SóProvas


ID
3234700
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pública realizou uma pesquisa de satisfação junto aos funcionários. Os resultados indicaram que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o porquê dessa situação, pois os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos).
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Teoria dos Dois Fatores - Frederick Herzberg (motivacionais e higiênicos)

    Elaborada com base em pesquisas feitas para estudar a relação entre a produtividade e a moral, que questionavam os aspectos agradáveis e desagradáveis do trabalho.

    Herzberg chegou à conclusão de que os aspectos satisfatórios estavam mais relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação),

    enquanto os aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos). 

    Quando a questão coloca estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos). Temos que ver que os fatores ai presentes são fatores higiênicos, e fatores higiênicos não gerem motivação mas apenas garantem a não insatisfação.

  • Letra: E

    Estabilidade e boas condições só garantem a não insatisfação.

  • Gab: E

    >> Teoria dos Dois Fatores - Frederick Herzberg (motivacionais e higiênicos);

    MOTIVACIONAIS: Referem-se ao contexto do cargo, geram satisfação:

    > Alcances de promoção;

    > Possibilidade de crescimento;

    > Reconhecimento;

    > Responsabilidade;

    > Realização;

    (São fatores intrínsecos).

    HIGIÊNICOS >> Referem-se ao ambiente de trabalho (é importante, mas não gera satisfação, apenas evitam insatisfação)

    > Qualidade de supervisão;

    > Salário;

    > Políticas da empresa;

    > Relações;

    (São os fatores extrínsecos, ou profiláticos).

    PS: Essa teoria me deu tanto trabalho pra assimilar #desabafo.

  • Gabarito: E

    Segundo Herzberg, estabilidade no emprego e boas condições de trabalho são fatores higiênicos e não geram MOTIVAÇÃO, apenas a NÃO INSATISFAÇÃO.

  • Eu errei nessa prova logo essa. Eu não marquei a E porque FATORES HIGIÊNICOS não tem nada haver com GARANTIR SATISFAÇÃO, mas sim GARANTIR A NÃO INSATISFAÇÃO. COMO NA ALTERNATIVA usou o termo SATISFAÇÃO, eu buguei na hora e não a marquei. O problema foi simplesmente o termo satisfação.

    Acho que seria melhor o examinador ter escrito assim: e) estabilidade e boas condições de trabalho são fatores higiênicos que garantem a não insatisfação.

    ISSO BUGA A MENTE

  • -Fatores Higiênicos (insatisfacientes): São fatores relacionados ao ambiente de trabalho, tais

    como: salário, políticas da empresa, relacionamentos interpessoais, benefícios sociais,

    segurança do ambiente de trabalho, qualidade da supervisão, condições físicas do ambiente

    de trabalho, relação com supervisores e subordinados, status, etc.

  • Gab: E

    Fatores Higiênicos quando presentes geram a não-insatisfação, porém, sua ausência gera insatisfação. São chamados insatisfacientes. Ex: salário, ambiente, benefícios...

    Fatores Motivacionais quando presentes motivam, quando ausentes não motivam. São chamados satisfacientes. Ex: conteúdo do cargo, tarefas, atividades...

    Erros, mandem mensagem :)

  • Herzberg desenvolveu uma teoria para compreender as razões da motivação e da desmotivação dos empregados. Segundo o autor, existem dois fatores:

    • Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.

    • Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo. 

    Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas não são suficientes para provocar satisfação. Em outras palavras, a presença de fatores higiênicos conduz apenas à neutralidade.

    Feita essa breve revisão, vamos ao contexto do enunciado: 

    “Os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos)”

    Estabilidade e boas condições de trabalho são fatores de higiene, ou seja, são extrínsecos e quando presentes não produzem satisfação, e sim previnem a insatisfação como podemos ver no quadro acima.

    Portanto, fica claro que a alternativa correta é a letra E. 

    Vejamos os erros das demais alternativas:

    Alternativa A. Errado. A estabilidade e boas condições de trabalho são fatores atrativos, porém são incapazes de provocar satisfação e motivação no empregado. Afinal, são fatores higiênicos., isto é, quando ausentes provocam desmotivação, porém quando presentes conduzem apenas à neutralidade.

    Alternativa B. Errado. Estabilidade e boas condições de trabalho são fatores higiênicos.

    Alternativa C. Errado. Estabilidade e boas condições de trabalho são fatores higiênicos.

    Alternativa D. Errado. A teoria dos dois fatores classifica os fatores ambientais como fatores higiênicos ou motivacionais, independentemente de serem decorrentes ou não de lei. Estabilidade e boas condições de trabalho são fatores higiênicos.

    Vamos lembrar alguns fatores motivacionais e fatores higiênicos?

    Fatores Motivacionais (conduzem à extrema satisfação no trabalho): Realização, reconhecimento, exercício de responsabilidade, possibilidade de crescimento, possibilidade de aprendizagem.

    Fatores higiênicos (fatores que conduzem a estrema insatisfação no trabalho): Supervisão, política da empresa, salários, relacionamentos interpessoais, condições físicas de trabalho, segurança.

