SóProvas


ID
3232306
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INFELICIDADES CONTEMPORÂNEAS


Marcia Tiburi – 31 de maio de 2017

    Faz tempo que ando pensando na felicidade como categoria ética. Longe da felicidade publicitária, da felicidade das mercadorias, me parece necessário manter esse conceito em cena devolvendo-lhe ao campo da análise crítica contra a ordem da ingenuidade onde ele foi lançado. Justamente porque o tema da felicidade foi capturado na ordem das produções discursivas, falar da felicidade se torna um desafio quando muita gente tenta transformá-la em uma bobagem, uma caretice, um assunto do passado.
    A felicidade é assunto do campo da ética. Em Aristóteles ela representa o máximo da virtude. Feliz acima de tudo é quem pratica a filosofia, mas na vida em geral, aquele que vive uma vida justa já pode ser feliz. Uma vida justa é uma vida boa, vivida com dignidade. Aquele que alcança um meio termo entre extremos e faltas sempre falsos, sempre destrutivos, sempre irreais, é alguém que pode se dizer feliz. A felicidade não é inalcançável, ela é busca bem prática que conduz a vida.
     Hoje, depois de uma aula sobre o tema, uma aula crítica e analítica, daquelas que revoltam os ressentidos e fortalecem os corajosos, uma pessoa que se anunciou tendo mais de 80 anos, me abraçou e me disse, “sua aula me deixou feliz”. Eu também fiquei feliz.

***

     Fico pensando no que o termo felicidade pode ainda nos dizer, quando, por meio de uma deturpação conceitual, localizamos a felicidade nas mercadorias, quando a confundimos com fantasias e propagandas.
   A felicidade sempre foi uma ideia e uma prática complexas. Sua complexidade remete a uma instabilidade inevitável. Em nossos dias, as pessoas falam muito da felicidade porque a desejam. E se a desejam é porque, de algum modo, podemos dizer que sonham com ela. Mas não podem pegá-la, comprá-la, obtê-la simplesmente e justamente porque ela não é uma coisa. Por isso, a ideia de felicidade não combina com a ideia de mercadoria. Como ideia, a felicidade é aberta e produz aberturas. Ela não cabe nas coisas, nem nas mais ricas, nem nas mais bonitas. Porque quando a felicidade está, ela é como a morte, as coisas, assim como a vida, já não estão.
    Há, no entanto, coisas que nos lembram ou nos iludem da ideia de felicidade, mas sempre o fazem como um ideal ou um simulacro. Ninguém pode ser feliz plenamente, mas sempre pode buscar ser feliz em uma medida muito abstrata que, no entanto, nos conecta à outras utopias. Não é sem sabedoria que, em vez de pensarmos em uma única felicidade, começamos há muito tempo a pensar em felicidades no plural. Se não se pode ser feliz no todo, que se seja em lugares, em setores da vida. Que se realize a felicidade relativa, contra uma felicidade absoluta. Abaixo os absolutos, diz todo pensamento razoável  .  
  Felicidades mil é o que desejamos àqueles que amamos. É um voto, apenas, um voto de fé que em tudo se confunde com a postura ética de quem deseja o bem ao outro. Felicidade, lembremos os filósofos antigos, era o sumo bem, o bem maior, o Bem com letra maiúscula. Uma coisa para inspirar, para fazer suportar as dores e sofrimentos da vida comum. [...].

Adaptado de: (https://revistacult.uol.com.br/home/marcia-tiburi-infelicidades-contemporaneas/).

Com relação ao excerto “Felicidades mil é o que desejamos àqueles que amamos. É um voto, apenas, um voto de fé que em tudo se confunde com a postura ética de quem deseja o bem ao outro.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) ?Desejamos? é a forma do verbo ?desejar? flexionada na terceira pessoa do plural do subjuntivo. ? incorreto, 1ª pessoa do plural do presente do indicativo (nós desejamos).

    B) ?Deseja? é uma forma nominal do verbo ?desejar?. ? incorreto, é uma forma verbal, terceira pessoa do singular do presente do indicativo (ele/ela deseja).

