SóProvas


ID
3244597
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando o Poder Público (União, estados e municípios) cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado e a ela atribui a titularidade e a execução de determinado serviço público, trata‐se de

Alternativas
Comentários
  • DICA SIMPLES!!

    DESCENTRALIZAÇÃO POR:

    DELEGAÇÃO/COLABORAÇÃO ~> transfere apenas execução do serviço (PESSOAS PRIVADAS) ex: Contratos, ato administrativo unilateral

    ~~> "DÊ CÊR VIÇO"

    SERVIÇO/ OUTORGA/FUNCIONAL~> titularidade do serviço + execução (SÓ PESSOA DE DIREITO PÚBLICO/PVD) EX: empresas públicas ou autarquias

    "SOF"

    #FOCOeFÉ

  • As questões da quadrix estão sendo muito chatas de responder.

    O cargo era auxiliar administrativo, provavelmente pediu no edital noções de direito administrativo, mas o que vejo essa banca pedindo, passa longe de noções, parece mais algo aprofundado.

  • A DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA é dividida em diferentes espécies:

    -DESCENTRALIZAÇÃO POR SERVIÇOS, funcional ou técnica (Caso da questão acima):

    -É a forma de descentralização que se verifica quando o Poder Público (União, Estados, DF ou Municípios) cria uma PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO e a ela atribui a titularidade e a execução de determinado serviço público.

    -É o que ocorre na criação das entidades da administração indireta, quais sejam, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas e os consórcios públicos.

    -DESCENTRALIZAÇÃO POR COLABORAÇÃO OU DELEGAÇÃO:

    -É a que se verifica quando, por meio de contrato ou ato administrativo unilateral, se transfere a execução de determinado serviço público a pessoa jurídica de direito privado, previamente existente, conservando o Poder Público a titularidade do serviço.

    -DESCENTRALIZAÇÃO GEOGRÁFICA OU TERRITORIAL:

    -É a que s e verifica quando uma entidade local, geograficamente delimitada, é dotada de personalidade jurídica própria, de direito público, com capacidade administrativa genérica.

  • Almiro Andrade, tem sido assim, os editais solicitam noções mas acontece que o assunto é bem aprofundado, hoje por exemplo os cargos de técnico e analista de tribunal não tem muita diferença no quesito dificuldade da prova, por exemplo no concursos para oficial de justiça do pará me saí melhor do que para o de técnico judiciário.

  • A Administração Pública pode atuar de forma:

    Centralizada - qd o Estado executa suas tarefas diretamente (União, Estados, DF e Municípios)

    Desconcentrada - qd há uma distribuição interna de competência através de órgãos públicos, da mesma pessoa jurídica, uns subordinados aos outros, há hierarquia. (Adm. Direta)

    Descentralizada - desempenho indireto de atividade públicas, por meio de outra Pessoa Jurídica. Na desc. adm pode ser classificado:

    Desc. por serviços, funcional, técnica ou por outorga: onde atribui sua titularidade e execução a outra PJ de dir. púb ou priv. por prazo indeterminado.

    Desc. por colaboração ou delegação: onde atribui a outra PJ apenas a execução do serv. público, mediante contrato (prazo determinado), ou por ato unilateral (prazo indeterminado)

    Desc. territorial ou geográfica: quando criado um Territorio Federal, mediante lei complementar (espécia de Autarquia territorial).

    ________________________

    Descentralização por outorga ou serviço → Transfere a titularidade do serviço público. Criação de uma nova PJ (princípio da especialidade).   ouTorga → Titularidade

                        ≠ 

    Descentralização por delegação, colaboração ou negocial → O estado, conservando a titularidade de um serviço público, opta por transferir tão somente a sua execução, e o faz por meio de um contrato, a uma pessoa jurídica de direito privado. (Concessionárias, permissionárias, de serviço público).  delegação → execução

  • LETRA A

    Descentralização por outorga ou serviço → Transfere a titularidade do serviço público. Criação de uma nova PJ (princípio da especialidade).   ouTorga → Titularidade

    Descentralização por delegação, colaboração ou negocial → O estado, conservando a titularidade de um serviço público, opta por transferir tão somente a sua execução, e o faz por meio de um contrato, a uma pessoa jurídica de direito privado. (Concessionárias, permissionárias, de serviço público).  delegação → execução

  • ela transfere a titularidade e a execução

  • A Quadrix realmente adota a posição de que é possível a transferência da titularidade do serviço publico a pessoa juridica de direito privado...

  • A questão trata sobre desconcentração e descentralização.

    Primeiramente, vamos compreender esses dois conceitos.

    A desconcentração é uma distribuição interna de atribuições. Ocorre, por exemplo, quando uma entidade cria um órgão. Percebam que aqui não há a criação de uma nova entidade (pessoa jurídica), pois o órgão faz parte da entidade que o criou. Por exemplo, a criação de secretarias dentro de um Ministério pela entidade União. Já a descentralização ocorre por meio da criação de entes da administração indireta. Nesse caso, cria-se uma entidade (pessoa jurídica). Por exemplo, ocorre quando a União cria uma Universidade Federal (autarquia).

    No caso apresentado na questão, há a criação pelo  Poder  Público  (União, estados e municípios) de  uma  pessoa  jurídica  de  direito  público  ou  privado  e  a  ela  atribui  a  titularidade  e  a  execução  de  determinado  serviço  público. Logo, trata-se de uma descentralização.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CORRETO. Trata-se de um caso de descentralização por serviços.  Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, a descentralização por serviços, funcional ou técnica “é aquela em que o ente federativo cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado (entidades da Administração Indireta) e atribui a elas a titularidade e a execução de determinado serviço público (ex.: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista)".

    B) ERRADO. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, a descentralização por colaboração é “aquela em que por meio de contrato administrativo (concessão ou permissão) ou ato administrativo unilateral (autorização) se transfere a execução de determinado serviço público a pessoa jurídica de direito privado, que já existia anteriormente, conservando o Poder Público a titularidade do serviço". Percebam que no caso do enunciado ocorreu a transferência da titularidade e não apenas da execução.

    C) ERRADO.  descentralização política. Descentralização política é aquela que ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias criadas no momento de criação da Constituição Federal e, por isso, não precisam de delegação nem de concessão do governo central. Foi o que ocorreu na criação dos entes federativos brasileiros. Percebam que não é o caso apresentado no enunciado.

    D) ERRADO. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, a descentralização territorial ou geográfica “é a que se verifica quando uma entidade local, geograficamente delimitada, é dotada de personalidade jurídica própria de direito público, com capacidade administrativa genérica".  Percebam que não é o caso apresentado no enunciado.

    E) ERRADO. Como apresentamos na introdução, o caso apresentado no enunciado é uma descentralização porque foi criado uma entidade da administração indireta.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".
  • GAB.: A

    Descentralização por serviçoexecução + titularidade

    Descentralização por colaboraçãoexecução