos adultos. (atende jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua)

    D) são acolhidos e atendidos somente quando os técnicos constatam o consumo abusivo de substâncias. (Não fala nada sobre restringir pessoas que abusam de substâncias psicoativas)

    E) ficam sob proteção especial, para que sejam protegidos de situações que caracterizam trabalho infantil. (não se aplica)

  • Alternativa A.

    Em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constituem público deste Serviço: jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Destaca-se que crianças e adolescentes podem ser atendidos pelo Serviço somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável (p.75)

    BRASIL. Orientações técnicas: centro de referência especializado para população em situação de rua (centro pop) e serviço especializado para pessoas em situação de rua. Brasília, 2011


ID
3451729
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pessoas transexuais e travestis que são atendidas em órgãos públicos, quando solicitarem a emissão de documentos oficiais,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010:

    ? Artigo 2º - A pessoa interessada indicará, no momento do preenchimento do cadastro ou ao se apresentar para o atendimento, o prenome que corresponda à forma pela qual se reconheça, é identificada, reconhecida e denominada por sua comunidade e em sua inserção social.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • § 2º - O prenome anotado no registro civil deve ser utilizado para os atos que ensejarão a emissão de documentos oficiais, acompanhado do prenome escolhido.

ID
3451732
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Equipe de Referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – precisa contar, obrigatoriamente, nos Serviços de Proteção

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo a RESOLUÇÃO Nº 17, DE 20 DE JUNHO DE 2011:

    Art. 1º Ratificar a equipe de referência, no que tange às categorias profissionais de nível superior, definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social ? NOB-RH/SUAS, aprovada por meio da Resolução nº269, de 13 de dezembro de 2006, do Conselho Nacional de Assistência Social ? CNAS. Parágrafo Único. Compõem obrigatoriamente as equipes de referência:

    I - da Proteção Social Básica: Assistente Social; Psicólogo.

    II - da Proteção Social Especial de Média Complexidade :  Assistente Social; Psicólogo; Advogado.

    III - da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Assistente Social; Psicólogo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3451735
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A função de atuar na recepção de usuários dos serviços socioassistenciais, possibilitando uma ambiência acolhedora, cabe

Alternativas
Comentários
  • Marquei B e errei.

    Resposta está na RESOLUÇÃO Nº 9, DE 15 DE ABRIL DE 2014

  • RESOLUÇÃO Nº 9, DE 15 DE ABRIL DE 2014

    II – Orientador Social ou Educador Social, funções:


ID
3460564
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ângulo - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o CRAS – Centro de Referência Social, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As equipes dos CRAS deverão atuar em conjunto com as equipes de Saúde da Família, apoiando-as para que possam incrementar não só a integralidade, mas também a resolutividade, a qualidade do cuidado, as ações de promoção de saúde e o acompanhamento e monitoramento em seus diversos aspectos.


II. É direito das famílias usuárias do CRAS, à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social.


III. A implantação do CRAS é uma estratégia de descentralização e hierarquização de serviços de assistência social e, portanto, elemento essencial do processo de planejamento territorial e da política de assistência social do município.


IV. O CRAS é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer confundir as atribuições da Atenção Básica com o Cuidado Psicossocial. Por isso os itens I e IV estão incorretos.

ID
3501769
Banca
FUMARC
Órgão
CRP - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São princípios norteadores das práticas do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A cartilha do CREPOP de Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS fala o seguinte em Princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS: "2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;". Sendo assim, o objetivo não é ter maior agilidade, mas resolutividade.

  • Gabarito B.

    2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;

    Fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf


ID
3504871
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuité - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os Princípios que devem orientar a prática do Psicólogo no CRAS, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:

    1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos;
    2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, 26 buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;
    3. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;
    4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;
    5. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário;
    6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;
    7. Atuar para favorecer processos e espaços de participação social, mobilização social e organização comunitária, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, autonomia e controle social, evitando a cronificação da situação de vulnerabilidade;
    8. Manter-se em permanente processo de formação profissional, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas;
    9. Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de maior vulnerabilidade e risco psicossocial;
    10. Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral.

    http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf


ID
3504874
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuité - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do Psicólogo no CRAS está articulada a um plano de trabalho elaborado em conjunto com a equipe interdisciplinar. As ações devem ter caráter contínuo, levando em conta que o público-participante do CRAS é a população em situação de vulnerabilidade social.


