SóProvas


ID
3243673
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            Experiências parisienses


      Rubinstein apoiou fortemente Villa-Lobos na realização de seu sonho de longa data: ir a Paris para poder, lá, dedicar-se exclusivamente a seu trabalho de composição. Para fundar o projeto em uma base realista, Rubinstein sugeriu estabelecer um plano de financiamento que foi adotado por alguns amigos de Villa-Lobos. A imprensa relatou sobre isso: “Tudo indica que é chegado o momento de encaminhar para a Europa esse formoso talento que ontem foi delirantemente aplaudido”.

      Para colocar à disposição os meios necessários, o deputado Arthur Lemos apresentou uma proposta na câmara municipal de vereadores em julho de 1922 sob o título: “Para a divulgação de nossa música no exterior”. Foram pedidos 108 contos de réis – segundo a moeda de hoje, aproximadamente, 30 mil reais – para que pudessem ser realizados, ao total, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa. Já em 1912, Nepomuceno, Oswald, Braga e Nascimento haviam encaminhado uma iniciativa semelhante para o jovem compositor, muito promissor, Glauco Velásquez. O projeto contudo, fracassou, e Velásquez morreu dois anos mais tarde.

      A fim de propagar seu objetivo, Villa-Lobos realizou uma série de oito concertos – quatro no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo –, os quais ele dedicou a algumas personalidades de destacada posição social: ao presidente Epitácio Pessoa, ao vice-presidente Estácio Coimbra, ao senador Marcílio Lacerda e ao milionário Arnaldo Guinle. [...]

      Apesar de todos os esforços, Villa-Lobos não conseguiu influenciar o ambiente no sentido intencionado. Não houve número considerável de público nem uma ressonância notável por parte da imprensa, e as personalidades importantes solicitadas também se mantiveram reservadas. O quarto concerto no Rio de Janeiro teve até mesmo de ser cancelado, já que não houve venda suficiente de ingressos. Ronald de Carvalho censurou, por conseguinte, em um artigo de jornal, a “decadência” do público no Rio de Janeiro. [...]

NEGWER, M. Villa-Lobos. O florescimento da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 141-142. (adaptado)

Sobre o terceiro parágrafo do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) em ?A fim de propagar seu objetivo?, ?a fim de? é uma locução conjuntiva ? incorreto, é uma locução prepositiva, a locução conjuntiva subordinativa final é "a fim de que".

    B) em ?ele dedicou a algumas personalidades?, ?a? é artigo definido, feminino, singular ? incorreto, é preposição (=dedicou a alguém).

    C) em ?ao senador?, teríamos, caso fosse uma senadora em vez de um senador, ?a senadora? ? incorreto, dedicou a alguém (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "senadora" (=crase ? à senadora).

    D) em ?os quais ele dedicou?, ?os quais? é pronome relativo, que tem como antecedente ?concertos? ? correto, pronome relativo retomando o substantivo "concertos".

    E) em ?de destacada posição social?, ?destacada? é substantivo ? incorreto, é um adjetivo e qualificada o substantivo "posição".

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  • Gabarito D

    A fim de propagar seu objetivo, Villa-Lobos realizou uma série de oito concertos – quatro no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo –, os quais ele dedicou a algumas personalidades [...]

    Veja que "os quais ele dedicou" retorna o termo "concertos". O que ele dedicou ? Os concertos. Temos um pronome relativo.

  • Os principais pronomes relativos são: que, o qual, cujo, quem, onde.

    SIM. "OS QUAIS", APESAR DE SEREM 2 PALAVRAS, É 1 PRONOME RELATIVO