SóProvas


ID
3234586
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

O exercício da jurisdição pelo Estado busca restabelecer a ordem jurídica. Já a competência, no caso da justiça trabalhista, é a medida da jurisdição e tem como fundamento jurídico principal o art. 114 da Constituição Federal de 1988. Dessa forma, com relação à competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    art 114, CF: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:

    II- as ações que envovam exercício do direito de greve;

  • gab D.

  • Justiça do trabalho julga em razão da matéria.

    GAB D

  • Para responder a presente questão, são necessários conhecimentos sobre a competência da justiça do trabalho.


    A) Ao contrário do discorrido na assertiva, a competência no âmbito da justiça do trabalho é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro, de acordo com art. 651 da CLT.


    B) Não compete a Justiça do Trabalho julgar os direitos trabalhistas que envolvam servidores públicos do regime estatutário, sendo essa da justiça comum ou justiça federal, a depender do ente federativo a que o servidor está vinculado, o que é confirmado pela Súmula 137 do STJ.


    C) A determinação de competência decorre do critério da matéria, incorreta a assertiva.


    D) De acordo com art. 114, inciso II da Constituição, compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações que envolvam exercício do direito de greve, portanto, correta a assertiva.


    E) Inteligência do art. 114, inciso VI da Constituição, compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho, incorreta a assertiva.


    Gabarito do Professor: D


  • Greve de servidores públicos estatutários é julgada pela Justiça do Trabalho? Não. A questão territorial não determina, na essência, a competência da JT, pois de nada adianta este critério se a relação jurídica entre as partes não for de emprego ou empreitada na forma da CF. A melhor resposta dentre as alternativas é A.

  • D) Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações que envolvam o exercício do direito de greve. – CORRETO

    ► CF. Art 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: II- as ações que envolvam exercício do direito de greve;

    A) No âmbito da Justiça do Trabalho, a competência é definida em razão das pessoas, ou seja, em função da natureza da lide descrita na peça inaugural. – ERRADO

    C) A determinação de competência decorre do critério do território (ratione loci). – ERRADO

    Na Justiça do Trabalho, a competência é definida em razão da matéria, conforme se depreende do art. 114 da CF.

    B) É competência da Justiça do Trabalho julgar todos os direitos trabalhistas que envolvam servidores públicos do regime estatutário. - ERRADO

    Não compete à Justiça do Trabalho julgar causas que envolvam servidor estatutário e Poder Público, e sim à Justiça Comum.

    E) Matérias de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho, serão julgadas na Justiça Comum, e não na Justiça do Trabalho. – ERRADO

    ► CF. Art 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.

  • Na Justiça do trabalho a competência é em razão da matéria, ou seja, somente as matérias contidas no art. 114 da CRFB/88 serão apreciadas pela Justiça do Trabalho.

  • BIZU

    ESTATUTÁRIOS NÃAAAAAAAAAAAAAO

    CRIMES NÃAAAAAAAAAAAAAO

    AÇÕES CONTRA INSS NÃAAAAAAAAAO

    COBRANÇAS D EHONORARIOS DE PROFISSIONAIS LIBERAIS NÃAAAAAAAAAAAAAO!