Assinale a alternativa CORRETA acerca dos serviços realizados no CRAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Em 2008, o CREPOP cria as Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS, no qual afirma que o CRAS é responsável pela oferta de ações contínuas de proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em vulnerabilidade social, sendo oferecidos: 1. Serviços, como os socioeducativo-geracionais, intergeracionais e com famílias, sociocomunitário, reabilitação na comunidade, dentre outros; 2. Benefícios, como os de transferência de renda (ex.: bolsa-família), de Prestação Continuada - BPC, benefícios eventuais, dentre outros; 3. Programas e Projetos, como por exemplo, o de capacitação e promoção da inserção produtiva; promoção da inclusão produtiva para beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF e do Benefício de Prestação Continuada, projetos e programas de enfrentamento à pobreza; de enfrentamento à fome, grupos de produção e economia solidária, e de geração de trabalho e renda.

    Lembrando que não é foco de trabalho do CRAS promoção de psicoterapias, isso já ajuda muito a encontrar o gabarito da questão.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000400003

  • Letra B

    O CRAS é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Nessa unidade básica da Assistência Social são realizados os seguintes serviços, benefícios, programas e projetos (BRASIL, 2006a):

    1. Serviços: socioeducativo-geracionais, intergeracionais e com famílias; sócio-comunitário; reabilitação na comunidade; outros;

    2. Benefícios: transferência de renda (bolsa-família e outra); Benefícios de Prestação Continuada – BPC; benefícios eventuais – assistência em espécie ou material; outros;

    3. Programas e Projetos: capacitação e promoção da inserção produtiva; promoção da inclusão produtiva para beneficiários do programa Bolsa Família – PBF e do Benefício de Prestação Continuada; projetos e programas de enfrentamento à pobreza; projetos e programas de enfrentamento à fome; grupos de produção e economia solidária; geração de trabalho e renda.

    As outras alternativas encontram-se erradas pelo fato de que o foco do psicólogo no CRAS não é a psicoterapia.

    Portanto, em casos de identificação de demandas que requeiram ações e serviços não previstos nestes aparatos normativos, como, por exemplo, o acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional de Psicologia deve acessar outros pontos da rede de serviços públicos existentes no seu território de abrangência ou no plano municipal, com vistas à efetivação dos direitos dos usuários a serviços de qualidade e à devida organização das ações promovidas pelas políticas públicas de Seguridade Social.

    http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf


ID
3508624
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Claro - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Centro de Referência Social (CRAS), analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. O CRAS é, assim, uma unidade da rede socioassistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, pois, além da oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF e de gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

II. O trabalho social com famílias do PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS e a gestão territorial pelo coordenador do CRAS, auxiliado pela equipe técnica, sendo, portanto, funções exclusivas do poder público e não de entidades privadas de assistência social.

III. O CRAS e o Órgão Gestor da Política de Assistência Social são duas unidades com exatamente as mesmas funções, cujas atribuições são a organização da rede sócio assistencial e a oferta de serviços da proteção social básica em determinado território.

IV. Além do PAIF, oferta obrigatória e exclusiva do CRAS, nenhum outro serviço socioassistencial de proteção social básica podem ser implementados nas unidades, pois entende-se o PAIF como um programa completo, considerando o espaço físico, equipamentos, recursos materiais e humanos.

V. A diferença do CRAS e CREAS é que enquanto o CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam, o CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.

Alternativas

ID
3508627
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Claro - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O _______________ é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
3556414
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas últimas décadas, observa-se o aumento de profissionais da Psicologia nos campos articulados às políticas públicas. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Observa-se que os conhecimentos científicos de cunho psicológico foram sendo apropriados por diferentes campos do conhecimento (como a psiquiatria, a educação, as organizações de trabalho, o poder judiciário, a publicidade etc.), sendo que, por meio desses aparatos, noções prescritivas de normalidade foram correlacionadas a modos de vidas apresentados como normais e adequados à vida em sociedade.

II. Encontramos, na descrição das atividades das(os) psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas, em um extremo, a delimitação de lugares muito específicos de atuação – como a transposição da clínica psicológica individual ao contexto das Unidades Básicas de Saúde (DIMENSTEIN, 1998) – e, em outro, atividades caracterizadas pela generalidade – como é possível observar no trabalho das(os) psicólogas(os) no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o que acaba por impor restrições e dificuldades para o exercício da autonomia e do trabalho psicológico.

III. A intervenção política demanda a articulação entre saberes e o diálogo com profissionais e usuários que possuem os mesmos olhares, o que pode ser observado, por exemplo, no que é chamado de “trabalho em rede”. Tal processo implica uma espécie de descentralização do saber psi, o que leva à abertura a novas esferas práticas e teóricas, engendradas em meio a interlocuções interdisciplinares e comunitárias que potencializam diferentes e múltiplas formas de entendimento e intervenção.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    O erro da assertiva III está em apontar que o trabalho em rede se constitui a partir de um mesmo olhar de vários sujeitos, o que não podemos caracterizar como verdade. Em nada acresceria se todos os sujeitos possuíssem a mesma visão.


