SóProvas


ID
3240763
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O modelo institucional proposto para o SUS é ousado no que concerne à tentativa de concretizar um arranjo federativo na área da saúde e fortalecer o controle social sobre as políticas de saúde. Esse modelo pressupõe uma articulação estreita entre a atuação de: (a) _____ em cada nível de governo; (b) instâncias de negociação e decisão envolvendo a participação dos diferentes níveis gestores do sistema, a comissão intergestores tripartite e as comissões intergestores bipartites (uma por estado); (c) _____ no âmbito _____; (d) conselhos de saúde no âmbito _____.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • TEXTO CONFUSO, MANO!

  • Vc ler o texto achando que tá com sono, mas é o texto que é truncado.

  • acertei por exclusão mesmo. Entendi nada do texto

  • Texto confuso , porém após preencher as lacunas até dá para compreender com mais clareza o sentido do mesmo.

    Gabarito letra D

    -> O modelo institucional proposto para o SUS é ousado no que concerne à tentativa de concretizar um arranjo federativo na área da saúde e fortalecer o controle social sobre as políticas de saúde. Esse modelo pressupõe uma articulação estreita entre a atuação de: (a) Gestores do sistema em cada nível de governo; (b) instâncias de negociação e decisão envolvendo a participação dos diferentes níveis gestores do sistema, a comissão intergestores tripartite e as comissões intergestores bipartites (uma por estado); (c) Conselhos de representação dos secretários de saúde no âmbito nacional e estadual ; (d) conselhos de saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.

  • Na verdade a questão não foi retirada totalmente da Lei, mas desta fonte aqui:

    Conforme Matta e Pontes (2007, p. 146):

    O modelo institucional proposto para o SUS é ousado no que concerne à tentativa de concretizar um arranjo federativo na área da saúde e fortalecer o controle social sobre as políticas, de forma coerente com os princípios e diretrizes do sistema. Esse modelo pressupõe uma articulação estreita entre a atuação de:

    a) gestores do sistema em cada esfera de governo;

    b) instâncias de negociação e decisão envolvendo a participação dos gestores das diferentes esferas, a Comissão Intergestores Tripartite (no âmbito nacional) e as Comissões Intergestores Bipartites (uma por estado);

    c) conselhos de representação dos secretários de saúde no âmbito nacional (Conass e Conasems) e estadual (Cosems);

    d) conselhos de saúde de caráter participativo no âmbito nacional, estadual e municipal.

    Gab. D

    MATTA, Gustavo Corrêa; PONTES, Ana Lúcia de Moura (Orgs.). Políticas de saúde: organização e operacionalização do sistema único de saúde. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007.

  • Confuso nada! As questões dessa banca é que têm um baixíssimo nível. Parece que é feito por estagiários.