SóProvas


ID
3239617
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria no 1.055, de 25 de abril de 2017, prevê, ao todo, 12 (doze) ações. Algumas delas são: promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; promoção da alimentação saudável e da prevenção da obesidade infantil; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

Essa Portaria se refere ao programa do Sistema Único de Saúde, denominado

Alternativas
Comentários
  • O  (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

    O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

    O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

  • DAS AÇÕES NO ÂMBITO DO PSE

    Art. 10 O estado, o Distrito Federal e o município que aderir ao Programa Saúde na Escola deverá realizar no período do ciclo as seguintes ações:

    I. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

    II. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

    III. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

    IV. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

    V. Prevenção das violências e dos acidentes;

    VI. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

    VII. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

    VIII. Verificação e atualização da situação vacinal;

    IX. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

    X. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

    XI. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e

    XII. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.