SóProvas


ID
3236080
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (conhecido por FOP; termo médico: Fibrodysplasia Ossificans Progressiva) é uma doença genética rara que causa a formação de ossos no interior dos músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conectivos. Pontes de ossos "extra" se desenvolvem através das articulações (juntas do corpo) restringindo progressivamente os movimentos. [...] A FOP é causada por um alelo autossômico dominante no cromossomo 2q23-24. O alelo tem expressividade variável, mas penetrância completa.

Disponível em: https://goo.gl/HuXWpZ. Acesso em 05 jun. 2017.


Um homem, portador da FOP, casou-se com uma mulher normal. Sabe-se que os pais desse homem também possuem a FOP e que ele possui uma irmã normal. A probabilidade desse casal, vir a ter um menino normal é de:

Alternativas
Comentários
  • A doença é dominante e para ser afetado necessita de pelo menos 1 gene dominante.

    O homem é possui a doença, logo seu genótipo é A_. A mulher é normal e como a doença é dominante ela só pode ser aa. Os pais do homem são afetados e tem uma filha normal (aa), sendo assim, os pais são heterozigotos Aa. Organizando nós temos:

    PAI MÃE

    Aa------------------Aa

    Irmã Homem------------- Mulher

    aa A_ aa

    A pergunta quer saber a probabilidade de ele ter um FILHO (homem) e NORMAL.

    Bom, pra a criança ser menino a probabilidade é 1/2.

    Perceba que ainda não dá pra saber se o homem é heterozigoto ou homozigoto dominante, só sabemos que ele tem que ter PELO MENOS 1 DOMINANTE. Do cruzamento de seus pais temos as possibilidades: AA, Aa, Aa, aa. Então, excluímos a possibilidade do homem ser (aa) porque já sabemos que ele não é normal. Assim, sobram AA, Aa, Aa. Mas para o menino (filho) ser afetado o pai tem que ser heterozigoto (Aa) então temos a probabilidade 2/3 para o homem.

    Estamos considerando que o homem é Aa e já sabemos que a Mulher é aa. Desse cruzamento a possibilidade de ter uma criança normal (aa) é de 2/4.

    Beleza!!! Já achamos todas as probabilidades. Estamos na regra do E. Ou seja tudo isso tem que acontecer pois uma depende da outra. Então devemos multiplicar as probabilidades encontradas.

    menino homem heterozigoto criança normal

    1/2 x 2/3 x 2/4 = 4/24 --> 1/6.

    Espero ter ajudado!!!