A) ERRADA
Verapamil é um fármaco do grupo dos antiarrítmicos da classe IV, pois atua como bloqueador dos canais de cálcio, e pode ser usado no tratamento de alguns transtornos cardiovasculares. Prolonga o tempo de condução de cada impulso cardíaco diminuindo a frequência cardíaca.
B) ERRADA
Atenolol é contra indicado para pacientes que apresentem bradicardia
C)Os tiazídicos são os fármacos de primeira escolha nos idosos
D) GABARITO
e) errada
Hidroclorotiazida é diurético tiazídico, cujo principal sítio de ação é a porção inicial do túbulo distal, bloqueando o cotransporte dos íons sódio e cloreto. éEFICAZ NA monoterapia.
A. O verapamil é uma fenilalquilamina, bloqueador dos canais de cálcio e com efeito antiarrítmico.
B. De modo mais claro, o intervalo QT prolongado ocorre quando o coração demora mais que o normal para recarregar entre os batimentos, ou seja, assim temos um quadro de bradicardia. A bradicardia é o efeito colateral cardíaco mais comum dos fármacos β-bloqueadores. Logo, NÃO seria indicado a utilização do ATENOLOL (beta bloqueador) em pacientes com o INTERVALO QT PROLONGADO (bradicardia).
C. Os TIAZÍDICOS são os fármacos de primeira escolha nos idosos, exceto naqueles casos em que há uma indicação preferencial. Mesmo em baixas doses, os tiazídicos mantêm sua eficácia anti-hipertensiva, com baixo risco de efeitos colaterais (como hipopotassemia, hipomagnesemia e hiperuricemia) possuindo baixo custo e benefícios cardiovasculares comprovados.
DIURÉTICOS DE ALÇA são utilizados nos pacientes idosos com insuficiência renal (filtração glomerular inferior a 25-30 mL/min) e naqueles com retenção líquida secundária a insuficiência cardíaca.
E. HIDROCLOROTIAZIDA é um DIURÉTICO TIAZÍDICO que age bloqueando o transportador de Na/Cl no túbulo contorcido distal renal. Qualquer grupo de medicamentos, com exceção dos vasodilatadores de ação direta, pode ser apropriado para o controle da pressão arterial em monoterapia inicial, especialmente para pacientes portadores de hipertensão arterial leve a moderada, que não responderam às medidas não-medicamentosas.
GAB: ITEM D