SóProvas


ID
3253525
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) constitui a principal causa de morte no mundo, com significativo impacto nas taxas de morbidade. Sobre a PAC, analise as afirmativas abaixo.

1) No Brasil, houve uma redução significativa das taxas de mortalidade por infecções do trato respiratório. Dentre as pneumonias, a PAC persiste como a de maior impacto e é a primeira causa de mortalidade no nosso meio.
2) A radiografia de tórax, em associação com a anamnese e o exame físico, faz parte da tríade propedêutica clássica para PAC, sendo recomendada sua realização de rotina, quando disponível, nas incidências póstero-anterior e perfil.
3) No tratamento ambulatorial da PAC, o antibiótico, inicialmente, é definido de forma empírica pela impossibilidade da obtenção de resultados microbiológicos imediatos. Na escolha do antibiótico, deve ser considerado: o patógeno mais provável no local de aquisição da doença, os fatores de riscos individuais, e a presença de doenças e de fatores epidemiológicos.
4) A terapia com dois antibióticos deve ser recomendada para pacientes com PAC grave com indicação de admissão em UTI, por reduzir a mortalidade. A administração dos antibióticos deve ser feita por via endovenosa e o mais precocemente possível.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo: Pneumonia adquirida na comunidade: os desafios da realidade brasileira

     

    A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a maior causa de morbidade, hospitalização e mortalidade em todo o mundo e representa um desafio diagnóstico e de tratamento.(1) Excetuando-se as causas relacionadas a gestação, parto e puerpério, a PAC constitui-se na principal causa de internação no Brasil no Sistema Único de Saúde. Em 2017, ocorreram 598.668 internações e 52.776 óbitos por PAC em nosso país.(2) Apesar de ser uma afecção das mais frequentes, há poucos estudos nacionais em relação à PAC, sejam eles clínicos ou epidemiológicos.

     

    http://www.jornaldepneumologia.com.br/detalhe_artigo.asp?id=2817

  • A pneumonia adquirida na comunidade desenvolve-se em indivíduos com pouco ou nenhum contato com instituições ou ambientes médicos. Os patógenos mais comumente identificados são Streptococcus pneumoniaeHaemophilus influenzae, bactérias atípicas (i.e., Chlamydia pneumoniaeMycoplasma pneumoniae e Legionella sp) e vírus. Os sinais e sintomas compreendem febre, tosse, produção de escarro, dispneia, taquipneia e taquicardia. O diagnóstico baseia-se na apresentação clínica e em radiografia de tórax. O tratamento é com antibióticos escolhidos empiricamente. O prognóstico é excelente para os pacientes relativamente jovens e/ou para os indivíduos sadios, mas muitas pneumonias, em especial quando causadas por S. pneumoniae, Legionella, Staphylococcus aureus e vírus influenza, são graves ou mesmo fatais para pacientes mais idosos e mais enfermos

    Fonte: msd