SóProvas


ID
3228259
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.


Essa barreira à comunicação é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Barreiras da comunicação organizacional

    Filtragem: manipulação da informação pelo emissor, de modo com que o receptor a receba bem.

    Percepção Seletiva: o receptor da mensagem a escuta seletivamente, considerando suas crenças/características pessoais.

    Sobrecarga da Informação: ocorre quando a mensagem é muito extensa, dificultando ao receptor a devida absorção de todos os detalhes da informação dada.

  • FILTRAGEM: A manipulação da informação vem do emissor.

    PERCEPÇÃO SELETIVA: Trata-se do recebimento da informação conforme as percepções do receptor, e varia conforme as suas concepções prévias.

  • IBGE

    Barreiras da comunicação organizacional

    Filtragem: manipulação da informação pelo emissor, de modo com que o receptor a receba bem.

    Percepção Seletiva: o receptor da mensagem a escuta seletivamente, considerando suas crenças/características pessoais.

    Sobrecarga da Informação: ocorre quando a mensagem é muito extensa, dificultando ao receptor a devida absorção de todos os detalhes da informação dada.

  • GAB C

    SÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:

    1. Barreiras mecânicas ou físicas: a comunicação é bloqueada por fatores físicos.
    2. Barreiras fisiológicas: dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
    3. Barreiras psicológicas: são os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
    4. Barreiras semânticas: são as que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
    5. Barreiras pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
    6. Barreiras administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
    7. Filtragem – é a manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. (CAI MUUUUUUITO)
    8. Percepção seletiva – as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.
    9. Linguagem – a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem.
    10. Excesso de informação – todos nós temos uma capacidade nítida de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GABARITO: LETRA C

    a) percepção seletiva. ERRADA. Ocorre quando o receptor ouve algo sempre embasado em suas necessidades, motivações, experiências etc. Ou seja, é “ouvir aquilo que queremos ouvir”, prejudicando, dessa maneira, o processo de comunicação eficaz.

    b) desvio de feedbackERRADAFeedback consiste na resposta do receptor a uma mensagem transmitida originalmente pelo emissor. Nesse contexto, o desvio de feedback pode ser entendido como a ocorrência de uma resposta que não chegou no emissor.

    c) filtragem. CORRETA. A filtragem se refere à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    d) sobrecarga de informações. ERRADA. Ocorre quando as informações com que temos de trabalhar excedem nossa capacidade de processamento.

    e) efeito disponibilidade. ERRADA. Pode ser entendido como algo associado à sobrecarga de informações. Ou seja, quando há uma conjuntura onde há mais informações do que a capacidade de conseguem organizar e utilizar as mesmas. Dessa forma, poderá haver tendência para selecionar, ignorar ou esquecer informações, resultando resultado na comunicação menos eficaz.

    FONTE: Professor Marcos André Tec Concursos