SóProvas


ID
3247135
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente de 50 anos, do sexo feminino, obesa, apresenta diabetes mellitus tipo II diagnosticado há cerca de 2 anos. Em consulta de enfermagem, refere hipotensão postural, distúrbio do sono, cefaleia, tonturas, diminuição da libido e boca seca. Enquanto o profissional realizava o histórico de enfermagem acerca dos medicamentos utilizados para diabetes, outros problemas de saúde e presença de efeitos colaterais, identificou como possível causador dos efeitos adversos dessa paciente

Alternativas
Comentários
  • Para que serve Cloridrato de metformina

    Este medicamento é um antidiabético de uso oral,que associado a uma dieta apropriada, é utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2, isoladamente ou em combinação com outros antidiabéticos orais, como por exemplo aqueles da classe das sulfonilureias.

  • CLORIDRATO DE METFORMINA

    medicamento para tratamento de diabetes TIPO 2 , não causa hiperglicemia e Não promove ganho de peso

    reduz em 29% riscos MICROVASCULARES

    COMPLICAÇÕES : acidose lática

    OBS: ela sozinha não alcança níveis glicêmicos adequados , fazer em conjunto com insulina noturna ( sulfoniluréias)

    DOSE : 500mg ou 1/2 do comprimido de 850 mg

    LEMBRANDO QUE ESSA MEDICAÇÃO PODE BENEFICIAR OS OBESOS ( IMC >30 KG/M2) NA REDUÇÃO DOS NIVEIS DE TRIGLICERIDEOS E LDL , AUMENTA TAMBEM O HDL .. PODE USAR EM PACIENTES MUITO OBESOS QUE PODEM SE BENEFICIAR COM CIRURGIA BARIÁTRICA .

  • EFEITOS ADVERSOS DO CLORIDRATO DE METFORMINA

    Hipotensão postural, hipertensão de rebote na retirada, sedação, distúrbio do sono, cefaleia, vertigens e tonturas, depressão, sinais e sintomas psicóticos, diminuição da libido, xerostomia, hepatotoxicidade, anemia hemolítica, febre.

    Alternativa B

    FONTE: CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA Nº 36. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf