SóProvas


ID
3250714
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          [Como se estrutura uma sociedade?]


      A pergunta formulada acima é uma constância da história social. Alguns antropólogos têm afirmado que a estrutura social é a rede de todas as relações de pessoa-a-pessoa, numa dada sociedade. Mas tal definição é por demais ampla. Não estabelece distinção entre os elementos efêmeros e os mais persistentes na atividade social, e torna quase impossível distinguir a noção de estrutura de uma sociedade da totalidade da própria sociedade.

      No extremo oposto, está a noção de estrutura social compreendendo, somente, as relações entre os grupos principais na sociedade, que persistem por muitas gerações, mas exclui outros como a família, que se dissolve de uma geração para outra. Essa definição é limitada demais.

      Uma terceira noção de estrutura social enfatiza não tanto as relações reais entre pessoas ou grupos, mas as relações esperadas ou mesmo as relações ideais. De acordo com esse ponto de vista, o que realmente dá à sociedade sua forma e permite a seus membros exercerem suas atividades são as expectativas ou mesmo as crenças idealizadas do que está feito, ou do que deverá ser feito pelos outros membros. Não falta quem veja tal formulação como bastante insatisfatória.

      Em vez de respostas prontas à pergunta aqui tratada, será preciso sempre reconhecer que a validade de qualquer uma delas estará presa à validação do critério que a sustenta.

(Adaptado de: FIRTH, Raymond. In: VV.AA. Homem e sociedade. Trad. Amadeu José Duarte Lanna. São Paulo: Nacional, 1975, p. 35-36)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para integrar corretamente a frase:

Alternativas
Comentários
  • C) Não deve caber aos sociólogos ou antropólogos ISSO definir açodadamente o que seja uma estrutura social.

    Oração subordinada substantiva subjetiva o verbo deve obrigatoriamente permanecer no singular.

    GABARITO. C

  • GABARITO: LETRA C

    A) As respostas que se (aguardar) para essa questão prendem-se aos critérios a serem observados. ? o correto é "aguardam" (respostas que se aguardam/ respostas que são aguardadas).

    B) A propósito dessa exata definição de estrutura com que se (afligir) os antropólogos, estamos longe de qualquer consenso. ? voz passiva sintética com sujeito paciente no plural (afligem-se os antropólogos/ os antropólogos são afligidos).

    C) Não (dever) caber aos sociólogos ou antropólogos definir açodadamente o que seja uma estrutura social. ? perguntando ao verbo (o quê não deve caber? definir açodadamente o que seja uma estrutura social ? sujeito oracional, logo, verbo deve ficar no singular: ISSO não DEVE caber).

    D) Àqueles que (haver) de pesquisar o funcionamento de uma sociedade recomenda-se sensatez na escolha de um critério. ? verbo "haver" empregado como auxiliar e deverá concordar com "aqueles" (o sujeito é o pronome relativo "que" e não necessariamente "àqueles", por isso, a pegadinha da FCC em relação a um possível sujeito preposicionado); àqueles que/aqueles hão de pesquisar.

    E) A validação dos critérios que se (apresentar) como parâmetros aceitáveis deve receber o aval de todos os envolvidos na definição. ? pronome relativo está retomando o substantivo "critérios", observa-se pelo emprego do termo "parâmetros" no plural (que/critérios se apresentam/ são apresentados).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra C

    Definir não deve caber aos sociólogos.

  • Letra C

    Definir não deve caber aos sociólogos.

  • Sem muita delonga: se o sujeito é oracional, o v. concordará necessariamente na 3ª do singular. Esse tipo de questão é clássico na FCC.

  • Assertiva C

    C

    Não (dever) caber aos sociólogos ou antropólogos definir açodadamente o que seja uma estrutura social.

  • GABARITO: LETRA C

    A) As respostas que se (aguardar) para essa questão prendem-se aos critérios a serem observados. → o correto é "aguardam" (respostas que se aguardam/ respostas que são aguardadas).

    B) A propósito dessa exata definição de estrutura com que se (afligir) os antropólogos, estamos longe de qualquer consenso. → voz passiva sintética com sujeito paciente no plural (afligem-se os antropólogos(sujeito ) / os antropólogos são afligidos).

