-
Nos motores de 4 tempos :
1 T - Tempo Admissão - > A válvula de admissão abre e a de escapamento mantém-se fechada. O pistão desce , aspirando a a mistura gasosa que penetra no cilindro. No fim deste curso a válvula de admissão fecha-se.
2 T - Tempo de Compressão - > As válvulas de admissão e escape mantém-se fechadas. Ao subir , o pistão comprime a mistura na câmara de explosão do que resulta a vaporização daquela devido ao calor gerado pela compressão
3T - Tempo de Explosão - > Ambas as válvulas permanecem fechadas. O gás comprimido , ao ser inflamado pela faísca da vela de ignição , expande-se , impelindo o pistão para baixo
4t - Tempo de Escapamento - > A válvula de admissão mantém-se fechada e a válvula de escape permanece aberta. O pistão sobe a fim de expulsar os gases da combustão.
Letra E
-
Cruzamento de válvulas. Situação que ocorre nos motores em que durante o final do tempo de escape/início da fase de admissão as válvulas de escape e de admissão se encontram simultaneamente abertas.
-
A válvula de admissão possui abertura maior.
-
na compressão da mistura ar/combustível, as válvulas ficam PARCIALMENTE fechadas para controlar a pressão na câmara de combustão.
B
existem situações em que as válvulas ficam totalmente abertas.
C
em alguns motores, a válvula de escape possui abertura maior, para garantir o escoamento dos gases.
D
nos motores mais novos, o tempo de abertura das válvulas varia em função da rotação, abrindo mais rápido quando o motor opera em baixa rotação.
E
o tempo de cruzamento de válvula varia em função da rotação do motor.