SóProvas


ID
3229213
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até algum tempo atrás, era comum que as pessoas se referissem à chegada dos portugueses ao continente americano em 1500 como o “Descobrimento do Brasil”. Essa expressão era encontrada inclusive em muitos livros didáticos de História. Mas, seria possível que os portugueses tivessem descoberto um lugar que já existia e que já era habitado?

Dessa maneira, quando começou a se pensar no ponto de vista (ou perspectiva) dos povos indígenas que ali viviam, essa expressão passou a ser criticada. Afinal, apenas para os portugueses tratava-se de um descobrimento. Essa era a visão deles, permeada por uma concepção de mundo essencialmente etnocêntrica. É mais prudente se falar de um “encontro de dois mundos”, expressão proposta pelo historiador Ronaldo Vainfas.

Essa é uma das razões pelas quais o historiador poderá encontrar diversas versões sobre um mesmo fato ou acontecimento. Entretanto, existem outras razões para o surgimento de diversas versões (ou histórias) sobre um mesmo tema [...] 

(Flávio Berutti e Adhemar Marques, Ensinar e aprender história)


O texto citado aponta como uma outra razão

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    As fontes históricas encontradas e selecionadas, e a diversidade dessas fontes.

  • A história oficial é escrita pelos dominadores.

    Quando a narrativa histórica produziu o discurso do "descobrimento" , os historiadores da época somente analisavam os documentos oficiais da sua própria cultura - a européia.

    No entanto, a partir das revoluções na historiografia, outros documentos históricos foram selecionados e estudados e portanto houve a diversidade das fontes históricas permitindo outros pontos de vista.

    Gabarito B