SóProvas


ID
3236764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A empresa que irá administrar o estacionamento de um clube decidiu desenvolver um sistema de informação específico para isso. Apenas os sócios poderão ter acesso ao estacionamento. Assim sendo, o sócio que tiver interesse em usar o estacionamento terá de procurar o balcão da empresa para se registrar no sistema. No ato do registro, serão informados o nome do sócio e a sua matrícula no clube, além de ser gerado, automaticamente, o número do cartão de acesso ao estacionamento e a data de validade desse cartão. Cada cartão só poderá ser usado por um único sócio. Após ser cadastrado no sistema, um sócio poderá registrar os dados (placa, modelo e cor) dos veículos que ele irá estacionar. Um veículo só pode ser registrado por um único sócio. O cadastramento dos veículos é obrigatório, pois uma câmera de vídeo irá capturar os caracteres das placas para verificar se eles estão devidamente cadastrados. Caso não o estejam, a cancela que dá acesso ao estacionamento não será aberta. Após a saída de um veículo, o sistema irá registrar o período em que ele ficou no estacionamento. Esse registro irá conter a data e a hora de entrada, a data e a hora de saída, e o valor a ser pago pela estadia. No final do mês, será gerado um boleto para cada sócio que utilizou o estacionamento durante o mês em questão. O boleto terá um número de código de barra, a data de vencimento e o valor a ser pago. Quando o boleto for pago, será inserido no sistema um registro de pagamento, que irá informar o número do banco em que o boleto foi pago e a data do pagamento.


Qual diagrama de classes conceituais representa adequadamente os conceitos envolvidos no negócio descrito acima e as relações entre esses conceitos?

Alternativas
Comentários
  • Passivel de anulação pois nem todo sócio possui obrigatoriamente um cartao de acesso.

  • Gab. D certíssima!

    Na hora do cadastro já é gerado o numero do cartão, então não existe socio cadastrado sem cartão.

    O cadastramento dos veículos é obrigatório caso o proprietário não queria ser barrado, mas o sistema mantém o cadastro do sócio sem um carro a priori, como sugerido em "após seu cadastro, o socio poderá cadastrar seus veiculos".

  • Eu não entendi o relacionamento 1-1 cartão - sócio, já que só os sócios que pedirem acesso ao estacionamento terão cartão, não seria relacionamento 0..1-1?
  • Questão nula, o texto diz: "o sócio que tiver interesse em usar o estacionamento terá de procurar o balcão da empresa para se registrar no sistema". Só depois disso que o cartão é gerado. No gabarito consta que todos os sócios possuem um cartão, o que é falso.

  • "O cadastramento dos veículos é obrigatório, pois uma câmera de vídeo irá capturar os caracteres das placas para verificar se eles estão devidamente cadastrados. Caso não o estejam, a cancela que dá acesso ao estacionamento não será aberta". Com essa informação, o relacionamento entre não deveria ser obrigatória (1...*)?

  • Após ser cadastrado no sistema, um sócio poderá registrar os dados (placa, modelo e cor) dos veículos que ele irá estacionar. Um veículo só pode ser registrado por um único sócio. O cadastramento dos veículos é obrigatório, pois uma câmera de vídeo irá capturar os caracteres das placas para verificar se eles estão devidamente cadastrados.

    Pra mim isso ficou ambíguo. Afinal de contas, o cadastro do veículo é ou não obrigatório?

  • Totalmente ambígua essas regras de negócios do texto.

  • Lucas Christian Teixeira - veja bem, por obséquio, seu possível equívoco.

    "...sócio que tiver interesse em usar o estacionamento terá de procurar o balcão da empresa para se registrar no sistema. No ato do registro, serão informados o nome do sócio e a sua matrícula no clube, além de ser gerado, automaticamente, o número do cartão de acesso ao estacionamento e a data de validade desse cartão..."

    O cartão não é mandatório para todos, então, somente para os que se interessarem, e não para todos os sócios.

    Questão passível de anulação.

  • Ambígua