SóProvas


ID
3229285
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A primeira tarefa do regime jacobino foi mobilizar o apoio da massa contra a dissidência dos notáveis e girondinos provincianos e preservar o já mobilizado apoio da massa dos sansculottes de Paris, algumas de cujas exigências por um esforço de guerra revolucionário – recrutamento geral (o levée en masse), terrorismo contra os “traidores” e controle geral dos preços (o “maximum”) – coincidiam de qualquer forma com o senso comum jacobino, embora suas outras exigências viessem a se mostrar problemáticas. Uma nova constituição foi proclamada.

(Eric Hobsbawm, A era das revoluções. Adaptado)

A Constituição francesa de 1793

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar que quem realizou a Revolução Francesa foi o povo juntamente com os jacobinos que não haviam direito a várias coisas, entre essas o direito ao voto e o de exercer uma profissão remunerada.

  • A - Errada: O Consulado foi o regime político vigente na França revolucionária desde o golpe de estado de 18 de brumário (9 de novembro de 1799), que pôs fim ao regime do Diretório (1795-1799), até o início do Primeiro Império, em 1804, quando Napoleão Bonaparte foi proclamado Imperador dos Franceses. B - Errada: Não fez nada disso. C - Errada: a liberdade de imprensa foi concedida na primeira fase da Revolução Francesa D - Errada - i) aboliu a escravidão nas colônias; ii) As Oficinas Nacionais foram criadas no governo provisório da França em 1848, durante a Segunda República. Caracterizaram-se por trazer trabalho aos pobres, mesmo que trabalhos primitivos como carpintaria, marcenaria, etc, entretanto, entre as oficinas não havia trabalhos na terra (agricultura); iii) 1ª fase da Revolução Francesa: em 2 de novembro de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte decide que todos os bens do Clero serão « postos à disposição da nação »
  • GAB: E

    A Constituição expandiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, a que se adicionou vários direitos:

    Superioridade da soberania popular sobre a soberania nacional.

    Direito de associação.

    Direito ao trabalho.

    Assistência pública. 

    Educação pública. 

    Direito de rebelião (e dever de se rebelar quando o governo viola o direito das pessoas)

    Abolição da escravatura. 

  • em algum livro eu li que nao era sufragio universal por que nao permetia voto das mulheres, e ai?