SóProvas


ID
324397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

De acordo com dados estatísticos, os casos de LER/DORT, resultantes de fatores multicausais, são mais frequentes em trabalhadores idosos do sexo feminino.

Alternativas
Comentários
  • explicação da apostila dos professores Victor Maia e Danielle Alves:
     

    Vários serviços de atenção à saúde do trabalhador apresentam entre seu pacientes uma maior prevalência de mulheres acometidas de LER/DORT.

    Mulheres da população em geral e trabalhadoras apresentam maior número de casos de síndrome do túnel do carpo e de dor em pescoço e ombros. 

    As razões deste fato ainda não são conhecidas, podendo estar ligadas a fatores genéticos ou ao fato de as mulheres estarem mais expostas que os homens a fatores de risco dessas doenças.

    Estudo realizado mostrou que as diferenças não decorrem do fato das mulheres terem menor força muscular ou mais dificuldade no manuseio de materiais pesados.

    Segundo o estudo, enquanto em geral os homens tinham mais liberdade para escolher suas atividades ("work tasks") recebiam pagamento por produção com menor frequência que as mulheres e não realizavam trabalho monótono e repetitivo ou o faziam com menor frequência.

    As mulheres costumavam realizar o mesmo trabalho repetitivo por muitos anos e mesmo quando a ocupação tinha o mesmo nome, havia

    diferenças sutis no trabalho realizado por homens e mulheres. 

    Assim, além de levarmos em conta que as populações atendidas em serviços não representam a população geral, devemos considerar os aspectos acima levantados.