-
GABARITO: LETRA C
? Além da beleza das formas e cores, há algo de simbólico nessas inscrições corporais ? temos uma ideia de soma, procuramos uma alternativa em que esse sentido esteja mantido:
A) Nessas inscrições corporais, a despeito da beleza das formas e cores, ocorre-lhes algum simbolismo. ? temos uma locução prepositiva que equivale a "apesar de", o sentido é de concessão e não de soma/adição.
B) Em tais inscrições corporais o simbolismo desperta-lhes igualmente a beleza das formas e cores simbólicas. ? ausência da vírgula para separar adjunto adverbial de longa extensão e também mudança de sentido, visto que, originalmente, algo é que é simbólico, nessa alteração as formas e as cores é que forma consideradas simbólicas.
C) Algo de simbólico se revela, além das belas formas e cores, nessas inscrições corporais. ? correto, sentido de adição/soma mantido e nenhum erro gramatical.
D) Essas formas simbólicas, em cujas há cores e beleza, apresentam-se como inscrições corporais. ? pronome "cujas" empregado incorretamente, pois não temos o sentido de posse que o pronome traz.
E) O simbólico dessas inscrições corporais manifesta-se para muito além das formas e cores que houverem. ? verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado, o correto é "houve".
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Letra C
Termo deslocado, com duas vírgulas, concordância adequada.
-
Nesse caso, isolando o Adjetivo Qualificativo.
-
ocorre algo
-
Além da beleza das formas e cores, há algo de simbólico nessas inscrições corporais → temos uma ideia de soma, procuramos uma alternativa em que esse sentido esteja mantido:
A) Nessas inscrições corporais, a despeito da beleza das formas e cores, ocorre-lhes algum simbolismo. → temos uma locução prepositiva que equivale a "apesar de", o sentido é de concessão e não de soma/adição.
B) Em tais inscrições corporais o simbolismo desperta-lhes igualmente a beleza das formas e cores simbólicas. → ausência da vírgula para separar adjunto adverbial de longa extensão e também mudança de sentido, visto que, originalmente, algo é que é simbólico, nessa alteração as formas e as cores é que forma consideradas simbólicas.
C) Algo de simbólico se revela, além das belas formas e cores, nessas inscrições corporais. → correto, sentido de adição/soma mantido e nenhum erro gramatical.
D) Essas formas simbólicas, em cujas há cores e beleza, apresentam-se como inscrições corporais. → pronome "cujas" empregado incorretamente, pois não temos o sentido de posse que o pronome traz.
E) O simbólico dessas inscrições corporais manifesta-se para muito além das formas e cores que houverem. → verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado, o correto é "houve".
-
-
Letra C
Letra A – ERRADA – A ideia original de adição é prejudicada na reescrita proposta, pois a locução “a despeito de” expressa oposição concessiva.
Letra B – ERRADA – A ideia original de adição é prejudicada na reescrita proposta, pois o advérbio “igualmente” expressa uma equivalência.
Letra C – CERTA - Termo deslocado, com duas vírgulas, concordância adequada.
Letra D – ERRADA – O emprego do pronome “cujas” é equivocado, uma vez que este necessariamente precisa estar posicionado entre dois substantivos, o que não é o caso.
Letra E – ERRADA – Deve-se empregar a forma singular “houver”, já que este, no sentido de “existir”, é impessoal, flexionando-se unicamente na 3a pessoa do singular.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-trf3-analista-judiciario-portugues/
-
AVANTE !!!!