SóProvas


ID
3229429
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Problemas de comportamento na escola podem ser indícios de TOD

    Crianças são naturalmente agitadas. Cabe à família estabelecer limites e regras, e à escola reforçá-las e fazer com que sejam respeitadas. Mas, quando pais e educadores não conseguem controlar excessos no comportamento de algumas crianças, é preciso auxílio profissional; o problema pode ser o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), que tem se tornado cada vez mais comum no ambiente escolar.

    De acordo com o neuropediatra Clay Brites, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber, o TOD é o excesso de um traço de comportamento inadequado e resulta da união de fatores genéticos com fatores ambientais desajustados. “É uma condição que leva a comportamentos altamente restritivos por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança e dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades”, explica. Ele ressalta que o transtorno costuma aparecer nos primeiros sete anos de vida e a incidência é maior em meninos.

    O tratamento para o TOD é feito por uma rede multidisciplinar composta por pais, escola e profissionais. A terapia é fundamental tanto para a criança com TOD, quanto para a família, que precisa aprender o manejo comportamental ideal para seus filhos e também necessita de equilíbrio para lidar com a situação. Embora não seja um problema simples, pois o tratamento é longo e requer persistência da família e da escola, os números são animadores: características do TOD desaparecem em 65% das crianças e adolescentes que recebem o tratamento adequado. Porém, quando o problema não tem a devida atenção, pode evoluir para outros quadros, como baixo rendimento escolar e problemas de aprendizagem.

(Lilian Martins. Gazeta do Povo. 02.03.2018. www.gazetadopovo.com.br. Adaptado) 

Considere os sentidos expressos pelas palavras destacadas nos trechos que seguem:

•  ... dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades... (2° parágrafo)
•  ... o transtorno costuma aparecer nos primeiros sete anos de vida e a incidência é maior em meninos. (2° parágrafo)
•  ... quando o problema não tem a devida atenção... (3° parágrafo)

No contexto, as palavras destacadas estão empregadas com sentidos equivalentes, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ... dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades... (2° parágrafo) ? O termo em destaque equivale a: sobretudo, em particular, de modo especial, de maneira especial.

    ? ... o transtorno costuma aparecer nos primeiros sete anos de vida e a incidência é maior em meninos. (2° parágrafo) ? o substantivo em destaque marca o sinônimo de ocorrência, acontecimento, aplicação, recaimento.

    ? ... quando o problema não tem a devida atenção... (3° parágrafo) ? refere-se a uma merecida atenção, apropriada, adequada, correspondente, justa.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva b

    sobretudo ... ocorrência ... merecida

  • A) em particular (de natureza individual) ... cura (restabelecimento da saúde) ... recomendada (conselho)

    C) evidentemente (claro) ... gravidade (seriedade) ... rara (que não é comum)

    D) óbvio (fácil de descobrir) ... mortalidade (relacionado à morte) ... essencial (muito necessário)

    E) esporadicamente (que ocorre poucas vezes) ... persistência )que não desiste fácil) ... necessária (indispensável)

  • Estava com dificuldade em relação à sinônimos, pesquisei e não encontrei muita coisa, faço isso:

    1º leio o enunciado sem ler as alternativas,

    2º escrevo no papel as palavras e na frente aquelas que posso usar pra substituir, isso com base nos meus conhecimentos de linguagem que acho que é bem limitado e que preciso melhorar; ( ou seja, não precisa ficar que nem louca(o) decorando novas palavras, claro que isso ajuda mas .... )

    3º leio as alternativas e respondo.

    Dessa forma aumentei minha % de acertos nesse assunto.

    Espero ter ajudado!

    :)

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento vocabular e interpretação textual.

    Vejamos qual alternativa é a mais adequada para a substituição.  

    A) em particular ... cura ... recomendada
    Incorreto, "em particular" articula um sentido próximo à frase inicial. No entanto, a palavra "cura" agrega um sentido diferente de "incidência", já que o texto menciona o percentual de gênero em relação à doença. 

    B) sobretudo ... ocorrência ... merecida 
    Correto, o advérbio "sobretudo" é equivalente aos termos principalmente e especialmente. "Ocorrência" traduz a ideia de incidência. Merecida/ devida atenção também são termos que estabelecem o mesmo sentido no texto.

    C) evidentemente ... gravidade ... rara
    Incorreto, o advérbio "evidentemente" agrega um valor específico de obviedade, esse sentido não é expresso no texto original. O termo "gravidade" também não é correlato à incidência.

    D) óbvio ... mortalidade ... essencial
    Incorreto, o adjetivo "óbvio" apresenta um sentido semântico diferente do texto. Isso também ocorre com o termo "mortalidade", já seu sentido é a totalidade de óbitos, não de ocorrência da doença, como dito no trecho original.

    E) esporadicamente ... persistência ... necessária
    Incorreto, o advérbio "esporadicamente" traduz uma ideia de ocasionalmente, diferente do sentido do texto. Os termos "persistência" e "necessária" são substituições corretas.

    Gabarito da Professora: Letra B.