-
C) Não deve caber aos sociólogos ou antropólogos ISSO definir açodadamente o que seja uma estrutura social.
Oração subordinada substantiva subjetiva o verbo deve obrigatoriamente permanecer no singular.
GABARITO. C
-
GABARITO: LETRA C
A) As respostas que se (aguardar) para essa questão prendem-se aos critérios a serem observados. ? o correto é "aguardam" (respostas que se aguardam/ respostas que são aguardadas).
B) A propósito dessa exata definição de estrutura com que se (afligir) os antropólogos, estamos longe de qualquer consenso. ? voz passiva sintética com sujeito paciente no plural (afligem-se os antropólogos/ os antropólogos são afligidos).
C) Não (dever) caber aos sociólogos ou antropólogos definir açodadamente o que seja uma estrutura social. ? perguntando ao verbo (o quê não deve caber? definir açodadamente o que seja uma estrutura social ? sujeito oracional, logo, verbo deve ficar no singular: ISSO não DEVE caber).
D) Àqueles que (haver) de pesquisar o funcionamento de uma sociedade recomenda-se sensatez na escolha de um critério. ? verbo "haver" empregado como auxiliar e deverá concordar com "aqueles" (o sujeito é o pronome relativo "que" e não necessariamente "àqueles", por isso, a pegadinha da FCC em relação a um possível sujeito preposicionado); àqueles que/aqueles hão de pesquisar.
E) A validação dos critérios que se (apresentar) como parâmetros aceitáveis deve receber o aval de todos os envolvidos na definição. ? pronome relativo está retomando o substantivo "critérios", observa-se pelo emprego do termo "parâmetros" no plural (que/critérios se apresentam/ são apresentados).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Letra C
Definir não deve caber aos sociólogos.
-
Letra C
Definir não deve caber aos sociólogos.
-
Sem muita delonga: se o sujeito é oracional, o v. concordará necessariamente na 3ª do singular. Esse tipo de questão é clássico na FCC.
-
Assertiva C
C
Não (dever) caber aos sociólogos ou antropólogos definir açodadamente o que seja uma estrutura social.
-
GABARITO: LETRA C
A) As respostas que se (aguardar) para essa questão prendem-se aos critérios a serem observados. → o correto é "aguardam" (respostas que se aguardam/ respostas que são aguardadas).
B) A propósito dessa exata definição de estrutura com que se (afligir) os antropólogos, estamos longe de qualquer consenso. → voz passiva sintética com sujeito paciente no plural (afligem-se os antropólogos(sujeito ) / os antropólogos são afligidos).
C) Não (dever) caber aos sociólogos ou antropólogos definir-verbo sempre no singular -(Isso ) açodadamente o que seja uma estrutura social. → perguntando ao verbo (o quê não deve caber? definir açodadamente o que seja uma estrutura social → sujeito oracional, logo, verbo deve ficar no singular: ISSO não DEVE caber).
D) Àqueles que (haver) de pesquisar o funcionamento de uma sociedade recomenda-se sensatez na escolha de um critério. → verbo "haver" empregado como auxiliar e deverá concordar com "aqueles" (o sujeito é o pronome relativo "que" e não necessariamente "àqueles", por isso, a pegadinha da FCC em relação a um possível sujeito preposicionado); àqueles que/aqueles hão de pesquisar.
E) A validação dos critérios que se (apresentar) como parâmetros aceitáveis deve receber o aval de todos os envolvidos na definição. → pronome relativo está retomando o substantivo "critérios", observa-se pelo emprego do termo "parâmetros" no plural (que/critérios se apresentam/ são apresentados)
-
Qual o intuito de copiar o comentário do coleguinha???
-
-
Tava na dúvida entre a "B" e a "C", porém, me atentei, na letra "C", à preposição "com" antes do "que", logo, o pronome relativo "que" não pode ser sujeito, o qual rege a concordância do verbo. Então, percebi que o sujeito era "antropólogos"
-
Letra C
Letra A – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “se aguardam”, para que haja concordância com “respostas”
Letra B – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “se afligem”, para que haja concordância com “antropólogos”.
Letra C – CERTA – Deve-se empregar a forma singular “deve”, para que haja concordância com o sujeito oracional “definir açodadamente...”.
Letra D – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “hão” ou “haverão”, para que haja concordância com “Aqueles”.
Letra E – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “se apresentam”, para que haja concordância com “critérios”.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-trf3-analista-judiciario-portugues/
-
Sempre que o sujeito for oracional o verbo estará no singular.
Definir açodadamente o que seja uma estrutura social não deve cabe aos sociólogos ou antropólogos.
G: C
-
Tornar a cola colorida, Jéssica Santos!
kkkkkkkkkkkkkkk
-
Na letra D, ainda que fique esquisito, deve-se colocar "hão" ou "haverão".
-
QUANDO USAR HAVERÃO?
A forma conjugada haverão deverá ser usada apenas quando o verbo haver se apresenta como verbo auxiliar, com sentido equivalente ao verbo ter. Essa forma verbal tem uma utilização muito reduzida.
Como verbo auxiliar, o verbo haver pode ser conjugado em todas as pessoas verbais. Atua como verbo auxiliar em construções com a preposição de e na formação dos tempos compostos.
EXEMPLOS:
Ele ainda haverá de mudar de opinião.
Eles ainda haverão de mudar de opinião.
Ela ainda não haverá concluído o trabalho amanhã.
Elas ainda não haverão concluído o trabalho amanhã.
Fonte: duvidas.dicio.com.br
-
FUI PELA OBSERVAÇÃO QUE A PALAVRA VEM ANTES DOS SUJEITOS DA FRASE ENTÃO, PODE CONCORDAR SÓ COM UM DELES.
-
errei por nao entender bem o comando da questao.. poutzz
-
A redação das questões da FCC são péssimas
-
A) AS RESPOSTAS que se (AGUARDAM) para essa questão prendem-se aos critérios a serem observados. (Plural)
B) A propósito dessa exata definição de estrutura com que se (AFLIGEM) OS ANTROPÓLOGOS, estamos longe de qualquer consenso. (Plural)
C) Não (DEVER) caber aos sociólogos ou antropólogos definir açodadamente o que seja uma estrutura social. (Singular) - (“Sujeito Oracional” ISSO + não deve caber = Fica no singular)
D) ÀQUELES que (HÃO) de pesquisar o funcionamento de uma sociedade recomenda-se sensatez na escolha de um critério. (Plural)
E) A validação dos CRITÉRIOS que se (APRESENTAM) como parâmetros aceitáveis deve receber o aval de todos os envolvidos na definição. (Plural)