SóProvas


ID
3244045
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica rotineira de laboratório usada para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA. Sabe-se que a dupla hélice é estabilizada por ligações de hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações de hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas. Dentre as figuras abaixo, o primeiro seguimento de DNA a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reação de PCR é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme diz a questão: se A e T se ligam por 2 pontes de hidrogênio e C G por 3, fica claro que a cadeia que irá desnaturar primeiro é aquela que, inicialmente, possuir A e T.

    Por ter menor número de pontes de hidrogênio, facilita sua quebra.

  • Leonard, imagino que tenha a ver com a quantidade total de ligações fortes (C e G) e não com a fita começar com uma dupla de ligação forte ou não. Aconteceu por acaso de entre as questões do exercício, o exemplo que apresenta menos ligações C e G também foi o que começa com uma ligação A e T. Mas estou supondo, não tenho certeza.

  • Quem tem menos C/G vai desnaturar 1o

  • Quanto maior o conteúdo CG de uma molécula de DNA, maior a temperatura de desnaturação, pois esses pares são ligados por três pontes de hidrogênio, enquanto os pares AT são unidos por duas pontes de hidrogênio. Logo, quanto maior o conteúdo AT de uma molécula de DNA, menor a sua temperatura de desnaturação.

    Resumindo a questão: a alternativa correta será a que possuir mais A e T, é só contar e correr pro abraço. Logo, alternativa C