SóProvas


ID
3229432
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Problemas de comportamento na escola podem ser indícios de TOD

    Crianças são naturalmente agitadas. Cabe à família estabelecer limites e regras, e à escola reforçá-las e fazer com que sejam respeitadas. Mas, quando pais e educadores não conseguem controlar excessos no comportamento de algumas crianças, é preciso auxílio profissional; o problema pode ser o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), que tem se tornado cada vez mais comum no ambiente escolar.

    De acordo com o neuropediatra Clay Brites, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber, o TOD é o excesso de um traço de comportamento inadequado e resulta da união de fatores genéticos com fatores ambientais desajustados. “É uma condição que leva a comportamentos altamente restritivos por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança e dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades”, explica. Ele ressalta que o transtorno costuma aparecer nos primeiros sete anos de vida e a incidência é maior em meninos.

    O tratamento para o TOD é feito por uma rede multidisciplinar composta por pais, escola e profissionais. A terapia é fundamental tanto para a criança com TOD, quanto para a família, que precisa aprender o manejo comportamental ideal para seus filhos e também necessita de equilíbrio para lidar com a situação. Embora não seja um problema simples, pois o tratamento é longo e requer persistência da família e da escola, os números são animadores: características do TOD desaparecem em 65% das crianças e adolescentes que recebem o tratamento adequado. Porém, quando o problema não tem a devida atenção, pode evoluir para outros quadros, como baixo rendimento escolar e problemas de aprendizagem.

(Lilian Martins. Gazeta do Povo. 02.03.2018. www.gazetadopovo.com.br. Adaptado) 

Considere as relações de sentido estabelecidas pelo vocábulo por nas seguintes passagens do texto:
•  ... leva a comportamentos altamente restritivos por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança e dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas... (2° parágrafo)
•  O tratamento para o TOD é feito por uma rede multidisciplinar... (3°parágrafo)

O vocábulo por exprime, em cada ocorrência, respectivamente, ideia de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ... leva a comportamentos altamente restritivos por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança e dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas... (2° parágrafo) ? a preposição em destaque expressa a causa que faz levar a comportamentos agressivos.

    ? O tratamento para o TOD é feito por uma rede multidisciplinar... (3°parágrafo) ? a preposição em destaque dá início a explicitação de qual meio é utilizado para fazer o tratamento de TOD.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • "... leva a comportamentos altamente restritivos por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança e dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas..." (2° parágrafo) 

    O por na frase indica uma preposição

    ► Estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração - TIPO: SUBORDINATIVA

    ► POR: Preposição Essencial (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, ...)

    O "por" na frase indica causa.

     "O tratamento para o TOD é feito por uma rede multidisciplinar..." (3°parágrafo)

    O "por" na frase indica o meio que foi utilizado.

    GAB.: LETRA A

  • Assertiva A

    "Por" = causa

  • POR + INFINITIVO= CAUSA

  • pelo menos nesta parte a VUNESP aparenta ser flexível.

  • troca por já que

  • GABARITO : A

    Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez ! 

    RUMO #PCPR