ID
3557416
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de Governador Celso Ramos - SC
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Pública de Assistência Social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida. O programa que é oferecido em todos os Centros de Referências da Assistência Social, cujo objetivo é apoiar as famílias prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, é:

Alternativas

ID
3579853
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da Lei Orgânica da Assistência Social e suas leis complementares.

Alternativas

ID
3586909
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Betânia - PE
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo como referência seus conhecimentos acerca do Sistema Único da Assistência social, responda a seguinte questão. Benefício de um (1) salário mínimo pago às pessoas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência (independentemente da idade), inabilitadas para a vida independente e para o trabalho. Falamos do(a): 

Alternativas

ID
3592951
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009), dentre os ofertados pela Proteção Social Básica encontra-se o serviço de:

Alternativas

ID
3613846
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

( ) O CRAS é uma unidade pública estatal, descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS.

( ) O CRAS é uma unidade da rede socioassistencial de proteção básica que se diferencia das demais, pois, além da oferta dos serviços e ações, possui as funções exclusivas do trabalho social com as famílias do PAIF e de gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

( ) O CRAS e o órgão gestor da política de assistência social municipal exercem a mesma função, pois, ambos têm por atribuição a organização e gestão do SUAS em todo o município.

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmativas são verdadeiras, exceto a última.

    Não se deve confundir as funções do gestor local com as funções do CRAS: o gestor trabalha no âmbito de todo o município, já o CRAS realiza o trabalho no âmbito territorial.


ID
3613849
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A interdisciplinaridade é um processo dinâmico, consciente e ativo, de reconhecimento das diferenças e de articulação de objetos e instrumentos de conhecimento distintos, que contribui para a superação do isolamento dos saberes. Quanto à atuação do psicólogo no enfoque multidisciplinar no CRAS, assinale a alternativa incorreta.


I. A perspectiva multidisciplinar é adotada a partir da compreensão de que o principal objeto de ação da política de assistência social é a vulnerabilidade e os riscos sociais.

II. O trabalho em equipe pode sempre substituir ou omitir a definição de responsabilidades individuais e competências já que todo trabalho é feito em grupo não havendo identificação de papéis ou atribuições específicas para cada profissional envolvido.

III. Os profissionais da psicologia não devem adotar o atendimento psicoterapêutico no CRAS. Em caso de necessidade, devem fazer encaminhamentos psicológicos para os serviços de saúde.

IV. O trabalho interdisciplinar exige que uma equipe multiprofissional supere a abordagem tecnicista, a fim de organizar as linhas de ação dos profissionais em torno de um projeto comum.

Alternativas
Comentários
  • I- C

    II- E. O sempre torna a alternativa incorreta

    III- C Devem adotar atendimentos PSICOSSOCIAIS

    IV- C . Deve-se olhar para aspectos sociais, de vulnerabilidade, fragilidades nos vínculos...E não somente a técnica em si.

    Tecnicismo: refere-se ao abuso da tecnicidade, ou seja, o uso excessivo ou a supervalorização dos aspectos técnicos de algo, muitas vezes em detrimento do conjunto dos outros aspectos que possam caracterizá-lo.

  • As afirmações feitas na alternativa C estão todas corretas, sendo assim a alternativa C não estaria correta e a banca pede a incorreta?

  • Existe algum tipo de erro nesta questão. A alternativa C está toda CORRETA. Ñ entendi o gabarito.

  • A banca conseguiu errar o comando da questão... Duas palavras: "PA RA BÉNS."


ID
3620068
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação e o monitoramento de serviços e programas sociais possuem como componente considerado essencial, nas diferentes metodologias adotadas, o(s):

Alternativas

ID
3620581
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) relativamente à Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH).


