SóProvas


ID
3241633
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sobre como esta Lei em seu artigo 2º entende a pessoa com deficiência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LIVRO I

    PARTE GERAL

    TÍTULO I

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    CAPÍTULO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 2o Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • LETRA C

    PCD é aquela que tem impedimento de LONGO PRAZO de natureza FIMS

    Física

    Intelectual

    Mental

    Sensorial

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • A questão cobra o conhecimento do conceito de pessoa com deficiência, nos termos da Lei nº 13.146/2015.

    Letra A (ERRADA) - No conceito de pessoa com deficiência trazido na lei, o impedimento deve ser aquele de LONGO prazo e que impeça a sua participação plena e efetiva em igualdade de condições com as demais pessoas quando em interação com uma ou mais barreiras.

    Letra B (ERRADA) - A alternativa traz a visão do antigo modelo médico, que reconhecia a deficiência como uma doença que era constatada através de um diagnóstico clínico e deveria ser tratada. Atualmente, o modelo utilizado é o social, no qual se reconhece que a deficiência resulta da interação entre a pessoa com deficiência e as barreiras que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Hoje, a definição de quem tem ou não uma deficiência não depende tanto das características pessoais dos indivíduos, mas também, e principalmente, do modo como a sociedade onde vivem organiza seu entorno para atender à população em geral.

    Letra C (CERTA) - Esta alternativa trouxe o exato conceito previsto na lei, veja: "Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".

    Letra D (ERRADA) - A alternativa traz a visão de deficiência que era defendida pelo modelo caritativo ou institucional (anterior ao modelo social e ao modelo médico). Segundo esse modelo, a pessoa com deficiência era vista com um déficit que as colocava em uma condição de não serem capazes de levar uma vida independente, necessitando do desenvolvimento de instituições especializadas, separada daquelas destinada aos demais. Entretanto, era uma medida que acabava por segregar e excluir as pessoas com deficiência.

    GABARITO: LETRA C

  • A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sobre como esta Lei em seu artigo 2º entende a pessoa com deficiência, é correto afirmar que: Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.