A questão versou sobre a Tomada de Decisão.
A) "na heurística da disponibilidade, julgamos o caso (evento, objeto, pessoa) com a associação e estruturas mentais que vêm mais rápido à memória, à lembrança, recordando mais eventos frequentes, próximos ou que nos emocionaram fortemente".
➡ CERTA. Heurística consiste em um processo "simplificador" o julgamento na busca de uma solução. Há vários tipos, como por exemplo:
▪ Disponibilidade: relacionadas à memória mais recente. Considera aquilo que está mais fresco na memória.
▪ Representatividade: julgamento por estereótipos.
▪ Confirmação: Assunção de que a evidência "X" é verdadeira, na ausência de outras provas em contrário.
B) "na maldição da confirmação, introduzimos parcialidade na avaliação pelo viés cognitivo da confirmação. Esse viés é derivado da predisposição do ser humano em testar suas crenças, seus valores e suas ideias".
➡ INCORRETO, predisposição em CONFIRMAR e não testar suas crenças. Tal afirmação foi retirada (e modificada) do livro de Abraham Sin Oih Yu.
C) "Diagramas de Influência, Diagramas Causais, Espinha de Peixe, Mapas Cognitivos, Método Delphi e Tabela de Estratégias são exemplos de ferramentas quantitativas que auxiliam no processo de tomada de decisão".
➡ INCORRETO, pois são ferramentas com ênfase essencialmente qualitativa.
D) "decidir em situação de incerteza é uma atividade complexa. Dificilmente se chegará a uma decisão de qualidade na primeira vez em que um problema for analisado. Por isso é uma boa prática iniciar o processo decisório eliminando totalmente a incerteza da realidade do problema".
➡ INCORRETO, Falou em eliminar completamente a incerteza e isso está errado. De acordo com os autores, "é uma boa prática começar pelo diagrama de Influência, usando a seguir a Árvore de decisão". (Abraham Sin Oih Yu, 2011)
E) "o ponto de equilíbrio existe quando é possível saber a priori qual o universo de consequências relevantes e a probabilidade de ocorrência de cada uma delas em um problema relevante."
➡ INCORRETO, "O ponto de equilíbrio representa o nível de atividade em que um negócio passa a ser rentável; é o ponto em que o total das receitas se iguala ao total das despesas, custos, taxas etc". (Fonte: Abraham Sin Oih Yu, 2011)
“Como as demais ferramentas de avaliação de alternativas, a análise do ponto de equilíbrio não toma a decisão automaticamente. Sua finalidade é gerar informações sobre os diferentes caminhos que os administradores podem tomar, no processo de tomar decisões sobre diferentes volumes de operações, em que os custos e as receitas são variáveis em jogo” Maximiano (2013)
FONTES:
MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
Abraham Sin Oih Yu,(coordenação) “TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES: uma visão multidisciplinar”. Saraiva. 2011.
GABARITO: LETRA A.