(  ) A referida norma foi aprovada por meio de Resolução oriunda do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e seu texto foi aprovado posteriormente, por meio de nova Resolução, oriunda do Conselho Nacional de Recursos Humanos. 
(  ) Dentre os princípios e as diretrizes nacionais para a gestão do trabalho no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) estão o preenchimento de cargos para suprir as necessidades dos serviços, que deve ocorrer por meio de nomeação dos aprovados em concursos públicos. 
(  ) A NOB-RH buscou estabelecer instâncias e mecanismos para implantar a gestão do trabalho como uma dimensão estratégica para a efetivação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, por meio da estruturação do trabalho, da qualificação e valorização dos trabalhadores atuantes no Sistema. 
(  ) O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública que se constitui como polo de referência, sendo coordenador, articulador e executor da proteção social, exclusivamente no âmbito da atenção básica à saúde. 
(  ) A proteção à privacidade dos usuários, observado o sigilo profissional, preservando sua privacidade e opção e resgatando sua história de vida é um dos princípios éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área de assistência social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3633766
Banca
SEDUC-PA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Disciplina
Psicologia
Assuntos

NERY (2018) afirma que “o SUAS se constitui para a Psicologia espaço sociocupacional para o desenvolvimento de práticas profissionais que exigem um posicionamento ético e político diante dos determinantes sociais da subjetividade.”  

 
O que significa essa assertiva? 

Alternativas

ID
3637927
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2011
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as competências inerentes ao Sistema de Assistência Social, analise as assertivas abaixo.


I. compete aos Estados apoiar técnica e financeiramente os serviços, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em âmbito regional ou local.

II. compete ao Município o pagamento dos auxílios natalidade e funeral.

III. à União compete apoiar técnica e financeiramente os Municípios e os Estados em situações assistenciais de emergência.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3638767
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2011
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.


I. o Programa Bolsa Família do Governo Federal considera família apenas a unidade nuclear de indivíduos que possuam laços de parentesco e que forme um grupo doméstico, vivendo sob o mesmo teto e que se mantém pela contribuição de seus membros.

II. o Estatuto do Idoso prevê como prioridade a capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia para a prestação de serviços aos idosos.

III. o ECA prevê que cada município crie pelo menos um Conselho Tutelar, composto por 3 membros, com mandato de 5 anos.


Alternativas
Comentários
  • I (ERRADA)

    § 1º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    I - família, a unidade nuclear, eventualmente ampliada por outros indivíduos que com ela possuam laços de parentesco ou de afinidade, que forme um grupo doméstico, vivendo sob o mesmo teto e que se mantém pela contribuição de seus membros

    II (CORRETA)

    II (ERRADA)

    O Conselho Tutelar é composto por 5 menbros


ID
3666553
Banca
CETAP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, apontam-se, a seguir, algumas diretrizes para a atuação do psicólogo nos serviços, benefícios e programas do CRAS, EXCETO:

Alternativas

ID
3672649
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Betânia - PE
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB–RH/SUAS) consolida os principais eixos a serem considerados para a gestão do trabalho na área da Assistência Social. São eles, exceto

Alternativas

ID
3687949
Banca
IADES
Órgão
SEAD-PA
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho com famílias, no âmbito da Política Nacional de Assistência Social, pode ser desenvolvido pelo profissional da psicologia por meio de metodologias grupais. Essas podem se adequar a diversas demandas e formatos. Um exemplo bastante utilizado atualmente é o trabalho com os chamados grupos reflexivos. Essa metodologia pode ser desenvolvida com questões relacionadas a direitos violados (violência doméstica e sexual, entre outras), bem como servir como dispositivo de construção de conhecimento e enfrentamento a questões do cotidiano de uma família, como o uso e abuso de substâncias químicas. Os grupos reflexivos são embasados pela

Alternativas

ID
3694465
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (2004), a noção de ‘família’ designa:

Alternativas

ID
3701341
Banca
VUNESP
Órgão
IPRESB - SP
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As intervenções da Política Nacional de Assistência Social se dão fundamentalmente nas capilaridades dos territórios. Essa característica da política de assistência

Alternativas

ID
3713590
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que a orientação básica aos psicólogos que trabalham no CRAS é que esses não devem exercer a clínica nesse ambiente, resta-nos a ação da Psicologia Social. Geralmente, as famílias que procuram o CRAS o fazem para garantir a sua participação no Programa da Bolsa Família, considerado como política pública de assistência social. A prática atual mostra que o assistente social faz a classificação dessas famílias para saber se estão aptas a receber o benefício. O que cabe ao Psicólogo Social nessa circunstância?

Alternativas

ID
3714541
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução 43 de 18 de junho de 2007, o município beneficiado pelo repasse de recursos financeiros do Fundo Estadual de Assistência Social ao Fundo Municipal de Assistência Social se compromete a realizar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) os seguintes serviços, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o teor da resolução na internet. Fui pela lógica. A alternativa "a" é a mais fora da curva, mais dispendiosa e complexa para a estrutura simples de um CRAS.


