SóProvas


ID
3253324
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A Anemia intensa macrocítica e normocrômica (CHCM normal), com anisocitose e baixa contagem de reticulócitos, apresenta correlação com

Alternativas
Comentários
  • A anisocitose é uma variação no tamanho das células. Pode se apresentar com microcitose ou macrocitose. 

    Macrocitose – fenômeno com células de VCM acima de 100fl ou mais de 9µm de diâmetro. Os eritrócitos com macrocitose são chamados de macrócitos, que podem ser arredondados ou ovais (macro-ovalócitos). Pode ser decorrente de reticulocitose, uma vez que são maiores que as hemácias maduras. A contagem de reticulócitos, se elevada, pode sugerir hemólise ou sangramento recente. Se a contagem de reticulócitos não estiver elevada, a macrocitose pode ser por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, predominando nesses casos os macro-ovalócitos. Outras causas podem ser doenças endócrinas (hipotireoidismo), doenças hepáticas, distúrbios da medula óssea, especialmente insuficiência medular, excesso de ingestão de álcool e alguns medicamentos. 

    fonte: estratégia concursos

  • As anemias ferropênicas, sideroblásticas e talassemias, normalmente cursam com microcitose (VCM reduzido).

    - A característica da anemia por def de B12, é macrocitose / normocromia pois há bloqueio na síntese de DNA (levando à defeito na multip ou maturação celular, enquando a síntese de RNA não está comprometida). Logo, os eritrócitos apresentam-se com o aspecto MEGAloBlástico (mega= grande/ blastico- blasto, lembram céls jovens), remetendo ao VCM aumentado > 100fL.

    Quanto aos reticulócitos, na anemia por B12 estão reduzidos, e na anemia hemolítica elevados. Portanto, gab letra b.