-
GABARITO (D)
-
Fiquei na dúvida no item "D" pois há pouco li a respeito da Adm. Púb. não ter finalidade econômica, sendo assim não esperava essa relação direta em AFO.
-
Conseguir acertar por eliminação
-
Administração financeira e orçamentária possui três objetivos distintos, que são:
> Criar valor para os acionistas: Como dito acima, o lucro é uma excelente maneira de medir a eficácia organizacional, ou seja, seu desempenho. Contudo, esse indicador está sujeito a diversas restrições, uma vez que é determinado por princípios contábeis, mas que não evidenciam a capacidade real da organização. É importante salientar também que o lucro contábil não mensura o risco inerente à atividade empresarial, pois suas projeções não levam em conta as variações no rendimento.
> Maximizar o valor de mercado: O valor de mercado é considerado um dos melhores critérios para a tomada de decisão financeira. A taxa mínima de atratividade deve representar a remuneração mínima aceitável para os acionistas diante do risco assumido. Nesse objetivo, duas variáveis são importantes de se levar em consideração: o retorno esperado e a taxa de oportunidade. O importante é a capacidade da empresa de gerar resultado, promovendo a maximização do valor de mercado de suas ações e a satisfação dos .
> Maximizar a riqueza: Como último objetivo nós temos a maximização da riqueza, ou seja, a elevação da receita obtida pelos acionistas. Esse objetivo é alcançado mediante o incremento do valor de mercado (sucede os objetivos anteriores). O alcance desse objetivo fica por conta dos investimentos em gestão, tecnologia e inovação, assim como no descobrimento de oportunidades futuras. A geração de riqueza não deve ser vista de forma isolada, mas como uma consequência determinada pelos objetivos secundários.
-
Medição do objetivo da Administração Financeira
O propósito de criar valor pode ser desmembrado em objetivos:
- Maximizar o lucro;
- Maximizar o valor de mercado da empresa;
- Maximizar a riqueza e garantir a continuidade do empreendimento.
Acrescentando que,
A criação de valor é o objetivo máximo da Administração Financeira. O conceito de criar valor é focado no acionista (proprietário). O objetivo é fazer com que o ganho dos investimentos (toda empresa é um investimento) seja superior ao seu custo de financiamento.
Em outros termos, a criação de valor ocorre quando o retorno de seus ativos é maior que o custo Total de seus passivos e patrimônio líquido. Entretanto, um ganho de investimento superior ao custo de financiamento, por si só, não indica criação de valor.
A real criação de valor só ocorre quando os ganhos superam o custo de financiamento e o custo de oportunidade (em termos de oportunidade de investimento renunciada).
Fonte: Artigo - Portal administradores
-
Administração financeira: O objetivo da empresa é a maximização da riqueza dos proprietários de capital, ou seja, a maximização do valor de mercado da empresa.
(SOBRAL, PERCI 2008)
g: D