ID
3723163
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Reserva - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Baseados nos princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e a Assistência Social.
( ) Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
( ) Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.
( ) Atuar a partir exclusivamente dos saberes científicos da psicologia, enaltecendo o conhecimento adquirido no curso de graduação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    V;V;V;F.

    O psicólogo, em relação ao trabalho desenvolvido no CRAS, deve atuar na perspectiva do conteúdo colhido através da percepção das necessidades do território atendido, considerando a realidade local e os recursos disponíveis para a realização do seu trabalho, por outro lado, como atua numa equipe com a presença de outros profissionais não deve se utilizar e nem centrar-se no seu próprio saber, portanto a última assertiva está errada.


ID
3723601
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mériti de Souza et all (2018), em artigo sobre intervenção com população em situação de rua em um centro de referência, relatam terem lançado mão de atividade lúdica com desenho e pintura. Entendem que o sucesso da atividade se deu por possibilitar uma:

Alternativas

ID
3727252
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às políticas públicas de Cras e Creas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Cras é uma unidade pública estatal da assistência social que tem como papel constituir-se em referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no Suas a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos (creas)


ID
3731185
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Guarabira - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os Princípios que devem orientar a prática do Psicólogo no CRAS, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:

    1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos;
    2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, 26 buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;
    3. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;
    4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;
    5. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário;
    6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;
    7. Atuar para favorecer processos e espaços de participação social, mobilização social e organização comunitária, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, autonomia e controle social, evitando a cronificação da situação de vulnerabilidade;
    8. Manter-se em permanente processo de formação profissional, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas;
    9. Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de maior vulnerabilidade e risco psicossocial;
    10. Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral.

    http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf


ID
3731188
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Guarabira - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do Psicólogo no CRAS está articulada a um plano de trabalho elaborado em conjunto com a equipe interdisciplinar. As ações devem ter caráter contínuo, levando em conta que o público-participante do CRAS é a população em situação de vulnerabilidade social.

Assinale a alternativa CORRETA acerca dos serviços realizados no CRAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Em 2008, o CREPOP cria as Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS, no qual afirma que o CRAS é responsável pela oferta de ações contínuas de proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em vulnerabilidade social, sendo oferecidos: 1. Serviços, como os socioeducativo-geracionais, intergeracionais e com famílias, sociocomunitário, reabilitação na comunidade, dentre outros; 2. Benefícios, como os de transferência de renda (ex.: bolsa-família), de Prestação Continuada - BPC, benefícios eventuais, dentre outros; 3. Programas e Projetos, como por exemplo, o de capacitação e promoção da inserção produtiva; promoção da inclusão produtiva para beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF e do Benefício de Prestação Continuada, projetos e programas de enfrentamento à pobreza; de enfrentamento à fome, grupos de produção e economia solidária, e de geração de trabalho e renda.

    Lembrando que não é foco de trabalho do CRAS promoção de psicoterapias, isso já ajuda muito a encontrar o gabarito da questão.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000400003

  • Letra B

    O CRAS é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Nessa unidade básica da Assistência Social são realizados os seguintes serviços, benefícios, programas e projetos (BRASIL, 2006a):

    1. Serviços: socioeducativo-geracionais, intergeracionais e com famílias; sócio-comunitário; reabilitação na comunidade; outros;

    2. Benefícios: transferência de renda (bolsa-família e outra); Benefícios de Prestação Continuada – BPC; benefícios eventuais – assistência em espécie ou material; outros;

    3. Programas e Projetos: capacitação e promoção da inserção produtiva; promoção da inclusão produtiva para beneficiários do programa Bolsa Família – PBF e do Benefício de Prestação Continuada; projetos e programas de enfrentamento à pobreza; projetos e programas de enfrentamento à fome; grupos de produção e economia solidária; geração de trabalho e renda.

    As outras alternativas encontram-se erradas pelo fato de que o foco do psicólogo no CRAS não é a psicoterapia.

    Portanto, em casos de identificação de demandas que requeiram ações e serviços não previstos nestes aparatos normativos, como, por exemplo, o acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional de Psicologia deve acessar outros pontos da rede de serviços públicos existentes no seu território de abrangência ou no plano municipal, com vistas à efetivação dos direitos dos usuários a serviços de qualidade e à devida organização das ações promovidas pelas políticas públicas de Seguridade Social.

    http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf


ID
3740638
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A grande maioria das crianças não experiencia com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores.
II. Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.
III. Constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de realizar a orientação e seleção profissional.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    I. A grande maioria das crianças não experiencia com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores. 

    II. Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada. 

    III. Constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de realizar a orientação e seleção profissional.


ID
3746158
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque a alternativa que descreve as atividades do psicólogo no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

Alternativas