    C) Tanto ?desejamos? quanto ?deseja? são formas do verbo ?desejar? flexionadas na terceira pessoa do presente do indicativo. ? incorreto, "desejamos" marca a 1ª pessoa do plural e não a terceira.

    D) Em ?[...] de quem deseja o bem ao outro.?, o verbo desejar é transitivo direto. ? incorreto, o verbo está sendo usado como transitivo direto e indireto (desejar algo a alguém).

    E) Em ?[...] de quem deseja o bem ao outro.?, o verbo desejar é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra E.

    Deseja ( o que?) bem (a quem) ao outro.

    PM/BA 2020

  • Fui direto na alternativa D, e esqueci de olhar para o objeto indireto logo em seguida... :(

  • Complemento...

    A)

    O indicativo expressa certeza : é o que desejamos àqueles que amamos.

    Perceba que é esse o sentido expresso.

    B) Formas nominais dos verbos são:

    Infinitivo ("R")

    Gerúndio (Ndo)

    Particípio (Ado/ Ido)

    C)

    Para saber se é subjuntivo realize a conjugação com o "se" ou "que" à frente ...

    que ele deseja

    se ele deseja...

    Subjuntivo!

    D) Quem deseja, deseja algo (Od) A alguém (OI)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • a- “Desejamos” é a forma do verbo “desejar” flexionada na terceira pessoa do plural do modo indicativo.

    B- desejo é uma forma nominal do verbo “desejar”.

    C- Tanto “desejam” quanto “deseja” são formas do verbo “desejar” flexionadas na terceira pessoa do presente do indicativo.

    D- Em “[...] de quem deseja o bem ao outro.”, o verbo desejar é transitivo indireto.

    E-ok

  • Erro da assertiva C é que "desejamos" está na 1ª pessoa do plural (nós).

  • Aos apressados sempre olhem pro complemento do verbo totaaalmente, pois ele pode ser BITRANSITIVO!!

  • Gabarito letra "e". O verbo "desejar" é transitivo direto e indireto - VTDI (também conhecido como verbo bitransitivo). 

    De quem deseja o bem ao outro.

    Transitivo → precisa de complemento - porque quem deseja, deseja algo (objeto direto - sem preposição) a alguém (objeto indireto - precisa de preposição).

    o bem → objeto direto, porque não tem preposição.

    ao outro → objeto indireto - "ao" é a junção da preposição "a" + artigo "o" - se tem preposição, é objeto indireto.

  • GABARITO: LETRA E

    A) “Desejamos” é a forma do verbo “desejar” flexionada na terceira pessoa do plural do subjuntivo. → incorreto, 1ª pessoa do plural do presente do indicativo (nós desejamos).

    B) “Deseja” é uma forma nominal do verbo “desejar”. → incorreto, é uma forma verbal, terceira pessoa do singular do presente do indicativo (ele/ela deseja).

    C) Tanto “desejamos” quanto “deseja” são formas do verbo “desejar” flexionadas na terceira pessoa do presente do indicativo. → incorreto, "desejamos" marca a 1ª pessoa do plural e não a terceira.

    D) Em “[...] de quem deseja o bem ao outro.”, o verbo desejar é transitivo direto. → incorreto, o verbo está sendo usado como transitivo direto e indireto (desejar algo a alguém).

    E) Em “[...] de quem deseja o bem ao outro.”, o verbo desejar é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo.

  • Em “[...] de quem deseja o bem ao outro.”, o verbo desejar é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo.

    O verbo desejar no sentido de desejar algo , alguma coisa para si mesmo ele é transitivo direto.

    O verbo desejar no sentido de desejar alguém ou alguma coisa de alguém é Transitivo indireto. justificando a frase da questão "D" : Em “[...] de quem deseja o bem ao outro.”, o verbo desejar é transitivo direto.<- aqui, errado, já que o contexto da frase é um desejo por alguém portanto VTI.

    VTI<-BI->VTD

  • GABARITO:E

    deseja o bem ao outro

    deseja algo... a alguém !

  • deseja o que? o bem; VTD

    a quem? ao outro ( esse A é a preposição ligada ao artigo de "outro") VTDI

  • Quem deseja, deseja ALGO a alguém...