SóProvas


ID
324361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

No que se refere aos acidentes de trabalho e às legislações acidentárias e de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

O trabalhador poderá fazer jus à reabilitação profissional durante o período em que permanecer em tratamento e recuperação de acidente ou moléstia ocupacional, sendo esse benefício devido em caráter facultativo, conforme dispõe o art. 90 da Lei n.º 8.213/1991.

Alternativas
Comentários

  • LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991  

    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

    Subseção II

    Da Habilitação e da Reabilitação Profissional

    Art. 90. A prestação de que trata o artigo anterior é devida em caráter obrigatório aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do órgão da Previdência Social, aos seus dependentes.

  • Acho que é facultado ao beneficiário. Mas ao Estado é obrigatório.

  • E quando for tratamento, os únicos facultativos é o tratamento cirurgico ou com transfusões de sangue. Todas outras formas de tratamento são obrigatórios.


    A questão erra ao deixar entendido que todos tratamentos são facultativos, pense bem, ninguém iria querer se tratar e iriam ficar recebendo benefícios o resto da vida de boa.

  • Lei 8213/91:

     

    Art. 89. A habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

     

    Art. 90. A prestação de que trata o artigo anterior é devida em caráter obrigatório aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do órgão da Previdência Social, aos seus dependentes.

  • Só é facultativo se tratando em Transfusão de sangue e Cirurgia.

  • Além disso reabilitação profissional não é benefício como afirma a questão, e sim um serviço da Previdência Social.

  • Esse serviço é devido em caráter obrigatório, e o segurado e o pensionista inválido devem se submeter a ele sob pena de suspensão do benefício, exceto o tratamento cirúrgico e a transfusão de sangue que são facultativos

  • A reabilitação profissional em si é obrigatória, sendo facultativo apenas as cirurgias e transfusões de sangue.

  • Facultativo: Cirurgia e Transfusão de sangue

  • GABARITO: ERRADO

    Subseção II

    Da Habilitação e da Reabilitação Profissional

    Art. 89. A habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

    Art. 90. A prestação de que trata o artigo anterior é devida em caráter obrigatório aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do órgão da Previdência Social, aos seus dependentes.

    FONTE:  LEI No 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

  • Gabarito:"Errado"

    Lei 8213/91,art. 90. A prestação de que trata o artigo anterior é devida em caráter obrigatório aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades do órgão da Previdência Social, aos seus dependentes.

    A  reabilitação profissional é obrigatória, sendo facultativo as cirurgias e transfusões de sangue.

  • A reabilitação profissional é obrigatória, sendo facultativo: cirurgias e transfusões de sangue.

  • mano já cansei desse troço tem questões que a barra dos comentários não abre e não consigo ver nem os comentários mais curtidos ,isso acontece com vcs também ?