-
Errado porque a vantagem do uso do Hélio se dá em razão da maior velocidade obtida na soldagem.
-
Acrescento também, apesar de não ter a ver com a questão, que o argônio é mais utilizado principalmente pelo fato de ter um preço mais em conta.
-
Fazendo a comparação entre a soldagem TIG com os dois gases, obtém-se melhor efeito de limpeza dos óxidos na soldagem com corrente alternada com Argônio.
-
Alumíno tem alta condutividade térmica, então o Hélio, que provê maior energia de soldagem, é mais adequado.
-
Emprego do Argônio: o emprego do gás argônio no processo TIG apresenta algumas vantagens, como uma boa estabilidade do arco; baixo consumo do gás; baixas tensões de arco; custo baixo do processo; facilidade na abertura do arco; melhor efeito de limpeza de óxidos quando usada a corrente alternada. Por ser mais pesado que o ar, o argônio forma uma eficiente cortina de proteção ao redor da poça de fusão.
Emprego do Hélio:o gás hélio empregado no processo TIG apresenta consumo alto, pois é um gás mais leve que o ar; sua densidade baixa provoca a subida do gás em turbulência, prejudicando a proteção da poça de fusão; por isso, o fluxo do hélio deve ser de 2 a 3 vezes maior que a do argônio. O hélio requer altas tensões de soldagem, o que demanda maior energia para uma mesma corrente e comprimento de arco; permite grande penetração do cordão de solda; apresenta custo alto, mas, em contrapartida, possibilita maior velocidade no caso de soldagem automática de alumínio e suas ligas. Em soldagem automática de alumínio e suas ligas, o gás hélio puro pode ser utilizado com corrente contínua e polaridade negativa.
-
em peças de alumínio usa-se argônio em corrente alternada e hélio em CC
-
As vantagens do He são maior penetração e possibilidade de maiores velocidades de soldagem