-
Gabarito: E
todos os canais - todas as pessoas têm liberdade para se comunicar em todos as direções, se que exista alguém centralizando o processo. Nessa comunicação a satisfação é elevada.
-
Gabarito: E
todos os canais - todas as pessoas têm liberdade para se comunicar em todos as direções, se que exista alguém centralizando o processo. Nessa comunicação a satisfação é elevada.
-
LETRA E
-
A) Roda: Nesse tipo de comunicação, existe a necessidade de um líder, através do qual a troca de informações é realizada, ou seja, toda informação deve necessariamente passar por ele. Portanto, não é o ideal para que todos os membros da equipe se comuniquem diretamente.
B) Cadeia: Nesse tipo, cada membro se comunica através do membro que o antecede, como um telefone sem fio. Portanto, também não permite a comunicação simultânea de todos os membros.
C) Circular: O último receptor comunica o primeiro emissor. Os membros não se comunicam simultaneamente.
D) Não Verbal:
E) Todos os Canais (ideia da Interligação Total): Aqui todos os membros se comunicam com todos.
fonte: resumo de um colega QC em outra questão muito semelhante.
-
A questão abordou o tema redes de comunicação e suas características.
Chiavenato (2014) menciona em sua obra "Introdução à TGA" três diferentes padrões de redes:
- Roda: Nesse tipo há uma forte ênfase no líder. A comunicação é realizada através de um único membro central. Além disso, são características dessa rede: a rápida influenciação da equipe; a boa precisão de informações (acuracidade). A satisfação entre os membros tende a ser baixa.
- Cadeia: A ênfase do líder é marcante, porém não tão pronunciada quanto na rede anteriormente descrita. A influenciação também é considerada rápida.
- Círculo: Não há nenhuma ênfase no líder e a influenciação é considerada lenta. É mais uma descentralizada e igualitária, de acordo com o referido autor.
Porém a questão fez referência as redes formais, de acordo com a classificação de Robbins (2010): tipo cadeia, tipo roda e todos os canais.
- Cadeia: é guiada de forma rígida pela cadeia formal de comando.
- Roda: "depende do líder para agir como condutor central de toda a comunicação do grupo".
- Todos os canais: "permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros. Ela é geralmente encontrada na prática em equipes autogerenciadas, em que todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder" (ROBBINS, 2010)
Em relação a satisfação dos membros, Robbins afirma que ela é diferente, de acordo com o tipo de rede:
- Cadeia: moderada.
- Roda: baixa.
- Todos os canais: alta.
Fontes:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ª ed. Manole. 2014
ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO: LETRA E
-
GAB E
Chiavenato menciona QUATRO padrões de Redes de comunicação:
- Comunicação em roda (em estrela): Nesse tipo há uma forte ênfase no líder. A comunicação é realizada através de um único membro central. Além disso, são características dessa rede: a rápida influenciação e a boa precisão de informações. A satisfação entre os membros tende a ser baixa. A comunicação em RODA é representada por uma topologia similar a uma estrela, com a representação do líder no meio.
- Comunicação em cadeia: o mais importante é a precisão - aumenta a eficácia - segue uma cadeia formal de comando.
- Comunicação em círculo: Não há nenhuma ênfase no líder e a influenciação é considerada lenta. A comunicação em círculo, o último indivíduo comunica com o primeiro. A velocidade é média, o rigor é bom, a satisfação é elevada, não é centralizada e não tem emergência de liderança.
- Comunicação Todos os Canais: permite que os membros do grupo se comuniquem uns com os outros. Esse tipo de rede geralmente é encontrado na prática em equipes autogerenciadas, nas quais todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)