SóProvas


ID
3249313
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O Egito faraônico não somente representa o primeiro reino unificado historicamente conhecido, como também a mais longa experiência humana documentada de continuidade política e cultural. Mesmo não incluindo o período greco-romano - embora os monarcas helenísticos e os imperadores de Roma tenham figurado como 'faraós' em monumentos egípcios -, a história do Antigo Egito se estende por uns dois mil e setecentos anos, de aproximadamente 3000 a.C. até 332 a.C. (...)Tal história conheceu, é verdade, fases de descentralização, anarquia e domínio estrangeiro mas, durante estes longos séculos, o Egito constituiu uma mesma entidade política reconhecível.”

CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. O Egito Antigo. Brasiliense, 6ª edição. SP. 1987. p.7

O fragmento de texto descreve, de forma resumida, sobre a longevidade histórica da civilização egípcia. Em relação às características do Egito Antigo é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D. No Egito as comunidades aldeãs ( homens livres) trabalhavam gratuitamente em obras e pagavam tributos em gênero para o Estado e para os templos.

  • A) Está errada, porque no Egito Antigo havia Escravos (Escravizados)

    B) Está errada, por conta da palavra Propriedade Privada. Eles não detinham a posse de todos os seus bens, tinham que pagar tributos ao Estado e o Templo. Em troca de sua moradia, trabalho, alimentação, proteção do Exército etc.

    C) Está errada, porque através dos tributos o estado (FARAÓ) e o Templo (Sacerdotes) conseguiam um controle sobre as terras e outras coisas. A palavra Teológica não cabe ao Egito Antigo. Pois Teologia significa Deus no Centro de tudo. Que faz parte da religião hebraica e não egípcia. Entretanto Teologia também serve para explicar de maneira geral outras religiões e deuses.

    D) Resposta correta. Porque as comunidades aldeãs ( homens livres) trabalhavam gratuitamente (explorados) para eles mesmo e para o estado, em obras, agricultura, e outras atividades. E eram obrigados a pagar tributos em gênero para o Estado e para os templos.