SóProvas


ID
323245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

Compete às relações públicas tratar do processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas relativas a diversos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, erra a assertivia ao afirmar que as relações públicas tratam do processamento das informações no âmbito das funções administrativas externas relativas a diversos públicos. 

  • Seguno Margarida Kunsch, no livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, as Relações Públicas, como subsistema organizacional, não se restringem apenas à função administrativa, descrita no item, mas também desempenham a função estratégica (ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade), a função mediadora (fazer as mediações entre a organização e seus públicos) e a função política (lidar com as relações de poder e a administração de crises).
  • tou pra ver a descida de uma ordem administrativa da diretoria passar antes pelo RP para averiguação...   mas nem em sonho... 

  • A questão é muuuuito difícil, pois só com uma leitura mais apurada - e algumas pesquisas - é que percebemos o posicionamento (cretino) da banca. 

    Margarida Kunsch, em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, afirma que as relações públicas possuem, dentre outras, função administrativa, que visa atingir toda a organização com as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos e subgrupos. A autora também defende que cabe às relações públicas gerenciar o processo comunicativo dentro das organizações. 

    Já em tópico especialmente voltado para a comunicação administrativa, Kunsch alega, na mesma obra, que é ela (a comunicação, mais especificamente a administrativa) que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes "por meio de um contínuo processamento de informações". Essa última consideração, ao que parece, é a que mais se aproxima do raciocínio da banca: não seriam as relações públicas, mas sim a comunicação administrativa e todos os seus recursos os responsáveis pelo processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas relativas a diversos públicos.

    Na minha pobre opinião de concurseira mortal esfolada mentalmente pelo Cespe, dá no mesmo, já que a comunicação administrativa é coordenada, planejada e executada por ninguém menos que a área de relações públicas. É difícil crer que o gabarito tenha passado sem recurso...

    Ainda faço uma observação ao comentário de Valéria, do qual discordo, já que a questão não restringiu à função administrativa o papel das relações públicas. Para o Cespe, questão meio certa está correta, especialmente quando não há indicadores de extrapolação, exclusão ou exclusividade, todos inexistentes na questão em análise. Portanto, não creio que a justificativa da colega se enquadra nesse quesito.

    Bons estudos.

    PS: e pra quem não tem o acesso completo, o gabarito oficial é ERRADO.

  • A despeito dos comentários, pra mim essa questão está correta, ainda que seja só na teoria...

  • Discordo desse gabarito. A comunicação administrativa faz parte sim das Relações Públicas e não houve restrição na assertiva.