A população em situação de rua contará com um serviço especializado no âmbito do SUAS, isto de acordo com o art 7°, inciso XII do Decreto 7.053/2009. Este serviço é conhecido como Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009, p.28-29),o objetivo deste serviço é:
Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial;
Contribuir para a construção de novos projetos de vida (...);
Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da POP em situação de rua;
Promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.
O centro POP é um serviço de média complexidade e não alta, por isso a C está errada.
O Atendimento de Equipe Especializada compõe serviços a partir da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial):
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) passa a ser formada pelos seguintes pontos de atenção (Serviços):
- CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em suas diferentes modalidades
- Serviço Residencial Terapêutico (SRT)
- Unidade de Acolhimento (adulto e infanto-juvenil)
- Enfermarias Especializadas em Hospital Geral
- Hospital Psiquiátrico
- Hospital-Dia
- Atenção Básica
- Urgência e Emergência
- Comunidades Terapêuticas
- Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental
CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.(o CAPS AD não faz abrigamento).
Serviço Especializado em Abordagem Social (SUAS): É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.
A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais. (não faz intervenção no âmbito da saúde mental)
Centro PoP: É uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.
O Centro POP deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Essa unidade também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. (não é um serviço de alta complexidade)
O Centro Especializado em Reabilitação (CER): é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).
O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI é o serviço socioassistencial estruturante da unidade CREAS, responsável pelo trabalho social a famílias que estão em situação de risco pessoal e social por violação de direitos. m todo caso, o serviço dispõe de diversas técnicas incluindo a realização de escuta qualificada e respeitosa, que possibilite a criação de vínculos e a acolhida e permita aos técnicos e usuários construírem atendimentos e encaminhamentos que contribuam para a superação das diversas violações