    C) Não (dever) caber aos sociólogos ou antropólogos definir-verbo sempre no singular -(Isso ) açodadamente o que seja uma estrutura social. → perguntando ao verbo (o quê não deve caber? definir açodadamente o que seja uma estrutura social → sujeito oracional, logo, verbo deve ficar no singular: ISSO não DEVE caber).

    D) Àqueles que (haver) de pesquisar o funcionamento de uma sociedade recomenda-se sensatez na escolha de um critério. → verbo "haver" empregado como auxiliar e deverá concordar com "aqueles" (o sujeito é o pronome relativo "que" e não necessariamente "àqueles", por isso, a pegadinha da FCC em relação a um possível sujeito preposicionado); àqueles que/aqueles hão de pesquisar.

    E) A validação dos critérios que se (apresentar) como parâmetros aceitáveis deve receber o aval de todos os envolvidos na definição. → pronome relativo está retomando o substantivo "critérios", observa-se pelo emprego do termo "parâmetros" no plural (que/critérios se apresentam/ são apresentados)

  • Qual o intuito de copiar o comentário do coleguinha???

  • Tava na dúvida entre a "B" e a "C", porém, me atentei, na letra "C", à preposição "com" antes do "que", logo, o pronome relativo "que" não pode ser sujeito, o qual rege a concordância do verbo. Então, percebi que o sujeito era "antropólogos"

  • Letra C

    Letra A – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “se aguardam”, para que haja concordância com “respostas”

    Letra B – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “se afligem”, para que haja concordância com “antropólogos”.

    Letra C – CERTA – Deve-se empregar a forma singular “deve”, para que haja concordância com o sujeito oracional “definir açodadamente...”.

    Letra D – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “hão” ou “haverão”, para que haja concordância com “Aqueles”.

    Letra E – ERRADA – Deve-se empregar a forma plural “se apresentam”, para que haja concordância com “critérios”.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-trf3-analista-judiciario-portugues/

  • Sempre que o sujeito for oracional o verbo estará no singular.

    Definir açodadamente o que seja uma estrutura social não deve cabe aos sociólogos ou antropólogos.

    G: C

  • Tornar a cola colorida, Jéssica Santos!

    kkkkkkkkkkkkkkk

  • Na letra D, ainda que fique esquisito, deve-se colocar "hão" ou "haverão".

  • QUANDO USAR HAVERÃO?

    A forma conjugada haverão deverá ser usada apenas quando o verbo haver se apresenta como verbo auxiliar, com sentido equivalente ao verbo ter. Essa forma verbal tem uma utilização muito reduzida.

    Como verbo auxiliar, o verbo haver pode ser conjugado em todas as pessoas verbais. Atua como verbo auxiliar em construções com a preposição de e na formação dos tempos compostos.

    EXEMPLOS:

    Ele ainda haverá de mudar de opinião.

    Eles ainda haverão de mudar de opinião.

    Ela ainda não haverá concluído o trabalho amanhã.

    Elas ainda não haverão concluído o trabalho amanhã.

    Fonte: duvidas.dicio.com.br

  • FUI PELA OBSERVAÇÃO QUE A PALAVRA VEM ANTES DOS SUJEITOS DA FRASE ENTÃO, PODE CONCORDAR SÓ COM UM DELES.

  • errei por nao entender bem o comando da questao.. poutzz

  • A redação das questões da FCC são péssimas

  • A) AS RESPOSTAS que se (AGUARDAM) para essa questão prendem-se aos critérios a serem observados. (Plural)

    B) A propósito dessa exata definição de estrutura com que se (AFLIGEM) OS ANTROPÓLOGOS, estamos longe de qualquer consenso. (Plural)

    C) Não (DEVER) caber aos sociólogos ou antropólogos definir açodadamente o que seja uma estrutura social. (Singular) - (“Sujeito Oracional” ISSO + não deve caber = Fica no singular)

    D) ÀQUELES que (HÃO) de pesquisar o funcionamento de uma sociedade recomenda-se sensatez na escolha de um critério. (Plural)

    E) A validação dos CRITÉRIOS que se (APRESENTAM) como parâmetros aceitáveis deve receber o aval de todos os envolvidos na definição. (Plural)