A. INCORRETA - A anomalia com núcleos cerebriforme é a Síndrome de Sézary
Alder-Reilly: Granulações gigantes, azurófilas, encontradas especialmente nos neutrófilos associados a outros defeitos hereditários. Pode se manifestar em granulócitos, monócitos e linfócitos ou atingir somente um tipo de leucócito.
B. INCORRETA - Não é essa a característica da LLC. Aqui está descrita uma característica da tricoleucemia
C. INCORRETA
Células de Sézary – células de Sézary são células mononucleares com um núcleo cerebriforme. Uma contagem ≥1000 de células de Sézary é um critério de diagnóstico para a síndrome de Sézary
Granulações grosseiras ou tóxicas: São grânulos azurófilos que se mantêm no citoplasma dos neutrófilos por um estímulo à granulocitopoese durante processos infecciosos persistentes.
D. CORRETA
Pelger-Hüet: Caracteriza-se pela falência no desenvolvimento dos clones normais das células da série granulocítica, levando a hipossegmentação neutrofílica, sem envolvimento funcional da célula. Os neutrófilos apresentam-se na periferia sob a forma de bastões ou com discreta segmentação. É típica também nos eosinófilos. Esta anomalia pode também ser adquirida como uma reação idiossincrática a drogas, em alguns pacientes com leucemia, ou como reações mielodisplásicas, denominada pseudo-Pelger-Hüet.
E. INCORRETA.
Nas leucemias e linfomas de células T do adulto o número de leucócitos geralmente está normal ou aumentado no sangue periférico, onde também são observadas células leucêmicas chamadas "flower cells", identificadas pelo aspecto lobulado do núcleo e cromatina nuclear grosseira, achado que a diferencia do núcleo convoluto do linfoma linfoblástico.
Tricoleucemia: ricoleucemia, Leucemia de células cabeludas ou Leucemia de células pilosas é uma neoplasia de que tem características projeções citoplasmáticas sendo chamadas de células cabeludas ou, do inglês, "Hair Cells". Esta é geralmente classificada como um sub-tipo de . Não é uma doença comum, representando cerca de 2% de todas as .
Originalmente conhecida como leucemia histiocítica, reticulose maligna, ou mielofibrose linfóide em publicações antes de , esta doença foi formalmente nomeada como leucemia reticuloendoteliose por Bertha Bouroncle e seus colegas da Universidade de Ohio (Ohio State University College of Medicine) em
OUTRAS ALTERAÇÕES DE GRANULÓCITOS
May-Hegglin: Corpúsculo azulado de inclusão citoplasmática, isolado, tipo Döhle, associado a plaquetas gigantes e trombocitopenia.
Chediak-Higashi: Distúrbio raro que cursa com albinismo óculo-cutâneo, fotofobia, infecções piogênicas freqüentes e a presença de grandes corpúsculos de inclusão eosinofílicos (lisossomas gigantes) na maioria dos granulócitos, nos quais há comprometimento da função e neutropenia, resultando em sobrevida curta ao paciente.