-
GABARITO: LETRA D
Valor primário e valor secundário dos documentos
• valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
• valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
FELIZ NATAL
-
O valor primário refere-se ao valor que o documento apresenta para a consecução dos fins explícitos a que se propõe (verdadeiro)
Os documentos com valor administrativo envolvem direitos a curto ou longo prazo (falso, são os documentos com valor legal ou jurídico)
O valor secundário pode apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico (falso, estes são de valor primário. Os documentos de valor secundário possuem valor histórico e documental, probatório e informativo, são fontes de pesquisa e informação).
Gabarito letra D
-
Corrente- valor primario -Mais novos e mais utilizados
Intermediaria- valor primario- Menos utilizados não necessita esta junto instituição,aguarda eliminiação ou guarda permanente
Permanente – valor secundario- Importância historica , não elimina , disponibiliza para sociedade forma definitiva
-
No valor primário apresenta: valor administrativo, fiscal ou jurídico
-
Gabarito: D.
► Valor primário dos documentos de arquivo → refere-se ao seu valor como possibilidade de apoio às atividades do dia-a-dia organizacional. Está ligado diretamente à utilidade imediata para a qual os documentos foram criados e, por isso, possuem valor transitório.
- Valor administrativo → Valor que um documento possui para a atividade administrativa de uma unidade produtora, na medida em que informa, fundamenta ou prova seus atos.
- Valor legal → Valor que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito.
- Valor fiscal → Valor atribuído a documentos ou arquivos para comprovação de operações financeiras ou fiscais.
► Valor secundário dos documentos de arquivo → refere-se ao seu valor histórico, servindo como fonte de informações de pesquisa, tendo caráter permanente. O DBTA define como Valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido. O próprio DBTA ainda define valor permanente como Valor probatório ou informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também chamado de valor arquivístico ou valor histórico.
- Valor probatório → Valor intrínseco (em razão do seu conteúdo, circunstâncias de produção, assinaturas ou selos) que permite a um documento de arquivo servir de prova legal.
- Valor informativo → Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.
-
a>O valor primário refere-se ao valor que o documento apresenta para a consecução dos fins explícitos a que se propõe.
b>Os docuimentos administrativos envolvem direitos a curto e medio prazo
c>valor secundário: cultural, histórico..
-
Os documentos com valor administrativo envolvem direitos a curto ou longo prazo.
A pergunta é que longo prazo seria esse? 10 anos, 15 anos e até 50, tem arquivos que ficam até 50 anos juntado o tempo no arquivo corrente e intermediário. Só que a banca considerou longo prazo como permanente.
Questões assim deveriam ser evitadas.
-
O valor primário refere-se ao valor que o documento apresenta para a consecução dos fins explícitos a que se propõe. (VERDADEIRO)
Os documentos com valor administrativo envolvem direitos a curto ou longo prazo. (FALSO)
O valor secundário pode apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. (VALOR HISTORICO E/OU CULTURAL) (FALSO)
-
ARQUIVOS CORRENTES E INTERMEDIÁRIOS (VALOR PRIMÁRIO)
*ADMINISTRATIVO
*FISCAL
*LEGAL
ARQUIVOS PERMANENTES (VALOR SECUNDÁRIO)
*HISTÓRICO
*CULTURAL
*PROBATÓRIO
*INFORMATIVO
-
VALOR PRIMARIO > ADMINISTRATIVO FISCAL LEGAL JURIDICO
SECUNDARIO HISTORICO CULTURAL PROBATORIO E INFORMATIVO
ACHO Q O ERRO ESTÁ EM CURTO E LONGO PRAZO > SERIA CURTO E MEDIO PRAZO
LONGO PRAZO ACHO Q SERIA O PERMANENTE...
-
Gabarito: D
-
Vamos analisar os itens um por vez:
I) O valor primário do documento é a sua própria razão de existir, é a sua função administrativa, jurídica, legal, fiscal, etc. Correto.
II) Os documentos com valor administrativo
envolvem direitos a curto ou médio prazo. Os documentos que envolvem direitos a longo prazo são os permanentes. Correto.
III) O valor secundário pode apresentar valor histórico ou informativo. Errado.
Portanto a sequência correta é certo, certo e errado.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
os comentários desse professor são ridículos, mais fácil entender pelos comentários dos alunos. eu hein
-
sobre o comentário do professor , o qc já informa o gabarito , o prof precisa comentar as alternativas, ainda bem que a garela .
-
Pra se considerar a assertiva II como verdadeira deve-se ter referências de prazo na tabela de temporalidade, coisa que não tem. Cabe um recurso aí
-
Esse "professor" não sabe comentar as questões, não usa a descrição q está na questão e o app do gran ainda impede que a gente clique em "não gostei"
-
acredito que aqui não seja um espaço adequado para pessoas virem fazer marketing político. Antes que eu me esqueça aos olhos do atual governo , os servidores são parasitas e é necessário cortar concursos públicos. lamentável!!!
-
O comentário foi deveras esclarecedor , KKK
-
parem com esses gabaritos "comentados" que apenas repetem o gabarito, ou então parem de anunciar que a plataforma contém gabarito comentado