-
GABARITO: LETRA E
O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber:
Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retomo sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organizaçãoadote como relevantes para seu negócio.
Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.
Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação em tema e das interfaces.
Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.
Essas perspectivas podem ser tantas quanto a organização necessite escolher em função da natureza do seu negócio, propósitos, estilo de atuação etc. O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um
sistema focado no comportamento e não no controle.
FONTE:Idalberto Chiavenato
FELIZ NATAL
-
Gabarito: Letra E
O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
São quatro as perspectivas do BSC:
* Cliente - Trata-se do mercado consumidor e como a organização deseja ser vista por esse mercado.
* Financeiro - Refere-se a ótica dos investidores e como esses veem a organização.
* Aprendizagem e crescimento organizacional - Refere-se a gestão e recursos humanos no que se refere as habilidades para mudar e progredir.
* Processos internos -Trata-se de todos os processos internos existentes. Quais processos devem se sobrassair para a satisfação dos clientes.
No âmbito do setor público, há uma adaptação de forma que a perspectiva dos clientes passa a ser a do cidadão e a financeira passa a ser orçamentária.
Setor público
Clientes --> Cidadão
Financeiro --> Orçamento
https://www.agendor.com.br/blog/balanced-scorecard-conceito/
https://www.youtube.com/watch?v=R9Y3R4tuKzc
instagram: concursos_em_mapas_mentais
-
No desenvolvimento do Balanced Scorecard (BSC), uma organização pública de ensino superior decidiu desenvolver ações estratégicas relacionadas ao foco de sustentação de sua capacidade de MUDAR e MELHORAR CONSTANTEMENTE.
PERSPECTIVA DE APRENDIZADO/CRESCIMENTO/INOVAÇÃO.
-
Gabarito (E)
Falou em BSC? "Processe a FCC"
As 4 Perspectivas estratégicas ou vetores críticos para a organização
Processos internos
Financeira
Clientes
Crescimento e aprendizagem
-
Questão abordando a ferramenta de gestão e planejamento, Balance Scorecard. Exige que o candidato saiba quais suas perspectivas e aplicações na organização.
A - Não faz parte de alguma das perspectivas do BSC.
B - Não faz parte de alguma das perspectivas do BSC.
C -Não faz parte de alguma das perspectivas do BSC.
D - Não faz parte de alguma das perspectivas do BSC.
E - Segundo Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:
>> Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
>> Cliente (mercado): responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
>> Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
>> Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
GABARITO: E