    GABARITO: E

  • Gabarito: E

    ✅ A teoria de Herzberg defende que a motivação para o trabalho resulta de dois fatores: Fatores Higiênicos (política de empresa, vida pessoal, status, supervisão, relacionamento, remuneração, segurança, condições de trabalho) e Fatores Motivacionais (realização, reconhecimento, progresso e crescimento).

    ❌ Logo, não adianta apenas que os os funcionários tenham estabilidade e boas condições de trabalho (fatores higiênicos), pois, como visto acima, a motivação depende da conjunção desses dois fatores.

    Foi assim que cheguei na resposta, qualquer erro avisem : )

    FONTE: Material Estratégia Concursos

  • estabilidade e boas condições de trabalho são fatores higiênicos que não garantem satisfação

    é o mínimo que uma empresa pode oferecer e isso não vai motivar pq a motivação é algo interno,intimo ao ser humano, questões externas não vão ter poder sobre isso

  • Me impressionei com estou atrás dos outros estudantes.

    Ninguém pestanejou entre as alternativas D e E, embora o enunciado diga que o caso trata de uma organização pública, onde supõe-se que a estabilidade seja um pressuposto básico.

  • Gabarito:E

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

    • Fatores Motivacionais (intrínsecos): trabalho em si, realização pessoal, reconhecimento,

    progresso profissional, responsabilidade. São fatores ‘‘satisfacientes’’, pois quando são ótimos, provocam satisfação. Se não evitam a insatisfação;

    • Fatores Higiênicos:

    condição de trabalho, administração da empresa, salário, relação com supervisor, benefícios sociais. Este quando ótimo, apenas evita a insatisfação. Não elevam a satisfação.

  • GAB E

    TEORIA DOS DOIS FATORES OU BIFATORIAL DE HERZBERG

    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores ou bifatorial.

    1. Os FATORES MOTIVACIONAIS seriam aqueles relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    2. Já os FATORES HIGIÊNICOS influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

    Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalho; de dentro para fora.

    1. Presença de Fatores Motivacionais --> Satisfação
    2. Ausência de Fatores Motivacionais --> Não-Satisfação (NEUTRO)

    Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.

    1. Presença de Fatores Higiênicos --> Não-Insatisfação (NEUTRO)
    2. Ausência de Fatores Higiênicos --> Insatisfação.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • FATOR HIGIÊNICO -externo-

    Ausente? Insatisfação

    Presente? Não insatisfação.

    FATOR MOTIVACIONAL -interno-

    Ausente? não satisfação

    Presente? satisfação

    Comentários: E é sobre isso!

  • GABARITO: LETRA E

    Nos estudos de Frederick Herzberg, a TEORIA DOS DOIS FATORES aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Nesse contexto, existem dois fatores que afetavam o indivíduo:

    FATORES DE HIGIENE (EXTRÍNSECOS/INSATISFACENTES): estão relacionados às condições do ambiente em que o trabalho é realizado. São necessários para evitar/prevenir a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.

    Exemplos: higiene física, salário, benefícios sociais, tipo de chefia, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima e relacionamentos entre a organização e empregados, regulamentos internos etc.

    FATORES DE MOTIVAÇÃO (INTRÍNSECOS): associados ao conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa, seja com sentimentos positivos ou negativos dos empregados. Envolvem sentimentos de crescimento individualreconhecimento profissional autorrealização. Esses fatores podem provocar satisfação ou insatisfação, entretanto, SE NÃO EXISTEM OU NÃO SÃO RELEVADOS PELOS INDIVÍDUOS, NÃO PROVOCAM SATISFAÇÃO.

    Com base nesta breve introdução, vamos resolver as alternativas, buscando encontrar a resposta correta.

    a) A estabilidade e boas condições de trabalho podem até ser fatores atrativos para os funcionários; porém, como são fatores higiênicosnão são suficientes para provocar satisfaçãoERRADA.

    b) estabilidade e boas condições de trabalho são fatores  higiênicos que não estão sendo atendidos a contento, tendo como base a pesquisa de satisfação realizada junto aos funcionários. ERRADA.

    c) estabilidade é um fator  higiênico que não garante satisfação; boas condições de trabalho constituem um fator higiênico que não está sendo atendido a contento, tendo como base a pesquisa de satisfação realizada junto aos funcionários.ERRADA.

    d) estabilidade é  um fator higiênico, e não um fator motivacional; boas condições de trabalho constituem um fator higiênico, que não garante satisfação.ERRADA.

    e) estabilidade e boas condições de trabalho são fatores higiênicos, que não garantem satisfação.

    CORRETA. A estabilidade no emprego e os outros “mecanismos” relacionados ao contexto do trabalho do funcionário (ambiente seguro/confortável e carga de trabalho adequada) estão relacionados aos FATORES DE HIGIENE.

    Portanto, embora sejam necessários para evitar/prevenir a insatisfação, NÃO SÃO SUFICIENTES PARA PROVOCAR SATISFAÇÃO.

    FONTE: Professor Marcos André Tec Concursos