SóProvas


ID
3228949
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor público, ao tomar posse no cargo, apresentou sua declaração de bens.


Além da declaração anual, a Lei n° 8.429/1992 e suas alterações determina que o servidor deve apresentar declaração atualizada quando

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

  • ou substitui-la

    § 4º O declarante, a seu critério, poderá entregar cópia da declaração anual de bens apresentada à Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, com as necessárias atualizações, para suprir a exigência contida

  • GABARITO: D

    Art. 13. § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

  • Gabarito: D

     A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

  • Declaração de Bens

    Þ     Obrigatória na posse ou exercício do cargo em comissão ou efetivo.

    Þ     Bens e valores: Todos, com exceção utensílios domésticos.

    Þ     Deverá ser atualizada anualmente e na data que o agente deixa o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    Þ   Tal declaração poderá ser substituída por cópia da declaração anual de bens apresentada à Receita Federal (declaração de imposto de renda)

    Þ     Falta ou falsa declaração: o agente será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

    GAB = D

  • Para que o candidato encontre a resposta correta, é necessário o conhecimento da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92, em especial sobre a declaração de bens que é exigida ao servidor público quando da posse e exercício, além da respectiva sanção, em caso de descumprimento. A finalidade desta exigência é permitir o acompanhamento pela Administração sobre a eventual evolução do patrimônio do servidor público e a compatibilidade com a renda declarada. Vejamos o que dispõe o art. 13, §2º, da LIA:

    "Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. (...) §2º A declaração de bens será ANUALMENTE ATUALIZADA e na data em que o agente público DEIXAR O EXERCÍCIO do mandato, cargo, emprego ou função.”

    Dito isto, a única alternativa correta é Letra B. As demais (Letras A, C, D e E) trazem momento diverso, o que está incorreto.

    Gabarito: Letra B.