SóProvas


ID
3228952
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O presidente de comissão de sindicância e processo administrativo de determinado órgão público competente para julgar todos os servidores que pratiquem atos contrários ao Estatuto do Servidor deseja abdicar dessa função.


Nos termos da Lei n° 9.784/1999 e suas alterações, a competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e

Alternativas
Comentários
  • Lei n. 9.784 , de 29 de janeiro de 1999, art. 11: "A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos."
  • Gabarito: D

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

  • Os institutos de delegação e o de avocação decorrem do chamado poder hierárquico. Outro fruto deste poder é a possibilidade de a Administração emanar atos, disciplinando a atuação e o funcionamento de órgãos inferiores.

    Vale a leitura dos artigos  a  da Lei /99 :

    Art. 11 . A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos .

    Art. 12 . Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.

    Art. 13 Não podem ser objeto de delegação :

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • GABARITO: LETRA D

    DA COMPETÊNCIA

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Está parecendo aquele tipo de questão:

    Complete a frase abaixo!!!

  • Famosa questão grátis!

  • CAPÍTULO VI

    DA COMPETÊNCIA

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Lei n° 9.784/1999

  • A questão se refere à competência no âmbito do processo administrativo federal (Lei 9.784/99).

    Por força do PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO E DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, tanto a competência quanto os poderes da Administração são irrenunciáveis, pois renunciar a estes equivaleria a renunciar ao próprio interesse público. Nesse sentido:

    Art. 11 da lei 9.784/99. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    LETRA “A”: ERRADA. As únicas exceções à irrenunciabilidade de competência são delegação e avocação, não transferência.

    LETRA “B”: ERRADA. As únicas exceções à irrenunciabilidade de competência são delegação e avocação, não modificação.

    LETRA “C”: ERRADA. As únicas exceções à irrenunciabilidade de competência são delegação e avocação, não conexão.

    Conexão é um conceito do Direito Processual Civil que em nada se relaciona com a irrenunciabilidade da competência no Processo Administrativo.

    Art. 55 da lei 13.105/15. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.

    LETRA “D”: CERTA, de acordo com o art. 11 da lei 9.784/99 ora transcrito. A propósito, avocar é chamar para si a competência temporariamente:

    Art. 15 da lei 9.784/99. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

    LETRA “E”: ERRADA. As únicas exceções à irrenunciabilidade de competência são delegação e avocação, não continência.

    Continência é um conceito do Direito Processual Civil que em nada se relaciona com a irrenunciabilidade da competência no Processo Administrativo.

    Art. 56 da lei 13.105/15. Dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais.

    GABARITO: LETRA “D” é a única correta.

  • DELEGAÇÃO= TRANSFERIU A COMPETÊNCIA

    AVOCAÇÃO= CHAMOU A COMPETÊNCIA PARA SI