SóProvas


ID
325021
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Professor Lino Martins da Silva, a receita na administração pública pode ser classifcada sob os enfoques orçamentário e patrimonial. No enfoque orçamentário, tem-se as seguintes classifcações: quanto à coercitividade, quanto às entidades destinatárias do orçamento e quanto ao impacto na situação líquida patrimonial. Quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, as receitas podem ser classifcadas em:

Alternativas
Comentários
  • Receita Pública Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos não constituem obrigações correspondentes e por isto alteram a situação líquida patrimonial. É aquela proveniente das funções próprias do setor público enquanto agente arrecadador. Ex. impostos.


    Receita Pública Não-Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos não alteram a situação líquida patrimonial. As receitas não-efetivas não partem da arrecadação. Ex. operações de crédito. O ente terá obrigação de devolver o valor.

    A receita nao efeita pode se tornar efetiva.

  • RECEITAS
    QUANTO A NATUREZA: Orçamentária e Extraorçamentária QUANTO A CATEGORIA ECONÔMICA: Corrente e de Capital QUANTO A COERCITIVIDADE: Originária e Derivada QUANTO A AFETAÇÃO PATRIMONIAL: Efeitva e Não-efetiva QUANTO A REGULARIDADE: Ordinária e Extraordinária