SóProvas


ID
3244165
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

África negra: os reinos sudaneses e o sistema de linhagens.

Os povos que viviam no Sael (território de savanas ao sul do Saara) eram conhecidos como sudaneses, pois essa área também era denominada Sudão (Bilad al-Sudan, que em árabe significa terra dos negros). Eram bons agricultores, plantavam mílhete (espécie de milho de grão miúdo), sorgo (cereal semelhante ao milho), arroz e cereais. Também caçavam, pescavam e criavam gado. Conheciam a m etalurgia, confeccionando pontas de lanças, enxadas e flechas com o ferro. Habitavam vilas com casas de taipa ou palha, próximas às terras cultivadas. Organizavamse em torno de linhagens e dos conselhos dos anciãos, sendo estes os responsáveis pela resolução das disputas nas aldeias.

Fonte: editoracontexto.com. br/blog/as-sociedades-africanasda-africa-ocidental-historia-e-cultura-afro-brasileira/, consultado em 25/07/2018.

Na África, diversamente das formas de organização social e política do Ocidente, criou-se um sistema de linhagens, caracterizado por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • GAB: C

    Nas sociedades de linhagem da África negra, todos os sistemas sociais baseavam se nas esferas da reciprocidade e da redistribuição, como forma de garantir a coesão, sem direcionar para o comércio, mas sim pra fortalecer as linhas de parentesco, destacando assim o ancião e o jovem produtor.

    Neste sistema social, o jovem produtor, o qual gera a riqueza para a sociedade através do trabalho e da guerra, este subordinado ao ancião de sua linhagem, pois, este impõe a ordem em todas as esferas de sua comunidade, principalmente, no quesito da distribuição dos bens. Há uma reciprocidade entre os anciões e comunidade, a fim de estabelecer uma igualdade de posição social, ocorria à relação de subordinação dos jovens, através de prestações de dons, impondo lhe lealdade e dependência.