ONCOLOGIA
MANUAL DE BASES TÉCNICAS - Ministério da Sáude
a) A quimioterapia para controle temporário de doença está indicada para hemopatias malignas de evolução crônica, que permitem longa sobrevida (meses ou anos), mas SEM possibilidade de cura, obtendo-se, ou não, o aumento da sobrevida global do doente. Geralmente é de administração mais oral do que injetável, pode ser cíclica ou contínua, tem duração média a longa. (ERRADO)
b) Na quimioterpia adjuvante a administração é ORAL ou VENOSA, define-se como adjuvante a QT indicada após tratamento cirúrgico curativo, quando o doente não apresenta qualquer evidência de neoplasia maligna detectável pelo exame físico e exames complementares indicados para o caso. (ERRADO)
c) Radioterapia Paliativa o tratamento local do tumor primário ou de metástase(s), sem influenciar a taxa da sobrevida global do doente. Geralmente, a dose aplicada é menor do que a dose máxima permitida para a área, exceto quando utilizada de forma isolada, exclusiva, ou nos casos especificados no já referido Anexo III como “metástase”. (CERTO)
d) Braquiterapia: radioterapia mediante o uso de uma ou mais fontes seladas emissoras de raios gama ou beta utilizadas para aplicação superficial, intracavitária, intraluminal ou intersticial. (ERRADA)
e) A radioterapia é o método de tratamento local ou loco-regional do câncer, que utiliza equipamentos e técnicas variadas para irradiar áreas do organismo humano, prévia e cuidadosamente demarcadas. (ERRADA)
"Deus proverá todas as coisas."