SóProvas


ID
3236914
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que auxilia na área  de  qualidade.  Com  relação  a  esse  assunto,  julgue  os  itens   de 77 a 80. 

A ferramenta PDCA não pode ser vista como uma estratégia de melhoria, uma vez que, após implementada, acontece de forma independente, sem necessidade de acompanhamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O CICLO DE DEMING OU PDCA

    O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do Kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.

    É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem. 

    Tendo em mente alguns princípios de qualidade enunciados por Deming, o PDCA parte da insatisfação com o status quo disseminado na cultura organizacional e pressupõe a análise de processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada. Pressupõe, assim, quatro etapas: (1) planejar a mudança (to plan), (2) implementá-la (to do), (3) verificar o resultado (to check) e (4) agir corretivamente (to act correctly). 

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • "A ferramenta PDCA não pode ser vista como uma estratégia de melhoria"

    Parei aí.

    Errado.

  • Uma das definições do ciclo PDCA é essa:

    Visa a melhoria contínua do processo, também é uma ferramenta da gestão de qualidade. 

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Questão versa sobre uma característica do ciclo PDCA, e para isso é de suma importância ter conhecimento sobre as suas etapas.

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É chamado de ciclo por uma característica bem importante: não deve ter fim, ser encerrado. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    ◼ Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    ◼ Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    ◼ Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Abreu e Lima Moreira, 2016)

    ◼ Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    GABARITO: ERRADO

    Fontes:

    RENNÓ, R. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    DE ABREU E LIMA MOREIRA, E. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da gestão da qualidade, sendo mais especificamente cobrado o ciclo PDCA.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    A ferramenta da qualidade “ciclo PDCA", também conhecido como ciclo de melhoria contínua, foi criado por Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.


    Segundo Paludo (2013), o ciclo PDCA é uma técnica simples para o controle de processos, que também pode ser utilizada para o gerenciamento contínuo das atividades de uma organização. É um método usado para controlar e melhorar as atividades de um processo. (Paludo, 2013, 157).

    Com efeito, este ciclo tem o objetivo de maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços por meio da melhoria de processos, sendo composto pelas etapas, que compõem um ciclo:

    ·         Planejamento (plan): estabelece objetivos e caminhos para alcança-los.·         Execução (Do): Executa as atividades.·         Verificação (check/control): verifica o grau de execução das atividades.·         Ação corretiva (at to corret): identifica falhas e propõe ajustes para alcançar a melhoria das atividades.

    Imagem elaborada pelo professor.


    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que a ferramenta PDCA após implementada, acontece de forma independente, sem necessidade de acompanhamento, pois o ciclo PDCA é uma estratégia que auxilia no planejamento empresarial, que acontece de forma integrada e necessita de acompanhamento.


    Nesta esteira, o modo contínuo de melhoria é provido pelo formato de ciclo das etapas, sendo que na última etapa ocorre a retroalimentação do processo. Outrossim, existe a necessidade de acompanhamento ou monitoramento do processo e esta atividade é feita na etapa verificação (check).


    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.