SóProvas


ID
3232369
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Lei nº 8080/1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Conforme a Lei 8080/90:

    ? Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

    § 2º É vedada a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, exceto em situações emergenciais ou de calamidade pública, na área de saúde.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • → Conforme a Lei 8080/90:

    LETRA A - Art. 8º as ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade CRESCENTE.

     

    LETRA B - Art. 19 A incorporação, a exclusão ou alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do MINISTÉRIO DA SAÚDE, assessorado pela COMISSÃO NACIONAL DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS do SUS.

     

    C - CORRETA

     

    LETRA D - Art. 16 - VI A direção NACIONAL do SUS compete:

    Coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica;

     

    LETRA E - DO SUBSISTEMA DE ATENÇÃO INDÍGENA: grave que a população indígena tem os mesmos direitos que a população não indígena, com as devidas adaptações dos serviços em respeito a identidade cultural específica. O SUS, nos demais níveis de atenção, permanece de retaguarda, o financiamento é reservado à União com possibilidade de cooperação dos Estados Municípios e outras instituições. Além disso, assim como em outros grupos, o sistema é descentralizado, hierarquizado, regionalizado e é permitida a participação nos organismos colegiados de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, quando for o caso.

    VAMOS FOCAR!!

  • INCORRETA A LETRA D, POIS: Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    Parágrafo único. A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saúde, que possam escapar do controle da direção ESTADUAL do Sistema Único de Saúde (SUS) ou que representem risco de disseminação NACIONAL.

  • D) Que possam escapar do controle da direção estadual do SUS ou que representem risco de disseminação nacional.