SóProvas


ID
3235699
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Garantir os direitos da pessoa idosa é dever de todos

                                                                                           

03/10/2015 06:00


      Dados do IBGE indicam que a expectativa de vida do brasileiro, que no ano 2000 girava em torno de 70 anos, passou para 75 em 2015 e deverá aproximar-se dos 79 em 2030. A previsão, portanto, é de crescimento proporcional constante dessa parcela da população, situação que exige a conscientização de todos para a garantia dos direitos da pessoa idosa. No mês em que se comemora o Dia do Idoso, o MP-PR lembra que desde a atenção e o amor da família até a implantação de políticas públicas para os idosos, a defesa de seus direitos é dever de todos. No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que abrangem todos os cidadãos, o principal instrumento legal para a proteção específica desse segmento da população é o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º. de outubro de 2000). Em seu artigo 3º, o Estatuto estabelece que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Dever de amor – Em que pese a explícita prioridade que a legislação dá para a proteção a essa parcela da população, para a promotora de Justiça Terezinha Resende Carula, da 1ª. Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos de Curitiba, o dever que os filhos têm de cuidar dos idosos da família “vem antes do dever legal”. “É dever da consciência, de solidariedade humana”, resume. No trabalho cotidiano, ela se depara com muitos casos de abandono e falta de cuidado aos idosos por parte dos próprios familiares. Diante disso, a promotora questiona, com indignação: “É possível imaginar que um filho não tenha consciência de que deve amparar o pai ou a mãe na velhice? Do ponto de vista da consciência humana, é um sentimento elementar”. E, a partir da experiência no dia a dia, declara: “O que mais espanta é a falta de amor. Quando a pessoa é chamada a cumprir a lei, é porque não cumpriu antes seu dever de amor”. A diretora do Asilo S. Vicente de Paulo, em Curitiba, Marilene Duarte, acredita que a sociedade precisa ter um olhar mais voltado para a pessoa idosa. “Vivemos numa sociedade excessivamente individualista, e o idoso acaba sofrendo muito com isso.” Ela cita especialmente o problema da solidão e do abandono. Diz que o fato de existir atualmente uma legislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é um benefício importante e que há hoje um respeito um pouco maior da sociedade em relação às pessoas mais velhas, mas ainda insuficiente (...).

    Na luta diária pelos direitos do idoso, a promotora Terezinha Carula conta que cada vitória é importante. “Quando conseguimos dar uma solução acertada a uma situação, é tão gratificante que toda a equipe tem uma festa no coração. Ganhamos o dia, o mês, o ano. Porque é muito triste quando nos deparamos com o desamor, a falta de afeto, de compromisso com a própria mãe ou pai. É triste constatar que isso existe. Daí a importância da atuação do MP como substituto processual do idoso para ampará-lo e protegê-lo quando quem deveria fazer isso antes de qualquer outro se omite”. Para a promotora, a falta de vínculo afetivo é a causa principal de grande parte das situações de abandono familiar. “Uma boa base familiar, permeada de amor, afeto, respeito e compreensão certamente levará a que dificilmente haja problemas dessa natureza”.


Texto adaptado – fonte: http://www.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=5731

Assinale a alternativa em que o termo destacado funciona como pronome relativo, ou seja, tem a função de retomar o termo antecedente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) ?Dados do IBGE indicam que a expectativa de vida do brasileiro [...]? ? conjunção integrante, equivale a "isso".

    B) ?[...] o MP-PR lembra que desde a atenção e o amor da família até a implantação de políticas públicas para os idosos [...]? ? conjunção integrante, equivale a "isso".

    C) ?[...] a promotora Terezinha Carula conta que cada vitória é importante.? ? conjunção integrante, equivale a "isso".

    D) ?[...] o Estatuto estabelece que ?é obrigação da família [...]? ? conjunção integrante, equivale a "isso".

    E) ?No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que abrangem todos os cidadãos [...]? ? pronome relativo, equivale a "os quais".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • QUE será um pronome relativo quando substituir; estabelecer relação e aparecer após um substantivo que substitui.

  • pronome relativo: substitui por os quais, se fizer sentido essa é a resposta.

  • Estou viciado em isso e a qual... Me ajudem pessoal! Quero resolver tudo assim

  • Gabarito : E.

    Apenas em "E" tem-se pronome relativo, nas outras alternativas , são Conjunções integrantes.

    Bons Estudos !!!!

  • VAMO!!! RUMO A PCRJ 2020

  • Estava vendo uma regra aqui, que diz que quando nao vir precedido de substantivo sera conjuncao integrante e quando for substantivo sera pronome relativo.

  • Apenas em "E" tem-se pronome relativo, nas outras alternativas , são Conjunções integrantes.

    Gab: E

  • Assertiva E

    No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que abrangem todos os cidadãos [...]”.

  • o   Gabarito: E.

    .

    As demais alternativas trazem o uso do "QUE" como conjunção subordinativa integrante.

    .

    Pronome Relativo

    - Retoma um substantivo ou um pronome substantivo antecedente.

    - Pode ser substituído por outro pronome relativo, como "o/os/a/as qual/is".

    - Ex: Achei o livro que você procura.

    Conjunção Subordinativa Integrante

    - Introduz uma oração subordinada substantiva.

    - É possível substituir por "ISTO".

    - Ex: Sei que serei bonito.

  • O que sempre tera funçao anaforica, ou seja,retoma o que foi dito antes

  • No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que abrangem todos os cidadãos .

    Isso abrangem todos os cidadãos .(não, então conj. integrante)

    os quais abrangem todos os cidadãos .(sim, pron. Relativo)

  • PESSOAL O QUE O NOSSO COLEGA Willian carneiroo AFIRMOU É VERÍDICO???

  • Verbo + que = conj. Int.

    Nome + que = pron. Rel.

    Lembrando que muitas coisas são geralmente, na maioria, nunca absolutamente

  • GAB E

    QUE--SUBSTITUIDO POR O QUAL

    No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que(o qual) abrangem todos os cidadãos [...]”.

  • As conjunções subordinativas subdividem-se em integrantes e adverbiais.

    1. Integrantes - Indicam que a oração subordinada por elas introduzida completa ou integra o sentido da principal, Introduzem orações que equivalem a substantivos, ou seja, as orações subordinadas substantivas. São elas: "que" e "se"

    Quero que você volte. (Quero sua volta)

    ✨Substitua o "que" pelo "isso" ou "isto".

    2. Adverbiais - indicam que a oração subordinada exerce a função de adjunto adverbial da principal de acordo com a circunstância que expressam classificam-se em:

    a) causais

    b) concessivas

    c) condicionais

    d) conformativas

    e) finais 

    f) proporcionais

    g) temporais 

    h) comparativas 

    i) consecutivas

    Pronomes Relativos 

    São aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam Introduzem as orações subordinadas adjetivas 

    O racismo é um sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros

    (afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros = oração subordinada adjetiva).

    ✨Substitua pelo "a qual" ou "o qual"

    O pronome relativo "que" refere-se à palavra "sistema" e introduz uma oração subordinada. Diz-se que a palavra "sistema" é antecedente do pronome relativo "que" O antecedente do pronome relativo pode ser o pronome demonstrativo "o", "a" "os", "as".

    Não sei o que você está querendo dizer. (não sei aquilo)

    As vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso

    Quem casa, quer casa.