SóProvas


ID
3233674
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após a seleção de novos servidores para uma Universidade pública, foi realizado um processo de socialização, denominado programa de mentores, em que se utilizaram modelos de papéis para treinar e incentivar o novato.

Foi utilizada, portanto, uma prática de socialização

Alternativas
Comentários
  • Estratégias de socialização por meio de investidura e despojamento 

    Na estratégia por meio da investidura, a organização busca confirmar o perfil do novo membro, quando este é viável para seus interesses. Já na estratégia de despojamento, procura adaptar o perfil do novo membro aos interesses da organização, fazendo com que os novos membros passem por vários testes rigorosos para obter acesso às posições na estrutura da organização. 

  • Estratégias de socialização formais e informais de

    socialização 

    Quanto mais formal for a estratégia utilizada, mais o papel do novato é separado e especificado, e maior é a tensão sofrida pelo novo membro, o que vai influenciar as atitudes e valores deste. Em uma atmosfera informal, grande parte do aprendizado do novo membro necessariamente ocorre no interior das redes sociais e das tarefas que envolvem sua posição.

    Estratégias individuais e coletivas de socialização

    Na socialização coletiva, os novos membros são reunidos e processados pelas mesmas experiências, com resultados que tendem a ser relativamente parecidos. Quando um grupo é introduzido em um programa de socialização, ele pode desenvolver uma consciência coletiva, o que pode gerar comportamentos desfavoráveis, pois os indivíduos do grupo podem desenvolver interesses divergentes aos da organização. Por este motivo, algumas organizações preferem utilizar estratégias individuais

    Estratégias sequenciais e não sequenciais de socialização

    A socialização sequencial caracteriza-se por processos transitórios marcados por uma série de etapas identificáveis, abordadas dentro de uma progressão, por meio das quais um indivíduo passa a ocupar uma posição e a exercer determinado papel dentro da organização. As técnicas não sequenciais são realizadas provisoriamente e independem das relações com outras etapas anteriormente realizadas. 

    Estratégias fixas e variáveis de socialização

    As estratégias de socialização fixas proporcionam a um novo membro um conhecimento necessário para completar determinado estágio e, deste modo, o tempo de mudança é padronizado, possuindo início e fim determinados. Nas estratégias de socialização variáveis, o tempo não é padronizado, esta estratégia não tem início nem fim previamente demarcados, pois depende do desenvolvimento apresentado pelo novo membro no processo de integração

    Estratégias de socialização por competição ou por concurso

    As estratégias de socialização por competição caracterizam-se pela distribuição dos novos membros em grupos ou diferentes programas de socialização, de acordo com as habilidades e ambições de cada. Em contrapartida, as estratégias por concurso permitem uma participação e uma cooperação maior entre os indivíduos que pertencem ao mesmo grupo de avaliação. 

    Estratégias de socialização em série e isoladas  

    A estratégia de socialização em série é aquela em que funcionários já integrados à organização preparam os novos membros para assumir várias funções parecidas dentro da organização. Nas estratégias isoladas de socialização, o indivíduo é socializado ao longo de suas ações e não por uma regra determinada pela organização.