SóProvas


ID
3250993
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O uso dos instrumentos técnico-operativos no cotidiano da assistência e desenvolvimento social permite a operacionalização da ação profissional. Tais instrumentos deverão possibilitar ao profissional ter uma visão mais clara da situação estudada, de tal modo que ele possa estabelecer relações com sujeitos históricos, que vivem situações concretas, construídas socialmente. Nesse sentido, os relatórios

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Há um documento específico (RELATÓRIO SOCIAL) que é elaborado pelo assistente social e que traduz a apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo. No sistema judiciário, seu uso, que é muito comum no trabalho junto às Varas da Infância e da Juventude, se dá com a finalidade de informar, esclarecer, subsidiar e documentar um auto processual relacionado a alguma medida protetiva ou socioeducativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, ou enquanto parte de registros a serem utilizados para a elaboração de outros documentos de competência do assistente social. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A

    correspondem a um documento burocrático, utilizado pelo profissional com o fim específico de informar ou encaminhar julgamentos acerca do fenômeno ou fato investigado.

    B

    são a apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social enquanto objeto de intervenção profissional.

    C

    constituem um documento elaborado de maneira simples, uma vez que se presta a informar dados observados acerca de indivíduos ou fatos.

    D

    compreendem um conjunto de documentos relativos ao fenômeno ou fato investigado, sem, no entanto, conter qualquer análise da situação por parte do profissional.

    E

    dispensam a utilização de um roteiro previamente definido e estruturado em função de sua informalidade

  • "O relatório social, por sua vez, apresenta de maneira descritiva e interpretativa o registro de uma ou mais entrevistas, iniciais ou de acompanhamento. Esse documento também pode ser mais detalhado, dando conta de uma entrevista aprofundada, de maneira a registrar os aspectos do caso pertinentes à área de atuação do Serviço Social.

    Fonte: Instruções sociais de processos, sentenças e decisões-Eunice Teresinha Fávero

    GABARITO: B

    SIGA MEU INSTAGRAM: @profalucianafarias